Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 7 de agosto de 2020

Entenda o que é bioimpedância e como funciona

Saiba tudo sobre o exame que avalia a quantidade de massa muscular e gordura corporal.

Imagem: shutterOK/iStock

Você já ouviu falar em bioimpedância? O exame mede a quantidade de gordura e músculo no corpo, além de oferecer outras informações como taxa metabólica basal e a medida de água no corpo, gerando informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse exame tão completo!

O que é a bioimpedância?

A palavra científica refere-se a resistência do corpo à passagem de uma corrente elétrica. A gordura, os músculos e a água relacionam-se com essa passagem de eletricidade de formas diferentes. Essa variação gera índices confiáveis e precisos em um único gráfico, medindo a quantidade de cada um desses componentes para formar o peso total do corpo.

Como é feito o exame de bioimpedância?

Foto: Toa55/iStock

O exame de bioimpedância é realizado de forma simples, rápida e indolor. Pode ser feito com o auxílio de uma balança de bioimpedância, um monitor de mão ou em consultórios com o uso de eletrodos aplicados nas mãos e nos pés. O exame feito no consultório e a balança oferecem resultados mais precisos quando comparado ao aparelho de mão. Isso ocorre porque o aparelho de mão mede apenas a composição do tronco, braços e cabeça. Pode-se utilizar apenas de um dos métodos ou todos para obter um resultado completo.

Médicos, nutricionistas e profissionais de educação física podem realizar o exame em seus pacientes. Apesar de ser um exame simples, os valores podem variar bastante dependendo da especialização do profissional e da localidade onde você mora.

O exame pode ser aplicado em pessoas de diferentes faixas etárias. No entanto, ele não pode ser feito em gestantes e em pessoas com marca-passo.

Cuidados antes do exame

Foto: brizmaker/iStock

Apesar de a bioimpedância ser um exame rápido e completo, é necessário tomar algumas medidas antes de realizá-lo:

  • Ingerir pelo menos dois litros de água um dia antes do exame;
  • Evitar medicação diurética um dia antes do exame;

No dia do exame, é preciso:

  • Fazer jejum de pelo menos 4 horas;
  • Usar roupas leves;
  • Retirar todas as joias ou peças contendo metal.

O que o exame calcula?

Foto: FotoDuets/iStock

A bioimpedância pode gerar diversos cálculos e porcentagens sobre o corpo de um indivíduo. Eles são:

  • Gordura corporal;
  • Peso real em relação ao percentual de peso de gordura;
  • Quantidade total de água no corpo;
  • Calorias gastas diariamente (taxa metabólica basal);
  • Índice de Massa Corporal (IMC);
  • Idade metabólica;
  • Relação da cintura/quadril e relação com o doenças cardíacas;
  • Massa óssea;
  • Gordura visceral;

Benefícios da bioimpedância

Foto: wutwhanfoto/iStock

Pessoas que procuram emagrecer ou melhorar a saúde têm, geralmente, o auxílio de uma balança normal. Porém, a balança normal não oferece resultados precisos sobre a composição corporal total. Pode acontecer, eventualmente, de uma pessoa começar a malhar e seu peso aumentar.

Isso pode gerar frustração, mas na verdade o que aumentou não foi gordura, e sim massa muscular. A bioimpedância ajuda a dar um resultado preciso sobre esses índices, o que precisa ser trabalhado ou melhorado, a porcentagem de água no organismo, gordura, massa magra nos braços, pernas e tronco.

O ideal para acompanhar a progressão dos resultados é fazer o exame de bioimpedância uma vez por semana, no mesmo dia e horário. O método, se combinado com uma dieta balanceada, pode ajudar a gerar resultados positivos para a saúde.

Bioimpedância x IMC

Foto: tetmc/iStock

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um cálculo feito entre o peso x altura de uma pessoa, mas não é um exame preciso em relação a massa gorda do corpo. Além disso, não é levado em consideração o biotipo de cada indivíduo.

O exame de bioimpedância é um dos mais completos, que trazem mais informações nutricionais sobre cada tipo de pessoa. Leva em consideração fatores críticos que contribuem para a saúde, e o índice de cada parte do corpo de forma detalhada.

Por isso, a bioimpedância é o exame mais recomendado para um acompanhamento completo da saúde de um indivíduo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados