Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 26 de janeiro de 2022

Dor nos ombros: saiba como tratar

Rayane Santos
Última atualização: 26 de janeiro de 2022
Por: Rayane Santos

Cerca de 90% das dores nos ombros se resolvem com repouso, exercício físico e medicação.

Dor nos ombros: saiba como tratar Imagem: spukkato/iStock

A dor nos ombros pode ter como causa: tendinite, bursite, lesão, instabilidade e artrite. A tendinite resulta do uso excessivo dos tendões dos ombros, que nada mais são do que inserções dos músculos nos ossos. Os tendões apresentam inflamação e dor, e depois se desgastam como uma corda usada. A bursite, muitas vezes associada à tendinite, é a inflamação o ombro contra a fricção que movimentos para alcançar, balançar e em círculo causam.

Leia também: Por que as pessoas se lesionam tanto nos exercícios?

As lesões são imprevisíveis e podem fazer com que um osso na articulação do ombro saia da posição normal. Embora as juntas possam ser recolocadas no lugar, as luxações podem recorrer. A osteoartrite resulta de desgaste da superfície articular (cartilagem). Felizmente, repouso, medicação, exercício ou, em alguns casos, cirurgia são opções.

Soluções rápidas para dor nos ombros

Você tenta pegar o vidro de picles na prateleira do alto, e a dor atravessa seu ombro como uma flecha. Eis aqui movimentos que a aliviam.

1. Pare de fazer o movimento

Seja qual for o movimento que você estava fazendo quando a dor surgiu, interrompa-o. Não levante objetos pesados. De modo geral, manter as mãos no nível dos ombros ou abaixo ajuda a evitar a dor.

2. Tome um anti-inflamatório

Ibuprofeno 200 mg a 400 mg diariamente a cada quatro ou seis horas, ou naproxeno 250 mg a 500 mg duas vezes ao dia aliviam a dor e a inflamação.

3. Aplique gelo

Coloque uma bolsa de gelo embrulhada em uma toalha na região dolorida por 15 minutos, depois retire-a durante 15 minutos. Repita várias vezes. O gelo reduz o inchaço e reduz a dor. Para condições crônicas, o calor úmido é uma escolha melhor.

Tratamentos médicos

Peça ajuda ao médico quando a dor nos ombros não passar.

Aspiração por agulha

Uma forma de tendinite é causada por depósitos de cálcio dentro dos tendões. O médico pode inserir uma agulha abaixo da calcificação, retirar o excesso de líquido e “enxaguar” a área com lidocaína (analgésico) ou solução salina. Em um estudo espanhol, os pesquisadores concluíram que, um ano após o tratamento, 91% dos pacientes sentiam pouca ou nenhuma dor.

Injeções de hialuronato de sódio

A artrite incomoda os ombros? Injeções de hialuronato de sódio, um elemento básico na formação da cartilagem, podem resolver. Em um estudo da Universidade da Califórnia, as injeções reduziram em quase 50% a dor crônica dos ombros. Embora tenha sido aprovado pelo FDA para a osteoartrite de joelho, o hialuronato de sódio não é aprovado para os ombros.

Como aliviar a dor nos ombros

Aliviar a dor nos ombros não é complicado. Na verdade, você já possui as ferramentas mais importantes para sua recuperação.

Exercício físico

Depois que a dor inicial diminuiu, é hora de começar a se movimentar (cuidadosamente). Evitar o movimento quando seus ombros doem pode parecer intuitivo, mas isso apenas piora as coisas, reduzindo sua amplitude de movimento e enfraquecendo os músculos dos ombros. Um estudo dinamarquês concluiu que o exercício terapêutico é tão efetivo quanto a cirurgia para lesões do manguito rotador.

Relaxamento

Durante o dia, solte os músculos dos ombros. Sente-se por 10 minutos e relaxe os ombros e o pescoço, sentando-se com os braços confortavelmente apoiados. A intervalos de poucas horas, gire os ombros para a frente e para trás. Em um estudo italiano, trabalhadores de escritório que fizeram esse relaxamento por oito meses viram a dor nos ombros diminuir em 43%.

Tratamento de casos graves

A dor nos ombros que se origina de luxação repetida, envolvendo um ligamento rompido, de ruptura do manguito rotador ou de artrite pode exigir cirurgia. Eis aqui algumas opções.

Correção artroscópica

Leia também: 5 tipos de terapia para combater as dores

Seu ombro está instável, ou o manguito rotador está rompido. O médico insere um artroscópio, um pequenino telescópio do tamanho de um lápis, na cavidade das articulações através de uma incisão de pouco mais de um centímetro, reparando a ruptura com instrumentos minúsculos.

Artroplastia do ombro

Se você tiver artrite grave no ombro, seu médico pode recomendar esta intervenção. Incisões menores e materiais mais duradouros tornaram esse processo muito mais atraente do que antes. As superfícies artríticas da articulação são substituídas por uma cavidade plástica e uma bola de metal conectada a uma haste porosa que se encaixa no úmero.

Como obter alívio instantâneo

Se a dor nos ombros o está incomodando, tente estes movimentos para obter alívio em poucos minutos.

Respiração profunda

Deite-se de costas, com os joelhos dobrados. Respire profundamente, deixando a barriga subir; solte o ar, observando o alívio da tensão nos ombros (e em outros pontos). Repita por três minutos.

A lata de milho

Quando estiver de pé, segure uma lata de milho em conserva na mão do lado em que o ombro dói. Incline-se até a altura da cintura. Mantendo os ombros relaxados (deixe o braço pender), lentamente trace a forma de um oito com a lata de milho. Repita de 10 a 20 vezes. Pare se sentir dormência, dor ou formigamento.

Pêndulo

Com uma das mãos sobre uma mesa, balance o braço do lado do ombro que está doendo para a frente e para trás – descrevendo um círculo. Isso soltará os músculos do ombro e os impedirá de se enrijecerem.

Travesseiro

Deite-se sobre o lado que não está com dor e use um travesseiro para apoiar à frente de seu corpo o braço do ombro que dói. Deitado de costas, coloque um travesseiro sob o braço do ombro dolorido.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados