Faça uma busca
Saúde & Bem-estar

10 benefícios do cravo-da-índia (e como fazer o chá)

Muito presente na culinária brasileira, o cravo possui uma série de benefícios para a saúde. Confira!

Escrito por:

Thaynara Firmiano

Redator
Cravo da índia
pilipphoto/iStock
Publicado em: Última atualização:

Os benefícios do cravo-da-índia são diversos. Muito nutritivo e cheio de propriedades medicinais, o cravo-da-índia é facilmente encontrado nos mercados brasileiros. O cravinho, como também é conhecido, pode ser encontrado em sua forma natural, em óleos essenciais, além de também estar presente em cosméticos.

Leia também: 19 benefícios da canela para saúde

Conheça os benefícios do cravo-da-índia

1. Combate dores e Inflamações

É bem provável que alguma vez na vida você já tenha ouvido a seguinte recomendação para quem está com dor de dente: “morde um cravinho que a dor melhora”. Isso se dá pelo fato de que o cravo-da-índia possui ações que auxiliam no combate a dores e inflamações no dente. O eugenol, ou óleo de cravo, é utilizado há muitos anos no combate a esses sintomas. Confira aqui outras maneiras de aliviar a dor de dente.

Óleo essencial de Cravo-da-índia
O eugenol, ou óleo essencial de cravo-da-índia, é comumente usado para dores de dente. (Imagem: mescioglu/iStock)

2. Melhora a cicatrização e combate infecções

O cravinho possui ação antisséptica, e usando diariamente o óleo essencial, ou outro produto que contenha as propriedades do cravo-da-índia, auxilia no processo de cicatrização e previne infecções ou inflamações. 

Além disso, o cravo-da-índia possui ação antibacteriana e antifúngica, o que faz com que ele auxilie no processo de cura de infecções por bactérias, principalmente estafilococos e E. coli, além de infecções por fungos. 

3. Benefícios do cravo-da-índia: relaxante muscular

O óleo essencial de cravo-da-índia possui ações que podem relaxar os músculos. Quando usado em massagens, por exemplo, seu aroma ainda pode auxiliar no processo de combate à fadiga, trazendo mais disposição para as tarefas do dia. 

O gel de cravo-da-índia é um ótimo analgésico e pode ser usado em pontos específicos, em caso de dores e contusões. Confira aqui algumas massagens para aliviar dores musculares!

4. Melhora a saúde óssea

Um estudo realizado em animais apresentou ótimo resultado em relação à melhora da osteoporose com uso de componentes do cravo-da-índia. O estudo mostrou ainda uma melhora na densidade óssea. Além disso, o cravo é rico em manganês, um mineral importante para a saúde dos ossos. Veja outras dicas para ter ossos saudáveis!

5. Previne o Câncer

Isso mesmo, o cravo-da-índia pode prevenir o câncer. Um estudo realizado em tubos de ensaio mostrou que o extrato de cravo foi responsável por impedir o crescimento de células cancerígenas e pela morte de uma parte delas. Em outro estudo, de resultado parecido, o óleo de cravo-da-índia foi responsável pela morte de 80% das células cancerígenas. 

6. Ajuda no controle da diarreia e facilita a digestão

O cravo-da-índia ativa enzimas que auxiliam o funcionamento do estômago e intestino, por isso possui ação combatente da diarreia e de melhora na digestão. O cravinho também ajuda na diminuição da flatulência. O ideal é que, para esse caso, o chá seja tomado após a refeição que contenha alimentos mais pesados. 

Óleo essencial de Cravo-da-índia
O óleo essencial de cravo-da-índia pode ajudar na melhora de dores musculares (Imagem: tycoon751/iStock)

7. Oferece melhora na saúde do fígado

Alguns estudos mostram que o uso de óleo essencial de cravo pode ajudar a reduzir doenças hepáticas. Primeiro, um estudo que alimentou ratos que possuíam doença hepática com óleo essencial e no fim, houve melhora nas funções hepáticas, diminuição do estresse oxidante e redução das inflamações.

Já outro estudo mostrou que houve melhora nos quadros de cirrose hepática e redução de cicatrizes no fígado. Porém os estudos envolvendo humanos ainda são poucos. 

Além desses, há outro estudo que mostra que o uso de suplementos de eugenol por uma semana diminuiu o GST, enzima que é um marcador de doença hepática

8. Auxilia no controle do açúcar no sangue

Um estudo realizado em ratos diabéticos mostrou que o extrato de cravo teve efeito de controle do aumento de açúcar no sangue deles. Além disso, outro estudo, realizado em tubos e animais, fez uma análise dos efeitos do extrato de cravo e da da nigericina, resultando na descoberta de que ambos aumentam a absorção do açúcar do sangue pelas células, aumentando a secreção de insulina e melhorando o funcionamento das células que produzem este hormônio.

9. Ação repelente de insetos

Vários estudos mostram que o óleo essencial de cravo-da-índia possui uma forte ação de repelir insetos. Dentre eles, está o mosquito da dengue. Em caso de uso diretamente na pele, é necessário misturar uma gota de óleo essencial  em uma colher de sopa de óleo de carreador, uma mistura de óleo de coco, óleo de gergelim e óleo de semente de uva. Confira como fazer um repelente caseiro aqui!

10. Rico em Nutrientes

Há muitos benefícios no cravo-da-índia, e isso porque ele é extremamente rico em nutrientes. Ele contém vitaminas C, E e K, fibras, manganês e cálcio. Todos os nutrientes, unidos com os outros componentes já apresentados aqui, são os responsáveis por essa série de benefícios e muitos outros. 

Chá de Cravo da índia
O chá de cravo-da-índia traz diversos benefícios a saúde (Imagem: Akhilesh/iStock)

Aprenda como preparar o chá de cravo-da-índia

Ingredientes:

  • 10 g de cravo-da-índia
  • 1L de água fervente

Modo de preparo:

Acrescente os 10g de cravo-da-índia na água fervente e deixe ferver por mais 15 minutos. Em seguida, deixe o chá esfriar e beba-o em 3 porções, no decorrer do dia.

Ah! E se quiser conhecer as propriedades nutritivas dos chás, confira esse post!