O ferro desempenha um importante papel em nosso corpo. Sem ele, seria impossível que a hemoglobina transporta-se oxigênio para as células e, assim, fornecesse a energia da qual precisamos. Por isso, consumir alimentos ricos em ferro é fundamental para manter os níveis adequados desse mineral e todas as funções corporais funcionando perfeitamente.

Além dos alimentos, outra forma de obtenção do ferro é por meio dos suplementos. Porém, esses só são recomendados e prescritos para pessoas que estiverem precisando fazer reposição desse mineral. E isso porque a maioria dos adultos saudáveis consegue obter a quantidade diária recomendada por meio da alimentação. Saiba como ter uma alimentação saudável aqui.

Veja abaixo quais são os alimentos ricos em ferro que você precisa consumir.

Alimentos ricos em ferro:

A deficiência de ferro em nosso corpo pode causar anemia, condição em que o sangue não tem uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis para transportar oxigênio.

A anemia costuma ser uma doença silenciosa, e por isso é preciso estar atento aos sintomas e buscar rapidamente o tratamento adequado.

Os sintomas da anemia são diversos, e podem incluir fadiga, falta de concentração, maior suscetibilidade a infecções e palidez.

Vitamina C e Ferro

Não é verdade que veganos e vegetarianos não conseguem obter ferro por meio de sua alimentação. Porém, eles precisam redobrar a atenção acerca da ingestão adequada.

Por isso, vegetarianos e veganos também devem manter uma dieta equilibrada, com alimentos ricos em ferro, como alface e outras folhas verdes, sementes de abóboras, feijões, lentilhas e frutas secas.

Além disso, após as refeições também é indicada a ingestão de uma fonte de vitamina C, como acerolas e laranjas. E isso porque a vitamina C ajuda a absorver o ferro desses alimentos, que possuem uma biodisponibilidade menor: isto é, são menos absorvidos pelo corpo em comparação ao ferro presente em carnes.

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