15 receitas para uma ceia de Ano-Novo fit

Quer comer bem, mas não exagerar nas calorias no final de ano? Então confira esse cardápio para a sua ceia de Ano-Novo fit!

Ana Luiza Vasconcelos | 30 de Dezembro de 2020 às 09:00

ALLEKO/iStock -

Quem é que não ama as festas de fim de ano? E mais ainda, a comida de fim de ano? E se você pudesse aproveitar essa época de deliciosas comidas, mas sem perder aquele foco na dieta e na meta verão 2020/2021? Pensando nisso, preparamos um cardápio para a sua ceia de Ano-Novo fit!

Uma lista cheia de receitas totalmente deliciosas que podem ser facilmente adicionadas, principalmente, à importante e indispensável ceia de Ano-Novo.

Confira!

15 receitas para uma ceia de Ano-Novo fit

Entradas

Antes da ceia de Ano-Novo, que tal forrar um pouco o estômago? Muitas pessoas oferecem petiscos antes do prato principal da noite, então aqui estão algumas opções de petiscos e entradas mais saudáveis.

1. Frios

Imagem: Exploringhealthyfoods.com

Simples e tranquilo de montar. Basta distribuir em alguma tábua ou algum outro recipiente alguns cubinhos de queijo, tomates-cereja, ovinhos de codorna, azeitonas e alguma fruta de sua preferência, como morangos ou uvas.

Apesar não fazerem parte da mesa original dos frios, castanhas, nozes e amendoins sem sal também são ótimos complementos a essa opção.

Quando escolher o queijo, tenha preferência por queijos mais leves também, como cottage, ricota, minas frescal ou até mesmo a muçarela de búfala.

2. Torradas e pastinhas

Imagem: DronG/iStock

Essa opção pode ser até um complemento da primeira e também é tão simples quanto. É só comprar e disponibilizar torradas ou bolachas sem glúten com algumas pastinhas e/ou geleias.

Leia mais: 6 pastinhas diferentes e fáceis de fazer

Já que a ideia é uma ceia de Ano-Novo fit, que tal tentar fazer as pastas ou, se quiser comprar, prefira sempre as pastas e geleias mais naturais. Tenha atenção ao lugar onde vai comprar.

3. Dadinhos de tapioca

Imagem: MARCELOKRELLING/iStock.com

Originalmente, a receita do dadinho de tapioca é feita com queijo coalho, mas é possível tentar com algum queijo light, menos gorduroso. Uma opção crocante e deliciosa.

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Coloque o leite para ferver em fogo médio, e assim que levantar fervura desligue o fogo. Aos poucos coloque a farinha de tapioca e logo em seguida o queijo coalho. Misture tudo sem parar, despeje dentro de uma forma, espalhe a massa e leve para geladeira. Deixe gelar por 3 horas, corte em quadradinhos. Em seguida, tempere-os com um pouco de sal e pimenta a gosto. Depois, asse em forno médio preaquecido por 15 minutos ou até dourar.

4. Bolinho de arroz negro com quinoa, frango e queijo vegetal

Imagem: CarlaNichiata/iStock

Já provou arroz negro? Então, que tal aproveitar essa receita em sua ceia de Ano-Novo fit?

Ingredientes:

Modo de preparo

Cozinhe a quinoa e o arroz negro – separadamente. Prepare as forminhas de “muffin” com óleo de coco ou linhaça. Preaqueça o forno em 180°c. Em uma tigela misture a quinoa e o arroz negro com o resto dos ingredientes (exceto o mandioqueijo). Misture bem. Coloque uma camada da mistura nas forminhas, o mandioqueijo, e mais uma camada. Encha as forminhas até o topo e achate a parte de cima delas para ficarem lisas. Coloque no forno e asse por 20min ou até os bolinhos ficarem dourados. Retire do forno e sirva em sua ceia de Ano-Novo fit.

5. Tomate recheado com salada de ovos e atum

Imagem: Solnuha/iStock

Saindo dos petiscos e entrando em opções de entrada mais elaboradas para sua ceia de Ano-Novo fit, uma boa pedida para amantes de atum é o tomate recheado com salada de ovos e atum.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Cozinhe os ovos, descasque-os e corte em pequenos pedaços. Misture os ovos com o atum escorrido, o iogurte, o abacate amassado, o rabanete cortado bem fininho, a salada, os temperos e as castanhas. Pegue o tomate e corte seu topo, retirando também as sementes e deixando-o com formato de tigela. Coloque-os em cima de uma folha de vegetal e recheie com a salada.

6. Salpicão de ameixa e abacaxi

Imagem: saboresajinomoto.com.br

Uma opção low carb deliciosa e bastante cremosa para sua ceia de Ano-Novo fit.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Após aquecer a água em uma panela, adicione açúcar e a ameixa. Deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo e aguarde a mistura ficar morna. Pique a ameixa e misture com o abacaxi, o peito de peru, o salsão e o iogurte. Mexa bastante até que a mistura se torne homogênea. Para montar as porções de forma mais elegante, distribua a alface em pratos individuais e derrame o molho feito com o suco de limão e a mostarda, temperando com o sal. Sobre esta mistura, coloque uma porção do salpicão e deixe o prato na geladeira por pelo menos meia hora antes de servir.

Prato principal

Ceia de Ano-Novo pede sempre um prato principal. Uma vez que o bacalhau é bastante comum dessa data e que a maioria das carnes escolhidas para a ceia são feitas no forno, este não é o maior problema da refeição.

No caso do prato principal, os maiores vilões são os temperos artificiais que têm imensa quantidade de aditivos químicos. Portanto, sempre prefira peças para temperar em casa e invista em temperos naturais.

Leia mais: 10 temperos que fazem bem à saúde

Além disso, os acompanhamentos dos pratos principal, geralmente carboidratos cheios de calorias, também são um desafio. Segue aqui algumas opções de pratos principais e acompanhamentos mais saudáveis.

7. Peito de peru ao molho de laranja e mel

Imagem: Imagem: freeskyline/iStock

Uma opção de prato principal para substituir o pernil ou o chester de uma forma igualmente deliciosa em sua ceia de Ano-novo fit.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Junte o suco de laranja com o suco de limão, o sal, a pimenta, o mel, o curry, o azeite e a páprica numa tigela. Misture muito bem e adicione o peru, cobrindo-o bem com os temperos. Deixe marinar na geladeira de um dia para o outro. Preaqueça o forno em temperatura média (180°). Unte uma assadeira e reserve. Em uma grelha ou frigideira com azeite sele os peitos de peru, depois tire o peito de peru da grelha e coloque na assadeira juntamente com a marinada. Leve ao forno e asse por 15 minutos ou até ficar bem cozido no centro. Se quiser, transfira a marinada para uma panela e a engrosse com o amido de milho. Se possível, deixe marinar pelo menos 3 horas para que o sabor incorpore ao filé e depois sirva.

8. Salmão com crosta de gergelim

Imagem: ALLEKO/iStock

Que tal adicionar mais uma opção de peixe à mesa? O salmão é um peixe rico em ômega-3, que vai muito bem em diversas receitas.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Tempere os pedaços de salmão com sal e pimenta do reino moída na hora. Depois, pingue umas gotinhas de azeite e esfregue por todo o peixe. Coloque o gergelim em um prato e vá apertando-o em cima até grudar o gergelim por todas as partes. Em seguida, aqueça uma frigideira, coloque um fio de azeite, e os pedaços de peixe. Deixe dourar. Não vire antes de dourar para não quebrar ou grudar. Assim que você perceber que dourou de um lado, vire e deixe dourar do outro.

9. Arroz integral com amêndoas

Imagem: livup.com.br

Já estamos cansados daquela eterna briga entre arroz com ou sem passas. Todo ano é preciso ter duas opções na mesa, se não, sempre tem alguém que faz obra de arte no prato reparando todas as passas. Então, este ano, apresente para sua família um arroz diferente: integral e com amêndoas.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Frite o alho no óleo quente até dourar. Ponha o arroz na panela e refogue por 3 minutos, mexendo uma vez ou outra. Junte o caldo de galinha (se ele não estiver suficientemente salgado, acrescente uma pitada de sal). Ao ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. Aguarde até que metade do caldo evapore para acrescentar aas amêndoas, dando uma boa mexida. Continue o cozimento com a panela semitampada, até o arroz ficar macio e bem soltinho.

10. Farofa de banana e cenoura

Imagem: livup.com.br

Se tem um prato coringa que o brasileiro adora é farofa, misturada com uma bananinha e uma cenoura, com certeza vai fazer sucesso.

Ingredientes:

Modo de preparo: 

Refogue os temperos picados em pequenos cubos (cebola e alho) no óleo. Acrescente a cenoura ralada, as bananas cortadas em cubos e continue refogando. Baixe o fogo e acrescente a farinha de mandioca. Deixe no fogo por aproximadamente mais 3 minutos, mexendo sempre. Acrescente o sal e finalize com a cebolinha.

11. Risoto de quinoa com limão siciliano

Imagem: Receitas.Globo

Talvez seja um acompanhamento um pouco mais arriscado, já que nem todo mundo conhece ou gosta de quinoa, porém, é tão tranquilo e rápido de fazer que com certeza deve valer a pena.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Esquente o azeite e refogue a cebola, o alho e o limão. Adicione 350g de quinoa cozida e deixe refogar por mais dois minutos. Adicione o creme de leite e cozinhe por cinco minutos. Acrescente o queijo parmesão e tempere com pimenta-do-reino. Inclua as passas e misture. Finalize com gotas de limão, manjericão picado e manteiga. Na hora de servir, coloque a cenoura ralada e verifique os temperos.

Sobremesas

Depois de tantas opções de salgados, vamos para oferecer receitas de alguns doces aqui. Seguindo a mesma regra, prefira coisas que você faça e tempere em casa, se precisar adoçar algo, tenha sempre e prefira sempre o açúcar mascavo.

12. Rabanada de forno

Imagem: Ramonespelt/iStock

E já começamos por uma estrela tradicional da noite: a rabanada, que originalmente é feita no óleo. Mas você sabia que ela fica igualmente deliciosa e saudável ao ser feita no forno?

Ingredientes:

Modo de preparo:

Retire a casca do pão de rabanada (ou dos pães franceses) deixando apenas na parte de baixo de cada pão. Corte em fatias. Reserve. Em uma tigela, coloque o leite, o leite condensado e os ovos batidos. Misture bem. Mergulhe as fatias de pão, molhando bem, mas mantendo-as firmes. Coloque as fatias numa assadeira untada com manteiga e levemente polvilhada com açúcar e canela misturados a gosto. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 °C por 30 minutos. Vire as rabanadas e volte novamente ao forno por 10 minutos. Retire do forno e passe as rabanadas no açúcar com canela. Sirva em seguida.

13. Pudim de abacate e chia

Imagem: misuma/iStock

Uma ótima opção de sobremesa deliciosa feita da fruta, que é super saudável e faz bem para o coração.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Misture o abacate, o adoçante, as sementes de chia e o extrato de baunilha em um liquidificador ou processador. Adicione o leite e misture de forma gradual até atingir uma consistência cremosa. Em seguida, despeje o pudim em taças, copos ou tigelas para melhor servir. Refrigere por pelo menos 2 horas. Por fim, salpique algumas amêndoas fatiadas e sirva.

14. Mousse de chocolate e ricota

Quando pensamos em uma ceia de Ano-Novo fit, a ideia é não incluir chocolate. Entretanto, caso faça muita falta, aqui vai uma receita excelente!

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bata a ricota, o adoçante e o chocolate em um liquidificador até a textura ficar homogênea. Aqueça as claras em uma panela com água fervente por aproximadamente 3 minutos. Em seguida, bata os ovos com um mixer para obter a textura de mousse. Se necessário, adicione uma pitada de sal. Misture, cuidadosamente, as claras e a ricota, até atingir uma mistura homogênea. Despeje a massa em pequenas tigelas e leve à geladeira por 3 horas.

15. Bolo integral de cacau

Imagem: Alexxandre Bonato/iStock

E para encerrar as nossas receitas, um bolinho para sua ceia de Ano-Novo fit para, quem sabe, iniciar o café da manhã do dia seguinte.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Misture os ingredientes secos primeiro, exceto o fermento. Acrescente os ingredientes líquidos e, por último, o fermento. Preaqueça o forno a 200ºC. Leve a mistura ao forno por aproximadamente 40 minutos. Sugestões de coberturas: lascas de amêndoas, chocolate em pó polvilhado.