Queda de cabelo no pós-parto é mais comum do que você imagina

Você sabia que grande parte das mulheres apresenta quadros de queda de cabelo no pós-parto? Esse é um problema muito comum que ocorre no puerpério e tem

Julia Monsores | 24 de Outubro de 2022 às 19:00

dolgachov/iStock -

Você sabia que grande parte das mulheres apresenta quadros de queda de cabelo no pós-parto? Esse é um problema muitocomum que ocorre no puerpério e tem como causa as grandes alterações hormonais que marcam esta fase da vida da mulher. O cabelo também pode ficar mais ralo, sem volume, e com maiores tendências a quebras.

O que causa a perda de cabelo no pós-parto?

Imagem: Totojang/iStock

Durante a gravidez geralmente as mulheres não perdem cabelo, pois têm o aumento do hormônio progesterona e a progesterona, que são protetores dos fios. Fora o hormônio do crescimento que está a todo vapor e faz bem para o cabelo.

No entanto, no pós-parto, quando há uma queda abrupta da progesterona, pode haver quadros de queda de cabelo – normalmente três meses após o parto, explica a Dra. Luciana Passoni, tricologista, especialista e referência em transplante capilar.

Esse quadro tem nome: Alopecia Androgenética, conhecida popularmente como calvície, é a principal causa da perda de cabelos em homens e mulheres e pode causar grande impacto na autoestima e qualidade de vida.

“Alopecia Androgenética a gente não vê uma queda de cabelo necessariamente, é o afinamento, ou seja, a pessoa vai notar que vê mais o couro cabeludo, que o cabelo perde volume, mas nem sempre necessariamente uma queda capilar visível. A densidade de cada fio de cabelo está diminuindo e isso faz com que tenha uma diminuição no volume capilar”, completa Dra. Luciana.

O que é bom para queda de cabelo no pós parto?

Imagem: Kalinovskiy/iStock

O objetivo do tratamento da calvície é tentar interromper ou retardar o afinamento progressivo dos cabelos. No entanto, uma dúvida recorrente entre as mulheres é se mesmo grávidas elas podem realizar esses tratamentos. De acordo com a Dra. Luciana, é possível, sim, mas sempre com acompanhamento médico.

“A mulher grávida pode fazer tratamento com ledterapia e medicação a partir do sétimo mês de gestação – sempre com acompanhamento de um médico especializado”, acrescenta.

Saiba mais sobre o tratamento com ledterapia aqui!

Alimentos para a queda de cabelo em mulheres

Alimentos ou vitaminas ricas em biotina são úteis para a queda de cabelo no pós-parto (Imagem: Aert/iStock)

Cada caso deve ser analisado de maneira pessoal e individual, mas, em geral, o tratamento para a queda de cabelo dura em média seis meses.

Você também pode conversar com seu médico para ver a opção de usar shampoos e condicionadores antiqueda. Ampolas de vitamina A também podem ser usadas para manter o cabelo bonito e hidratado.

Além disso, investir em alimentos que favoreçam o crescimento capilar também é uma boa estratégia. Assim, busque incluir em seu cardápio uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais e que seja diversificada. Isso ajudará a diminuir a perda de cabelo.

“Alimentos ricos em ferro, zinco e selênio ajudam a amenizar essa queda de cabelo, conta Dra. Passoni.

Com orientação médica você também pode tomar vitaminas para a queda de cabelo como a biotina, que além de ajudar os cabelos também é uma aliada das unhas!

Ou então, consumir alimentos ricos em biotina, como: