14 soluções práticas para cuidar de cortes e problemas de pele

Produtos que você tem no armário da cozinha ou do banheiro podem trazer alívio a problemas de pele e outros desconfortos.

Thaís Garcez | 9 de Fevereiro de 2020 às 16:00

- Imagem: Inna Dodor / iStock

Se você já sofreu uma queda e acordou com um hematoma ou um corte em algum lugar do corpo, então fique atento à essas dicas caseiras que separamos para você. Mas, se você tem algum problema de pele que te causa desconforto, essas soluções caseiras também são para você. Os produtos que podem te salvar de problemas de pele, cortes, picadas de inseto e até queimaduras solares você encontrará no armário da cozinha!

Então, não perca tempo! Anote essas receitas simples e práticas e encontre alívio para os seus problemas hoje mesmo. Porém, fique atento! Se os sintomas se agravarem ou persistirem, procure imediatamente o médico.

1. Trate um machucado com alho

Para tratar um corte ou um esfolado, lave delicadamente a ferida com água morna e sabão e seque-a batendo levemente nela com um pano limpo e macio. Em seguida, amasse 1 dente de alho e pressione-o contra o ferimento por 5 a 10 minutos, mantendo-o no lugar com uma atadura, se desejar. 

O alho contém alicina, que tem demonstrado inibir a proliferação de diversos tipos de bactérias e protege contra infecções. Mas, cuidado! O alho fresco provoca irritação! Portanto, nunca o deixe - em infusão, triturado ou inteiro - sobre a pele por mais de 20 minutos de cada vez. Retire imediatamente se houver irritação.

2. Pimenta-do-reino para a hemorragia

Salpicar uma boa quantidade de pimenta-do-reino sobre um corte sangrando fará o sangue parar de escorrer rapidamente. Isso ocorre porque a pimenta contrai os vasos sanguíneos. Muitos que usaram esse remédio também afirmam que uma ferida tratada com pimenta-do-reino sara com menos cicatrizes.

3. Diminua o hematoma com uma cebola

Se você acabou de bater com o braço, com a perna ou com o joelho (ou com qualquer outra parte do corpo) e está preocupado com o hematoma, corte a ponta de uma cebola crua e pressione-a imediatamente sobre a área afetada, mantendo-a ali por 15 minutos.

A alicina contida na cebola (o composto que faz seus olhos lacrimejarem) ajuda a estimular o fluxo linfático no corpo, auxiliando na dissipação do sangue concentrado no tecido recém-machucado, que cria a mancha que chamamos de hematoma. Mas, cuidado! Só aplique a cebola na pele intacta. Não use se houver ferida.

4. Alivie queimaduras de sol com chá-verde

Adicione três saquinhos de chá-verde a 1 litro de água que acabou de ferver, tire a panela do fogo e deixe descansar por 2 e 3 horas. Use um chumaço de algodão ou um pano bem macio para aplicar o chá frio sobre a área afetada com leves pancadinhas e deixe que os taninos refrescantes façam seu trabalho.

5. Pomada de camomila

Dissolva 120 ml de vaselina em banho-maria e misture-a com 1 colher de sopa de flores de camomila. Aqueça por 2 horas ou até que as flores endureçam. Encaixe firmemente um coador sobre uma jarra de vidro e passe a mistura quente por ele. Quando a pomada esfriar, aplique-a sobre as erupções da pele até quatro vezes ao dia. Para melhores resultados, prefira a camomila-alemã, mais eficaz que a camomila-romana ou inglesa.

6. Pasta com dupla ação para picadas de abelha

Uma pasta de bicarbonato de sódio e vinagre aplicada sobre uma picada de abelha imediatamente após a remoção do ferrão vai desencadear uma ação tanto alcalina quanto ácida (use 2 partes de bicarbonato de sódio para 1 de vinagre) e diminua a dor. Quando a pasta secar, remova-a com um pano limpo e úmido.

7. Aveia e meia para curar coceira

Corte a perna de uma meia-calça na altura do joelho e coloque esses 4 ingredientes na parte do pé; 50 g de flocos de aveia, 60 g de leite em pó, 12 g de flor de camomila desidratada e 12 g de lavanda. Feche a meia com um nó e coloque debaixo de água corrente morna (mas não quente), enquanto você enche a banheira.

Mergulhe a bolsa de meia e deixe a água esfriar (a água quente piora a coceira). Entre na banheira e, a cada 5 minutos mais ou menos, segure a meia sobre a área afetada e esprema-a para liberar o material calmante.

8. Protetor solar e exterminador de espinhas

A pasta branca de óxido de zinco que os esportistas espalham sobre o nariz para proteger a pele do sol é também ótima para combater espinhas. Ela pode não só ajudar a secar as espinhas, como também prevenir cicatrizes.

9. Como fazer o cobreiro parar de coçar

O cobreiro, ou herpes-zóster, é causado pelo vírus da varicela zóster, o mesmo da catapora. A erupção consiste de pequenas bolhas com cascas que coçam terrivelmente. Para aliviar os sintomas, aplique gel de aloe vera sobre a área afetada. 

 

10. Margarina para eczema

Uma substância branca e cremosa boa para aliviar o eczema não vem do armário de remédios e sim da geladeira: margarina vegetal. Cubra a área afetada com margarina, envolva-a com um filme de PVC e prenda-o com esparadrapo. Deixe de 2 a 4 horas, se possível, repetindo diariamente até que a erupção da pele retroceda.

11. Removedor tópico de verrugas

Faça vários cortes superficiais em um mamão papaia ainda verde e recolha a seiva. Quando ela endurecer, misture-a com água para fazer uma pasta fina. Antes de aplicá-la, proteja a pele em volta da verruga espalhando uma leve camada de vaselina líquida. Usando um cotonete, aplique cuidadosamente a pasta sobre a verruga, de manhã e à noite, até ela abrir e desaparecer. A papaína quebra as proteínas do tecido morto, o que faz dela um removedor de verrugas popular a tantos anos. 

12. Cúrcuma para tratar micose

Se você possui um frasco de cúrcuma no seu armário da cozinha, está de posse de um pó antiviral que vem sendo usado há séculos na Ásia como remédio para micoses. Em uma vasilha pequena, misture um pouco da raiz em pó para fazer uma pasta. Aplique-a com um cotonete na área afetada, cubra com um curativo e deixe de 20 a 60 minutos. Repita 3 a 4 vezes por dia. Mas, cuidado! A cúrcuma pode irritar uma pele sensível. Assim, tente antes em uma área não afetada. Se causar vermelhidão, tente outro tratamento. Conheça outros benefícios da cúrcuma!

13. Preserve a umidade com margarina

pele seca e as brotoejas vão se beneficiar, por alguns minutos, de uma compressa com toalhas de rosto umedecidas seguida de uma leve fricção com um pouco de margarina. Cubra a área afetada e deixe por 1 e 2 horas. Remova a margarina com pedaço de pano limpo e macio e repita o tratamento quando necessário. 

14. Hamamélis para alergias da pele

A casca e as folhas da hamamélis contêm grandes concentrações de taninos naturais adstringentes e um óleo aromático, a receita perfeita para aliviar a coceira e as alergias da pele. Conheça outras 13 funções curativas da hamamélis!