Como fazer chá de canela e quais são os benefícios

O chá de canela é fácil de fazer e cheio de propriedades benéficas para a saúde. Leia o nosso artigo, saiba mais e aprenda a fazer!

Letícia Taets | 25 de Abril de 2021 às 09:00

Avtor/iStock -

É possível que você já saiba que a canela apresenta diversos benefícios para a saúde, mas você conhece o chá desta especiaria? O chá de canela é feito com a canela em pau, que, por sua vez, é retirada da casca interna da árvore Cinnamomum (caneleira-verdadeira), que se enrola em rolos enquanto seca.

O chá de canela está cheio de compostos que podem oferecer vários benefícios à saúde, incluindo auxiliar na perda de peso, melhorar a saúde do coração, reduzir a inflamação e os níveis de açúcar no sangue e, ainda, ajudar a combater o envelhecimento.

Quer saber mais? Então confira 5 benefícios do chá e saiba como prepará-lo abaixo:

Benefícios do chá de canela

1. Apresenta ação antioxidante

O chá de canela contém muitos antioxidantes, compostos benéficos que ajudam a mantê-lo saudável. Os antioxidantes combatem a oxidação causada pelos radicais livres, que são moléculas que danificam as células e contribuem para o surgimento de doenças como diabetes, câncer e doenças cardíacas.

A canela é particularmente rica em antioxidantes polifenóis. E assim, o chá de canela pode aumentar a capacidade do seu corpo de lutar contra os radicais livres, mantendo-o saudável e protegendo-o de doenças.

2. Reduz a inflamação e pode melhorar a saúde do coração

Os compostos da canela podem reduzir os marcadores de inflamação. Isso pode ser imensamente benéfico, visto que se acredita que a inflamação está na raiz de muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas.

A canela pode reduzir a pressão arterial, bem como os níveis de triglicerídeos e colesterol LDL (ruim) em alguns indivíduos. Além disso, a canela pode aumentar os níveis de colesterol HDL (bom), o que ajuda a melhorar a saúde do coração, removendo o excesso de colesterol dos vasos sanguíneos.

3. Chá de canela pode ajudar a reduzir o nível de açúcar no sangue

O chá de canela pode fornecer efeitos antidiabéticos poderosos, reduzindo os níveis de açúcar no sangue. Essa especiaria parece agir de maneira semelhante à insulina, o hormônio responsável por transportar o açúcar da corrente sanguínea para os tecidos.

Além do mais, os compostos encontrados na canela podem contribuir ainda mais para reduzir os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a resistência à insulina, e aumentando assim a eficácia da insulina. Assim, com uma xícara de chá por dia, 3 vezes na semana, já é possível aproveitar estes benefícios.

4. Pode auxiliar no emagrecimento

O chá de canela é frequentemente elogiado por ajudar na perda de peso, e, pelo fato de a canela ser um alimento termogênico, ocorre perda de gordura e redução na circunferência da cintura. Ideal para ser tomado antes do treino, apenas uma xícara de chá já pode ser o suficiente para turbinar o seu rendimento e auxiliar em um processo saudável de emagrecimento.

5. Combate bactérias e fungos

A canela tem algumas propriedades antibacterianas e antifúngicas potentes. O cinamaldeído, por exemplo, principal componente ativo da canela, impede o crescimento de várias bactérias, fungos e bolores. Isso inclui bactérias Staphylococcus, Salmonella e E. coli comuns, que podem causar doenças em humanos. Além disso, os efeitos antibacterianos da canela podem ajudar a reduzir o mau hálito e prevenir a cárie dentária.

Receita de chá de canela

Chá da canela é excelente para a saúde, mas deve ser tomado com moderação. Imagem: ritz/iStock

Para preparar o chá, você irá precisar de 1 unidade de canela em pau e 1 xícara de água filtrada (aproximadamente 200 ml). Lembrando que o chá de canela pode possuir ação abortiva e não deve ser consumido por mulheres grávidas. Além disso, beba no máximo 200 ml do chá por dia.

  1.  Coloque a canela em pau junto com a água no fogo para ferver;
  2.  Depois que levantar fervura, espere mais 1 minuto e desligue o fogo;
  3.  Em seguida, deixe em infusão por 5 minutos;
  4. Retire a canela em pau do recipiente e está pronto para beber.

Gostou dessa matéria? Então confira também essa outra sobre o chá de cavalinha!