Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de janeiro de 2020

10 mudanças de estilo de vida que irão garantir maior longevidade

Ter uma vida longa e saudável vai muito além da alimentação. Descubra quais são os 10 segredos para viver mais e melhor!

Imagem: Jovanmandic/iStock

Comer bem é apenas uma parte da vida saudável. Embora muitos fatores determinem a duração da vida, pesquisas científicas identificaram outros comportamentos importantes que melhoram de forma significativa a idade fisiológica. Eis alguns deles:

1 . Mantenha o peso saudável

Ser gordo demais força o coração e as articulações, mas ser magro demais aumenta o risco de fraturas e de osteoporose e de alguns cânceres; o melhor é o peso saudável.

2 . Beba moderadamente

Embora o consumo regular de pequena quantidade de bebida alcóolica pareça reduzir o risco de demência e doença cardíaca, qualquer volume de álcool aumenta inflamações e danifica o fígado. Assim, se gosta de uma bebidinha de vez em quando, prefira tomá-las às refeições, e não passe de uma dose ou duas.

3 . Pare de fumar

Largar o cigarro é difícil mas vale a pena: quem para de fumar ganha imediatamente anos de expectativa de vida, porque o tabagismo é a maior causa de doença e morte prematura que podemos evitar. O fumo também promove inflamações crônicas e sinais físicos de envelhecimento, com as rugas.

4 . Aumente a flexibilidade e o nível de atividade

Muitas mudanças corporais ligadas à idade resultam mais da falta de uso do que do simples envelhecimento; ou seja, "se não usar, vai acabar"! Manter-se ativo é importante para controlar o peso e manter a flexibilidade, a força muscular e a densidade óssea. Os exercícios também fazem bem ao cérebro.

5 .  Durma melhor

Há uma boa razão para falarmos de "sono de beleza": é quando dormimos que todas as células do organismo são consertadas e recuperadas, enquanto os músculos relaxam. Faça bastante exercício ao ar livre no início do dia e, à noite, evite estresse, fumo, refeições pesadas, cafeína e álcool, que interferem com o sono.

6 . Garanta uma hidratação adequada

A sensação de sede diminui com a idade, e os mais velhos têm risco mais elevado de desidratação, principalmente quando faz calor e quando tomam medicamentos que aumentam a necessidade de líquidos. Beba água regularmente.

7 . Reduza o estresse

Os hormônios do estresse promovem o aumento de peso e deprimem o sistema imunológico; assim, nos tornam vulneráveis a infecções e aceleram o processo de envelhecimento. Os exercícios ajudam o corpo a lidar com o estresse; aprender a relaxar também é útil. experimente meditação, ioga, exercícios de visualização, respiração profunda ou técnicas de relaxamento.

Leia também: 8 dicas imperdíveis para quem quer parar de fumar

8 . Cuide da pele

A pele madura pode ressecar muito depressa e se beneficia de um hidratante (melhor se contiver filtro solar). Os danos do sol são o fator mais poderoso no envelhecimento da pele; assim, ficar longe do sol no meio do dia é importantíssimo para manter a pele jovem.

Leia também: 10 dicas que você precisa conhecer para ter uma pele saudável

9 . Cuidado com a higiene dos alimentos

A proteção do sistema imunológico se reduz com a idade, e é importante lavar as mãos antes de manipular alimentos, minimizar o tempo em que alimentos cozidos ficam à temperatura ambiente e jogar fora a comida velha.

10 .  Mantenha a mente ativa

A saúde mental é tão importante par ao bem-estar quanto a saúde física: a mente e o corpo estão intimamente ligados, e é essencial cuidar dos dois. Uma vida socialmente ocupada com muitos relacionamentos íntimos e interesses ativos é importante para nos manter jovens.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close