10 dicas caseiras para tratar a sinusite e não sofrer como a cantora Sandy

Descubra 10 dicas caseiras para aliviar o desconforto causado pela sinusite crônica e diminua hoje mesmo a dor e o desconforto.

Douglas Ferreira | 4 de Julho de 2022 às 12:00

Reprodução/Instagram -

No último domingo (3), a cantora Sandy usou o seu perfil no Instagram para compartilhar uma informação sobre a sua saúde. A irmã de Júnior falou da variação de temperatura em Campinas (SP) e escreveu nos stories como isso afeta a doença que a acompanha: a sinusite crônica. “Como uma pessoa alérgica faz para sarar da sinusite com uma variação de 18/19ºC por dia?”

Em 2020, a cantora revelou em uma entrevista que já pensou até mesmo em interromper a carreira por causa da sinusite. “Sou muito alérgica. Choveu, eu estou espirrando […] Até sofri com isso bastante tempo porque tenho uma sinusite crônica. No fim de 2018, eu sofri tanto que cheguei a me questionar se ia continuar a minha carreira porque me atrapalhava demais. Era pigarro o tempo inteiro”, disse Sandy na época para Felipe Solari no podcast ‘Sistema Solari’.

Para não sofrer igual a cantora com os sintomas da sinusite, confira a seguir algumas dicas caseiras para aliviar o desconforto causado pela infamação nasal.

O que é a sinusite?

A sinusite pode causar dores e desconforto. (Imagem:tommaso79/iStock)

A sinusite é caracterizada pela inflamação dos seios da face estão. Trata-se de um problema relativamente comum que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros. Por conta da inflamação e do bloqueio das vias nasais, a pessoa que sofre com a sinusite crônica pode sofrer com vários sintomas dolorosos, como: dor de cabeça, secreção nasal, dor nos seios paranasais, fadiga, dor no ouvido e até mesmo garganta inflamada. Para saber mais sobre a sinusite, veja a nossa matéria completa sobre o assunto e conheça mais a fundo as causas, sintomas e tratamento.

Dicas caseiras para tratar a sinusite

Antes de recorrer aos remédios caseiros, cuide do básico para driblar a sinusite. Como trata-se de uma infecção, o repouso é importante. Então, mesmo que você esteja se sentindo bem de um modo geral, vá devagar. Isso ajuda o corpo a combater a infecção, acelerando sua recuperação.

Beba muito líquido: água e, em especial, chá quente de ervas. Evite cafeína e bebidas alcoólicas, pois elas causam desidratação; a ingestão de bebidas alcoólicas também piora o edema dos seios paranasais.

Leia também: 7 dicas para prevenir a sinusite e as infecções dos seios da face

Deixe a caixa de lencinhos de papel por perto e use-os. A ideia é expelir tudo o que estiver sendo produzido nos seios paranasais.

Ao dormir, use dois travesseiros extras para ajudar a aliviar a congestão nasal, reduzindo a dor nos seios paranasais.

Agora que você já sabe alguns cuidados que deve ter durante uma crise, aprenda como tratar sinusite com alguns remédios caseiros úteis e de alívio imediato para essas horas.

1. Use raiz-forte para descongestionar

Essa raiz de sabor picante é ótima para descongestionar as vias nasais entupidas. Misture uma colher (sopa) de raiz-forte, uma colher (sopa) de azeite de oliva e uma colher (sopa) de suco de limão. Passe a pastinha numa bolacha salgada e coma até sentir que os seios nasais começaram a soltar secreção. Você pode também misturar a raiz-forte no arroz cozido ou no purê de batata, ou ainda comer direto na colher, se aguentar.

2. Prepare uma compressa quente de gengibre

O gengibre reduz a inflamação e alivia a dor. Somado ao calor da toalha molhada, vai abrandar a dor dos seios congestionados. Pegue um pedaço de cerca de 10 cm de gengibre e fatie-o. Numa panela, ferva duas xícaras de água e adicione o gengibre. Cubra e deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos. Mergulhe uma toalha na infusão. Verifique se a temperatura está suportável e coloque-a no rosto por cerca de 15 minutos. Faça isso deitado no sofá com a cabeça elevada – é uma boa tática para ajudar a descongestionar os seios paranasais.

3. Faça uma nebulização com ervas antissépticas

Leia também: Conheça os benefícios do chá de hortelã para a sua saúde

Numa tigela refratária, misture três colheres (chá) de tomilho seco e três colheres (chá) de hortelã seca (ou três saquinhos de chá de hortelã) e despeje água fervente. Incline-se sobre a infusão, cobrindo a cabeça e a tigela com uma toalha grossa, e faça a inalação por 10 minutos, mantendo o rosto a 25 cm de distância da água. Repita o processo duas a três vezes por dia, conforme a necessidade. O tomilho tem propriedades antibacterianas, e o mentol da hortelã funciona como um descongestionante natural que facilita a respiração.

4. Utilize óleo essencial de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto tem ação comprovada contra várias cepas de bactérias causadoras de problemas respiratórios. Para usá-lo, misture numa tigela refratária cinco gotas de óleo essencial de eucalipto puro num litro de água fervente. Incline-se sobre a infusão, cobrindo a cabeça e a tigela com uma toalha grossa e faça a inalação por 10 minutos. Repita de três a quatro vezes por dia enquanto estiver combatendo a infecção. Aproveite e conheça também outros 20 óleos essenciais e suas funções curativas.

5. Aposte no vinagre

Misture uma colher (chá) de vinagre de maçã num copo de água e beba. Isso ajuda a soltar o catarro preso.

6. Faça acupressão para aliviar os sintomas da sinusite

A acupressão é uma antiga arte de cura chinesa. É como a acupuntura, só que sem as agulhas. Use o polegar e o indicador esquerdos para aplicar pressão nas áreas próximas ao interior dos olhos dos dois lados da ponte nasal. Ao mesmo tempo, use os dedos e a base da outra mão para agarrar os músculos dos dois lados da coluna na nuca. Aplique pressão nos quatro pontos por mais ou menos um minuto.

Por mais estranho que pareça, massagear os seios da face com os dedos aumenta a circulação sanguínea na área, ajudando a eliminar a dor. Com os dedos indicadores, faça pressão forte nas bordas das narinas na base do nariz. Segure por 30 segundos, solte e repita o processo três a quatro vezes.

7. Faça um chá de alho e limão-siciliano para aliviar a sinusite

Não se deixe enganar pelo nome: este chá natural de ação antibiótica tem um gosto melhor do que se espera e é um remédio muito eficiente para afastar infecções nos seios paranasais.

Ingredientes

Modo de preparo: Bata no liquidificador o alho, o limão cortado em pedaços e ½ xícara de água até a mistura se tornar uma papa homogênea. Ponha a mistura num pote de vidro refratário de 500 ml com tampa. Cubra a mistura com a água fervente; tampe e deixe descansar por cinco minutos. Passe o chá numa peneirinha direto numa caneca grande. Adoce com mel a gosto e beba tudo. Tome o chá duas a três vezes por dia para ajudar a limpar a infecção dos seios.

8. Aplique um spray simples de solução salina

Fácil de fazer, esta solução limpa as vias nasais e alivia a pressão nos seios da face. Adicione ¼ de colher (chá) de sal marinho e ¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio à 1 xícara de água fervida e misture até dissolver.

Para injetar a solução no nariz, use um spray nasal, um neti pot ou um irrigador oral no menor nível (para isso, é necessário um adaptador especial). Lave o nariz com essa solução duas a três vezes por dia.

9. Use plantas medicinais

Uma das melhores formas de tratar a sinusite é fortalecer as defesas do corpo contra os germes. Comece escolhendo uma das seguintes plantas que reforçam o sistema imunológico: equinácea, astrágalo, unha-de-gato, cogumelos reishi ou maitake. Nas crises agudas de sinusite, tome apenas uma dessas plantas até a infecção cessar. Na sinusite crônica, experimente alterná-las, usando cada uma por períodos de duas semanas para promover e depois manter a imunidade.

10. Reforce a quantidade de vitamina C e flavonoides

A vitamina C e os flavonoides – também fortalecedores do sistema imunológico – oferecem um benefício adicional para pessoas cujas crises de alergia transformam-se em sinusite completa, e podem minimizar o efeito da histamina – uma substância inflamatória.

O que mais você pode fazer para evitar a sinusite

Quando procurar o médico?

Usando tratamentos caseiros de forma cuidadosa, é possível aliviar a maioria dos sintomas da sinusite. No entanto, os métodos acima não devem ser vistos como um tratamento para a doença. Somente um médico poderá avaliar o seu quadro e dar orientações sobre o tratamento a ser seguido.

Procure o médico se os sintomas persistirem depois de alguns dias ou se você apresentar febre acima de 38ºC. Procure imediatamente o médico ou um pronto-socorro se você apresentar os sintomas indicados abaixo; eles podem ser sinais de uma infeção grave que precisa de atendimento urgente: