Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 23 de março de 2021

Unhas fracas: dermatologista dá dicas para fortalecê-las

Algumas estratégias, como o uso de bases fortalecedoras para as unhas, podem ser de grande ajuda

Imagem: iStock

Unhas fracas, quebradiças e desgastadas são o terror de todas as mulheres que investem horas em suas nail arts. Mas você sabia que para além da questão estética, as unhas quebradiças também podem ser um sinal de que sua saúde não anda tão bem?

E assim, pode ser necessário fazer uso de suplementos, como a biotina, uma vitamina que devolve a força das unhas. Ou então, deixar de lado alguns hábitos — como fazer uso prolongado de esmaltes.

Algumas estratégias, como o uso de bases fortalecedoras para as unhas, também podem ser de grande ajuda. Segundo a Dra. Barbara Carneiro, as bases fortalecedoras, apesar de não possuírem um efeito duradouro, tornam as unhas mais resistentes.

“Essas bases possuem fibras naturais, compostas por aminoácidos do arroz, seda ou polímeros como o nylon, acrilatos, entre outros, que são incorporadas à unha no momento da aplicação do produto. E assim, elas formam uma camada de suporte e sustentação à unha. No entanto, vale ressaltar que esse efeito não é duradouro”, explica.

Mas antes de saber o que é bom para unhas fracas, é necessário identificar quais são as causas. Para que assim, seja possível evitá-las. Por isso, continue acompanhando!

Por que as unhas ficam fracas?

Crédito: Singjai20

A queixa de unhas fracas costuma ser mais presente entre as mulheres. E isso porque, de uma forma geral, elas estão mais expostas aos agentes “agressores”, como produtos de limpeza, acetona e esmaltes.

No entanto, segundo a Dra. Barbara Carneiro, outros fatores podem provocar a fraqueza nas unhas, como por exemplo:

Pintar, lixar e alongar…

unhas de fibra de vidro
Imagem: iStock/Dmitry Kirichay

Além disso, mulheres que têm o hábito de emendar aplicações de esmalte também correm perigo. Não só de fragilizar as unhas, mas também de adquirirem infecções, como fungos. (Neste post, detalhamos por que o uso prolongado do esmalte faz mal).

“O esmalte pode determinar um ressecamento da lâmina ungueal e contribuir para o enfraquecimento das unhas. Deixá-las sem esmalte e usar um hidratante específico ajuda a fortalecê-las”, explica a Dra. Barbara.

E quem adora um alongamento de unhas também precisa saber que esse hábito pode trazer prejuízo a longo prazo. Feitas por meio da aplicação de um gel fino ou de fibras de vidro por cima das unhas naturais, essas técnicas estão conquistando muitas mulheres. No entanto, é preciso ter cautela.

“Além de enfraquecer as unhas, muitas vezes também podem ser portas de entrada para infecções fúngicas e bacterianas”, explica a Dra. Barbara.

Além disso, o hábito de lixar as unhas também pode contribuir para que elas fiquem quebradiças. Assim, o ideal é apenas poli-las.

Roer as unhas também é prejudicial

Roer unhas é um dos principais motivos que deixam as unhas fracas (Foto: AndreyPopov/iStock)
Roer unhas é um dos principais motivos que causam unhas fracas (Foto: AndreyPopov/iStock)

Cientificamente, o nome dado ao hábito crônico e descontrolado de roer ou arrancar unhas e cutículas com os dentes é onicofagia. Ligado à ansiedade e a outros distúrbios emocionais, pode trazer sérios prejuízos não só às unhas, mas também à saúde.

“A onicofagia geralmente começa na infância ou início da adolescência. Além do prejuízo estético, roer as unhas de maneira crônica pode causar problemas no esmalte dos dentes, infecções de pele e alterações na articulação temporomandibular. Além disso, como as mãos carregam uma série de bactérias ao longo do dia, roer as unhas também gera riscos de infecções ou doenças”, explica.

Algumas estratégias podem ser adotadas para que você consiga parar de roer as unhas. Como por exemplo, mascar chicletes sem açúcar ao longo do dia. Mas além disso, outras possibilidades são:

  • Utilizar esmalte apropriado (que deixa um sabor amargo na boca);
  • Ocupar as mãos com atividades;
  • Usar mordedores de borrachas;
  • Manter as unhas curtas e cuidadas;
  • Identificar a origem da onicofagia e trabalhar essa questão em família com profissionais (psicoterapia).

Receitas caseiras para fortalecer unhas fracas

Aprenda a fazer uma base fortalecedora para unhas fracas
Aprenda a fazer uma base fortalecedora para unhas fracas (Crédito: Anetlanda\iStock)

Se você é adepto das receitinhas naturais, uma boa ideia é fazer uma base para unhas fracas com três ingredientes que você provavelmente tem em casa: alho, cravo e uma base fortalecedora de sua preferência.

“Basta pegar um vidrinho de base comum, um dente de alho picado e três cravos. Coloque os cravos e o alho dentro do vidrinho de base, espere 24 horas e depois disso é só aplicar a sua base nutritiva nas unhas como de costume. O alho tem propriedades antioxidantes que deixam as unhas mais fortes, assim como o cravo, que auxilia nesse processo”, explica a Dra. Barbara.

Além disso, outra receita caseira, ainda mais simples, é a mistura do leite com o suco do limão (sem açúcar). Deixe as unhas mergulhadas por 15 minutos.

“Repetindo a receita três vezes por semana em pouco tempo você notará o resultado, unhas mais fortes que auxiliam no crescimento”, garante a dermatologista.


Fonte: Dra. Barbara Carneiro – dermatologista e membro da Associação Brasileira de Medicina Estética (ABME). Atua em São Paulo (SP) e Salvador (Bahia) | Instagram: @drabarbaracarneiro

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados