Dermatologista explica como romã pode rejuvenescer a pele

Confira os benefícios e usar romã para tratamentos na pele, devolvendo sua maciez, beleza e tonicidade. Veja dicas de uma dermatologista!

Julia Monsores | 22 de Fevereiro de 2021 às 15:00

Crédito: dimid_86 -

Você sabia que muitas frutas, além de serem ótimas aliadas da nossa saúde, também contêm propriedades antioxidantes que favorecem a renovação da pele? Esse é o caso da romã, que garante uma aparência mais jovial e saudável para a cútis.

Amplamente conhecida e apreciada, a fruta combate os radicais livres que promovem o envelhecimento da pele. E, por isso, é muito utilizada pela indústria cosmética — seja em máscaras para rosto, em forma de óleos ou em outros produtos, como séruns.

Romã na pele: quais são os benefícios?

Imagem: iStock

romã é uma poderosa fonte de vitaminas e nutrientes que beneficia e fortalece o organismo e sistema imunológico. Mas segundo a dermatologista especialista em cosmiatria Luciana Garbelini, ela também pode trazer ótimos resultados para a aparência da pele.

“A romã é uma fruta muito rica em vitamina A. No tratamento da pele esse nutriente age a favor da renovação celular e na produção de novas fibras de colágeno da derme, atuando contra a flacidez, linhas finas de expressão e combate ao fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol”, explica Garbelini.

Para homens e mulheres que começam a se preocupar com o aparecimento de rugas, a romã também pode ser uma grande aliada.

“Quando falamos sobre retardar o envelhecimento da pele, as poderosas propriedades antioxidantes dessa fruta ganham destaque. Isso porque, além de combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, ela também detém a perda de elasticidade, flacidez e melhora a aparência de rugas e manchas”, observa a especialista

Mas além disso, a romã também pode ser benéfica para quem sofre com acne.

“Quando você a consome regularmente, a romã pode ajudar na correção de problemas digestivos, o que muitas vezes causa acne”, pontua Garbelini e completa, “além disso, a fruta é rica em ferro – nutriente que constitui parte da hemoglobina -, o que ajuda na nutrição do sangue, já que auxilia na absorção do oxigênio que é levado para as células da pele, tornando a aparência da derme mais suave.”

Sobretudo no verão, período de maiores temperaturas e maior incidência solar, o romã também pode ser útil. E isso porque o ácido elágico, presente na fruta, potencializa a ação dos protetores solares.

Como incluir a romã nos tratamentos de pele?

Imagem: iStock

Agora que você descobriu que a romã não apenas traz sorte e fortuna, segundo a crença popular, mas também é ótima no trato da pele, confira formas de obter seus benefícios para a pele.

“O uso tópico com o extrato da romã é recomendado. E uma das alternativas é com aplicação de máscaras faciais à base da fruta. Esse tipo de extrato favorece a hidratação natural, luminosidade e firmeza da pele”, explica Luciana Garbelini.

Desse modo, você pode optar pelo óleo de romã, que melhora a elasticidade e a maciez da pele, ou cremes com extrato da fruta, que melhoram a aparência da pele e diminuem manchas.

Mas além do tratamento tópico, consumir a fruta também gera os mesmos benefícios.

“Você pode consumir a fruta de diversas maneiras, como in natura, em chás, sucos, saladas e até alguns doces. A ingestão contínua do suco, por exemplo, é capaz de favorecer uma melhora no tônus da pele e deixá-la mais saudável”, explica a especialista.