As massas são surpreendentemente simples de preparar, e, uma vez que você se acostuma a manuseá-las, pode experimentar uma grande variedade de recheios e molhos. Preparar massa caseira recheada também significa que você pode se beneficiar dos ingredientes frescos para aumentar a quantidade de nutrientes e também o sabor.

Tudo de que se necessita são alguns utensílios comuns de cozinha: rolo de abrir massa, faca afiada e cortadores metálicos. Uma carretilha também é útil. Se decidir fazer a própria massa com regularidade, e em grande quantidade, vale a pena investir numa máquina de preparar massa. As máquinas manuais são boas, mas também há as elétricas e os adaptadores para o processador de alimentos.

Você ficará impressionado com o sabor e a textura da massa caseira. Confira a seguir os ingredientes, modo de preparo, dicas e sugestões de temperos para dar aquele toque especial!

  • Timmary/iStock

    Massa fresca

    Ingredientes para cerca de 675 g:

    • 450 g de farinha de trigo
      uma pitada de sal
    • 4 ovos, batidos
    • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem

     

    Tempo de preparo: 45 minutos, mais 30 minutos para descansar.

    Alguns supermercados e muitas lojas especializadas em produtos italianos vendem uma farinha de trigo especial para preparar macarrão. A farinha pode ser 100% sêmola de grano duro, como uma farinha autenticamente italiana chamada doppio zero (zero duplo), que traz na embalagem o grau 00. Outra farinha vendida para o preparo de massa pode ser uma combinação de sêmola de trigo grano duro e farinha de trigo comum.

    Outra opção é usar farinha de trigo integral. Pode-se também usar uma combinação de farinha de trigo integral e farinha de trigo-sarraceno ou farinha de arroz. Uma pequena quantidade de farinha de soja aumenta o teor de proteína da massa.

    Embora muitas massas comerciais sejam feitas apenas com farinha de trigo e água, a maioria das massas caseiras leva ovos. Ovos comuns de tamanho médio são o ideal.

  • Mizina/iStock

    Modo de preparo

    1. Peneire a farinha sobre uma superfície de trabalho limpa ou em uma tigela grande. Faça um buraco no centro e acrescente nele o sal, os ovos e o azeite.
    2. Com as mãos, misture gradualmente a farinha com os ovos e o azeite, até formar uma massa firme. Se necessário acrescente algumas gotas de água.
    3. Sove a massa por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. A massa deve ainda estar firme. Acrescente um pouco mais de farinha de trigo, se ficar muito pegajosa.
    4. Embrulhe a massa em filme ou saco plástico, apertando, e deixe-a descansar por 30 minutos antes de abri-la com o rolo. Não leve à geladeira.
    5. Corte a massa em quatro, porções menores são mais fáceis de manusear. Abra a massa bem fino sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo, virando-a para o outro lado e girando-a de vez em quando para evitar que grude. Depois corte-a no formato desejado, como lasanha, canelone ou macarrão.
    6. O macarrão e os formatos sem recheio podem ser cozidos imediatamente ou colocados para secar por até 30 minutos antes do cozimento. Se a massa estiver pegajosa, uma boa ideia é deixá-la secar sobre panos de prato limpos. Pendure o macarrão num secador de massa ou jogue um pouco de farinha de trigo por cima e junte-os formando ninhos.
  • kimrawicz/iStock

    Usando o processador de alimentos

    Consulte as instruções do fabricante para sovar massas firmes. É melhor usar o dispositivo próprio para bater massas. Sove a massa na máquina por 5 a 10 minutos.

  • NatashaBreen/iStock

    Cortando formatos simples

    Lasanha

    Corte retângulos ou quadrados perfeitos de 7,5 a 10 cm de largura para fazer massa para lasanha ou de acordo com a largura da assadeira.

    Canelone

    Em vez de comprar os tubos, corte retângulos ou quadrados e enrole-os em volta do recheio — prepare os seus canelones pequenos ou grandes, como desejar.

    Macarrão

    Jogue farinha de trigo por cima da massa aberta, dobre-a várias vezes ou enrole-a frouxamente e depois corte em fatias. Fatias finas viram macarrão fino; fatias grossas, macarrão grosso. Experimente todos os tipos de largura, desde bem finos como um espetinho, até grosso como uma régua. Cuidadosamente, desenrole o macarrão com os dedos. Quadrados e losangos Corte tiras e, depois, sem movê-las, corte-as formando quadrados ou losangos (corte formando um ângulo para fazer as laterais inclinadas).

  • Makidotvn/iStock

    Conservando a massa recém-preparada

    Deixe a massa secar por 30 minutos, para evitar que os pedaços grudem uns nos outros, depois coloque-a num saco plástico ou num recipiente tampado na geladeira. Use em 24 horas. Para congelar a massa e conservá-la por mais tempo, espalhe-a sobre uma bandeja coberta com filme de PVC e congele até ficar firme. Em seguida, coloque-a em sacos plásticos.

  • Watcharin panyawutso/iStock

    Dicas para o sucesso

    • A absorção da farinha de trigo pode variar e o tamanho dos ovos pode ser diferente, portanto, o resultado final pode mudar nas diferentes ocasiões, até com a mesma receita. O tempo e a umidade do ambiente também alteram a massa.
    • Polvilhe os fios de massa recém-cortada com bastante sêmola ou farinha de trigo para que não grudem.
  • monticelllo/iStock

    Temperando as massas

    Pode-se acrescentar cor e sabor às massas usando uma grande variedade de purês e pastas de legumes, como tomates (frescos ou secos), espinafre, beterraba e cenoura. A tinta de lula (encontrada em lojas especializadas) pode tornar a massa negra. Ervas frescas e secas, açafrão, pimenta moída, pasta de azeitonas pretas, alho, mostarda em grãos e especiarias como cominho e curry em pó também podem ser usados para preparar massas interessantes. Confira os temperos mais comuns a seguir.

  • Andrey Zhuravlev/iStock

    Espinafre

    1. Lave 225 g de espinafre fresco e coloque-o numa panela grande. Tampe e cozinhe em fogo alto, sacudindo a panela, por cerca de 3 minutos. (A água que fica nas folhas é o suficiente para cozinhar o espinafre.)
    2. Escorra numa peneira, pique bem ou bata no liquidificador ou no processador de alimentos. Aperte-o contra a peneira para retirar o excesso de umidade, obtendo uma pasta espessa.
    3. Use apenas 2 ovos na massa. Acrescente o espinafre junto com os ovos e o azeite e junte a farinha de trigo como na receita básica.
  • dianazh/iStock

    Beterraba

    1. Transforme em purê 1 ou 2 beterrabas pequenas cozidas.
    2. Use apenas 3 ovos na massa e acrescente a eles o purê de beterrabas.
  • Olha_Afanasieva/iStock

    Ervas

    Adicione um punhado de ervas frescas bem picadas ao misturá-las com a farinha de trigo. Salsa lisa, coentro, manjericão, orégano, manjerona e tomilho são opções deliciosas.

  • Luis Echeverri Urrea/iStock

    Açafrão

    Acrescente 1 colher de chá de açafrão em pó ou uma pitada de açafrão em rama (pistilo) em infusão a 1 colher de sopa de água fervente.