Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 22 de junho de 2021

Maquiagens vencidas aumentam os problemas de pele

Produtos guardados em locais úmidos ou quentes têm a data de validade minimizada

Imagem: Alinakho/iStock

Desde o início da pandemia, alguns produtos de beleza, como maquiagens, ficaram guardados e sem uso. Por serem armazenadas, muitas vezes, em locais que sofrem com umidade, essas maquiagens podem estar vencidas.

De forma geral, todos os produtos têm prazo de validade. Não é diferente com a maquiagem. Mas, caso você opte por guardá-los em locais como o banheiro, que tem muita umidade, ou no carro, em que a temperatura é mais elevada, esse prazo se reduz. 

“As maquiagens, quando armazenadas no banheiro ou em qualquer outro local úmido, podem mofar antes de extrapolarem o prazo de validade. Quando isso acontece, mesmo que em parte da maquiagem, o produto já está todo contaminado”, alerta Dra. Fabiana Seidl, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. 

Leia também: 4 cuidados que você precisa ter com suas maquiagens

Maquiagens vencidas trazem riscos à saúde

maquiagem efeito rebote
O uso de maquiagens vencidas propicia o surgimento de problemas na pele. (Imagem: fizkes/iStock)

Antes de sair usando aquela maquiagem que você já não usa há séculos, é importante checar o prazo de validade, porque os produtos já vencidos ou mofados podem trazer vários malefícios à sua pele e à sua saúde como um todo.

“Ao colocar um produto contaminado com fungo na pele, a pessoa corre o risco de vir a desenvolver uma infecção cutânea superficial ou até mesmo profunda, dependendo do tipo de fungo. Além disso, ainda existe o perigo de inalação de esporos do fungo, podendo levar a problemas pulmonares. É claro que isso depende muito da resposta imune de cada indivíduo, mas eu aconselho a não utilizar, sob hipótese nenhuma”, explica Dra. Fabiana. 

Outros problemas comuns que ocorrem em decorrência do uso de maquiagens vencidas são:

Caso você sinta algum tipo de ardência ou coceira após usar uma maquiagem vencida, consulte um dermatologista imediatamente. Aplicar qualquer tipo de produto na pele pode piorar o seu quadro.

Uma boa maneira de aliviar a sensação desagradável é lavar a área irritada apenas com água e fazer compressas com soro gelado.

Sinais de que suas maquiagens estão vencidas

Às vezes, não é mais possível checar o rótulo da embalagem de suas maquiagens e verificar a validade. Ou então, por conta do tempo, a inscrição da data já tenha se apagado. Nesses casos, alguns sinais podem ser observados:

  • Alterações no cheiro, na cor, na consistência ou na capacidade de fixação;
  • Surgimento de pontos verdes ou marrons na maquiagem.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a orientação geral para a durabilidade dos itens de maquiagem é de: 48 meses para batom, 6 meses para rímel e 36 meses para sombras compactas. Lembrando que isso só vale para cosméticos guardados corretamente.

Como descartar maquiagens inutilizadas?

como descartar maquiagem vencida
Imagem: ninitta/iStock

Produtos sólidos e pastosos, como maquiagens, e cosméticos em forma de creme, por exemplo, devem ser jogados no lixo comum; direcionados, normalmente, aos aterros sanitários.

Já as embalagens dos produtos podem ser destinadas à coleta seletiva. E assim, no processo de reciclagem, essas embalagens passam por limpeza e podem ser utilizadas novamente – uma atitude eco-friendly.

Vale destacar também que algumas marcas de cosméticos e maquiagens adotam políticas reversas de seus produtos. Assim, aceitam receber de volta as embalagens e dão a elas a destinação correta. A empresa O Boticário, por exemplo, disponibiliza pontos de descartes em suas lojas.  

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados