Faça uma busca
|
Publicado em: 2 de março de 2020

Panelada de linguiça e mais receitas deliciosas

Que tal um almoço diferente hoje?

Imagem: Christiane Krüger

Experimentar novas receitas, além de divertido, é uma ótima de aprimorar nossas habilidades na cozinha. Confira abaixo como preparar delícias como panelada de linguiça, pimentões recheados com triguilho, gratinado de polenta com brócolis e outras para sair da rotina!

  • Christiane Krüger

    Panelada de linguiça e trigo com erva-doce

    Preparo: 30 minutos.

    Rende: 4 porções.

    Ingredientes:

    250 g de trigo para quibe;
    600 ml de caldo de legumes;
    1 colher (sopa) de extrato de pimentão (veja receita nas dicas a seguir);
    300 g de linguiça defumada;
    2 bulbos de erva-doce (aproximadamente 500 g);
    1 cebola 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
    1 colher (chá) de páprica doce em pó;
    1 colher (chá) de sementes de erva-doce;
    sal;
    pimenta-do-reino moída na hora;
    1 a 2 colheres (sopa) de suco de limão.

     

    Confira o modo de preparo e as dicas a seguir.


  • Y.Gurevich/iStock

    Modo de preparo:

    1. Em uma panela, misture o trigo com o caldo de legumes e o extrato de pimentão. Deixe levantar fervura e depois cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por aproximadamente 7 minutos, para que o trigo absorva o líquido.
    2. Enquanto isso, fatie a linguiça em rodelas finas. Lave a erva-doce, retire as folhas e reserve. Em seguida, corte os bulbos em quatro partes e descarte o talo grosso. Fatie os pedaços, na diagonal, bem fino. Descasque a cebola e pique em cubinhos.
    3. Aqueça 1 colher (sopa) de azeite em uma frigideira. Frite a linguiça por 1 a 2 minutos e coloque-as sobre um prato. Frite a erva-doce na mesma gordura, por 3 a 4 minutos. Adicione o restante do azeite (1 colher [sopa]) e refogue a cebola, até ficar dourada. Tempere com a páprica e as sementes de erva-doce.
    4. Acrescente o trigo e a linguiça à mistura de erva-doce e deixe fritar por 5 minutos em fogo médio, mexendo. Tempere com sal, pimenta e suco de limão. Pique as folhas de erva-doce grosseiramente e salpique sobre o prato

  • Sushiman/iStock

    Dicas:

    • O ajvar – pasta de pimentão de origem sérvia, que pode ter tempero mais suave ou mais picante – combina muito bem com esse prato.
    • Caso não encontre o extrato de pimentão pronto, você pode prepará-lo e guardá-lo na geladeira ou no freezer. Cozinhe a quantidade de pimentão que desejar, sem as sementes e o caule, com água, até ficar macio. Escorra, bata no liquidificador, passe pela peneira e retorne à panela. Tempere com sal e deixe engrossar (até aparecer o fundo da panela). Acondicione em potes pequenos.

  • margouillatphotos/iStock

    Variação: abobrinha e trigo com chouriço

    1. Prepare o trigo para quibe (passo 1). Frite 300 g de chouriço ou linguiça fatiada em uma frigideira com 1 colher (sopa) de azeite de oliva, por 1 a 2 minutos. Retire da frigideira.
    2. Refogue uma cebola picadinha no restante da gordura, até ficar dourada. Acrescente à frigideira 500 g de abobrinha italiana em cubinhos e mais 1 colher (sopa) de azeite de oliva, e frite por uns 3 minutos, mexendo sempre.
    3. Salpique com 1 colher (chá) de páprica picante e outra de páprica doce em pó, acrescente o trigo, o chouriço ou linguiça e 150 ml de suco de tomate e misture. Prove o tempero e salpique com salsa picada.

  • Christiane Krüger

    Pimentões recheados com triguilho

    Preparo: 30 minutos | Assando: 30 minutos.

    Rende 4 porções.

    Ingredientes:

    1 cebola;
    2 dentes de alho;
    2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
    200 g de triguilho (trigo para quibe);
    420 ml de caldo de legumes;
    1 maço de salsa;
    200 g de queijo de ovelha;
    2 pimentões vermelhos e 2 amarelos;
    50 g de amêndoas em lâminas;
    1 colher (chá) de pimenta vermelha em flocos secos;
    sal;
    pimenta-do-reino moída na hora.


  • Qwart/iStock

    Modo de preparo:

    1. Descasque a cebola e pique em cubinhos. Descasque o alho e pique bem fino. Aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola, até ficar dourada.
    2. Adicione o trigo e o alho e frite durante 1 a 2 minutos. Acrescente 220 ml de caldo de legumes, deixe levantar fervura e depois cozinhe o trigo em fogo bem baixo, com a panela tampada, por aproximadamente 10 minutos, até o trigo absorver o líquido.
    3. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200ºC. Lave a salsa e sacuda para secar, descarte os talos e pique as folhas bem fino. Esfarele o queijo de ovelha. Corte os pimentões ao meio, no sentido do comprimento.
    4. Solte o trigo um pouco, usando um garfo. Junte a salsa, o queijo de ovelha, as amêndoas em lâmina e a pimenta vermelha em flocos e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
    5. Recheie as metades de pimentão com a mistura de trigo e coloque-as em uma fôrma refratária (em torno de 30 cm x 25 cm). Adicione o restante do caldo. Asse os pimentões no forno quente por aproximadamente 30 minutos.

  • vovashevchuk/iStock

    Dicas:

    • Sirva os pimentões com uma coalhada de pesto vermelho. Para isso, misture 250 g de coalhada (desnatada ou semidesnatada) com 100 g de nata (ou creme de leite) e 2 colheres (sopa) de pesto vermelho (já pronto). Tempere com sal e pimenta-do-reino.
    • Preparo esperto: recheie os pimentões com a mistura de trigo, cubra com filme plástico e leve à geladeira. Antes de servir, leve-os ao forno frio, aqueça o forno a 200°C e asse os pimentões por uns 35 minutos.

  • OlyaSolodenko/iStock

    Variação: pimentões com recheio de painço e cogumelo

    1. Refogue 2 cebolas pequenas (do tipo usado em conservas) e 2 dentes de alho picadinhos em 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Acrescente 150 g de painço. Cubra com 300 ml de caldo de legumes e cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, durante 10 a 12 minutos.
    2. Frite 150 g de champignons fatiados e 2 colheres (chá) de tomilho picado em 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Junte os cogumelos, 50 g de queijo montanhês ralado e 50 g de salsa picada com o painço e tempere com sal e pimenta-do-reino.
    3. Recheie as metades de pimentão com a mistura de painço e coloque-os em uma fôrma refratária. Misture 250 ml de caldo de legumes com 1 colher (sopa) de extrato de pimentão e despeje na fôrma. Asse os pimentões no forno (passo 5).

  • Christiane Krüger

    Gratinado de polenta com brócolis

    Preparo: 30 minutos | Assando: 20 minutos.

    Rende 4 porções.

    Ingredientes:

    500 ml de caldo de legumes;
    150 ml de leite;
    200 g de farinha de milho instantânea;
    600 g de brócolis;
    sal;
    60 g de parmesão ralado;
    pimenta-do-reino moída na hora;
    noz-moscada ralada na hora;
    1 colher (sopa) de manteiga;
    azeite de oliva para untar.


  • KateSmirnova/iStock

    Modo de preparo:

    1. Preaqueça o forno a 200ºC. Em uma panela, coloque o caldo de legumes e o leite e deixe levantar fervura. Adicione a farinha de milho aos poucos e deixe cozinhar lentamente, em fogo baixo, mexendo sempre, por aproximadamente 5 minutos. Tire do fogo e deixe apurando, tampado, por 10 minutos, até a farinha de milho absorver o líquido.
    2. Enquanto isso, lave os brócolis e divida em buquezinhos. Descasque os talos e pique-os em pedaços de aproximadamente 1 cm. Cozinhe os buquês e talos de brócolis em água fervente com sal por uns 2 minutos, retire do fogo, enxágue com água fria e deixe escorrer bem.
    3. Misture a metade do queijo com a polenta. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Unte uma fôrma refratária (medindo aproximadamente 30 cm x 20 cm) com azeite de oliva e distribua a massa de polenta nela.
    4. Distribua os brócolis sobre a polenta e salpique com o restante do parmesão (30 g). Cubra com a manteiga em pedacinhos. Leve para assar em forno quente por 20 minutos, aproximadamente, até dourar

  • OksanaKiian/iStock

    Dicas:

    • A melhor combinação é um molho de tomate, preparado rapidamente com polpa de tomate, alho e azeite de oliva.
    • Este gratinado é indicado como acompanhamento para guisados, fornecendo então 6 porções.
    • Com crosta de amêndoas: misture o queijo parmesão com 2 colheres (sopa) de farinha de rosca e 2 de amêndoas picadas, depois salpique sobre a polenta e regue com 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Leve para gratinar como indicado no passo 4.
    • Dica de substituição: você pode substituir o brócolis por couve-flor ou couve-de-bruxelas.

  • Andrey Zhuravlev/iStock

    Variação: pizza de polenta com legumes

    1. Prepare e tempere a polenta (passos 1 e 3), espalhe-a sobre uma assadeira coberta com papel manteiga.
    2. Distribua 200 g de buquezinhos de brócolis, pré-cozidos, 8 tomates-cereja divididos em 4 partes cada, e 150 g de salame (fatiado) sobre a polenta. Cubra com 200 g de queijo mozarela fatiado.
    3. Leve ao forno quente a 200ºC, para gratinar por aproximadamente 25 minutos.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados