Faça uma busca
|
Publicado em: 12 de fevereiro de 2021

9 alimentos que aumentam a testosterona

Entenda o que é a testosterona, suas funções no corpo humano e conheça quais alimentos podem aumentar seus índices.

Imagem: Asysoev87 /iStock

Embora seja conhecido popularmente como o hormônio masculino, a testosterona está presente em homens e mulheres e desempenha um papel importante em ambos os casos.

Responsável principalmente pelo desejo e potência sexual dos homens, esse hormônio é essencial para a fertilidade masculina. No entanto, engana-se quem pensa que essa é a sua única função; os níveis de testosterona no organismo influenciam diretamente no ganho de massa muscular, por exemplo.

A falta de testosterona no organismo pode levar a quadros de apatia, diminuição da libido, fraqueza, dificuldade de ganho de massa muscular, perda de massa óssea, entre outros.

Leia também: Estresse e infertilidade: existe uma relação entre os dois?

O exercício físico e uma boa alimentação são fundamentais para regular os níveis de testosterona. Alguns alimentos atuam diretamente no aumento do nível desse hormônio no organismo.

Quais alimentos aumentam a testosterona?

Existem diversos alimentos que podem ajudar a manter os níveis de testosterona. A reposição hormonal só é indicada em casos onde há uma baixa do hormônio diagnosticada por um exame laboratorial.

Confira abaixo uma lista com 9 alimentos que aumentam a testosterona no organismo.

1. Cafeína

Estudos comprovaram uma relação do aumento da testosterona com o consumo de cafeína. (Imagem: robbin0919/iStock)

A cafeína também pode aumentar a testosterona. Um estudo publicado em 2008 comprovou a relação entre o consumo de cafeína atrelado à prática de exercício físico com o aumento na concentração da testosterona. Esse estudo mostrou um aumento de 15 a 21% nos índices do hormônio após o consumo da cafeína.

2. Pimenta

Um estudo publicado na revista científica Physiology & Behavior analisou a relação entre o consumo de alimentos picantes e a testosterona. O estudo analisou um total de 114 homens, com idade entre 18 e 44 anos, e constatou que os que consumiam alimentos mais apimentados tinham um maior nível de testosterona salivar endógena.

3. Minerais

Alguns minerais e metais podem influenciar de forma positiva ou negativa a produção de testosterona. Um estudo publicado em 2016 mostrou que minerais como o boro, magnésio, ferro, zinco, molibdênio atuam de forma benéfica na produção deste hormônio. Já outros como o manganês, cromo e cádmio tem atuação mais negativa. 

4. Alho

Um estudo realizado em camundongos comprovou que, após o consumo diário por 45 dias de alho em pó, houve um aumento significativo de testosteronas nos testículos dos animais. 

5. Romã

Em um estudo, homens e mulheres foram testados por duas semanas enquanto bebiam suco de romã puro. O intuito da pesquisa era investigar se a ingestão do suco de romã influenciaria no humor e nos níveis de testosterona salivar dos voluntários.

beneficios da romã
Além de ser um poderoso anti-inflamatório, a romã também auxilia na produção da testosterona. (Imagem: Almaje/iStock)

Após as duas semanas, o estudo comprovou que o consumo de suco puro de romã provocou um aumento significativo dos níveis de testosterona salivar (cerca de 24% a mais). O estudo também constatou efeitos positivos sobre a pressão arterial, melhora no humor e diminuição ansiedade.

Conheça outros benefícios da romã e aprenda como fazer um deliciosos suco da fruta.

6. Gorduras

Como nós bem sabemos, nem toda gordura é ruim. Alguns alimentos são excelentes fontes de gordura boa, como o peixe, o azeite de oliva e o óleo de argan, por exemplo.

Um estudo realizado em 2013, mostrou um aumento de 17,4% a 19,9% no nível de testosterona dos homens que consumiram alimentos ricos em gordura boa. 

7. Vitamina D

Os cientistas continuam a descobrir mais informações sobre as ações da vitamina D no organismo. Alguns estudos sugerem que ela é importante para a manutenção de um sistema imunológico saudável. Outros indicam que ela pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de ncer de próstatacâncer de cólon e câncer de mama.

Dessa vez um estudo recente demonstrou que a vitamina D também melhora os níveis de testosterona, a síndrome metabólica e a função erétil em homens de meia-idade.

8. Cebola

A cebola é um alimento que possui diversos benefícios, dentre eles, o aumento da testosterona. Cebolas são cheias de anti-inflamatórios naturais, fitoquímicos e antioxidantes. Alguns destes compostos, como a apigenina e quercetina, podem aumentar os níveis de testosterona e ainda auxiliar na melhora da saúde de uma forma geral.

9. Proteínas

Em um estudo sobre o impacto da ingestão de proteínas na produção de testosterona, homens entre 57 e 72 anos de idade receberam 15 gramas de proteína por um período específico. Os pesquisadores, então, observaram um aumento dos índices de testosterona sanguínea. 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados