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Publicado em: 19 de abril de 2020

Não corte a gordura! Saiba o quanto consumir em cada idade

A quantidade de gordura necessária para uma dieta saudável varia ao longo da vida. O consumo recomendado para uma criança não é o mesmo de um adulto. Saiba mais!

Imagem: JulijaDmitrijeva/iStock

A ingestão de gordura varia bastante e tende a ser muito mais alta no Ocidente. Hoje, o adulto comum obtém cerca de 42% da sua quantidade total de calorias a partir das gorduras; encontradas em carnes e derivados, gorduras vegetais e alimentos assados como biscoitos, doces e bolos. Não precisamos de tudo isso – ela pode ser muito prejudicial à saúde. Algumas organizações, como o Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer, recomendam uma ingestão de 30% ou menos; para reduzir o risco de câncer.

Nossa dieta diária

Leve em consideração como a quantidade de gordura que você está ingerindo aumenta ao longo do dia. Se, por exemplo, você gosta de ovos mexidos no café da manhã em vez de frutas frescas, compense escolhendo um almoço ou jantar com um teor de gordura mais baixo.

Rawpixel/iStock

Do nascimento aos 4 anos

As crianças nos primeiros anos de vida precisam da energia fornecida pelo leite integral. Sendo assim, nunca devem consumir leite desnatado ou semidesnatado e laticínios. Quando não estiverem mais bebendo leite materno, é vital que consigam os nutrientes por meio dos alimentos ingeridos. Uma dieta bem balanceada e variada é importante para o crescimento e o desenvolvimento. Os ácidos graxos essenciais (AGE), contidos em peixes oleosos como o salmão e o atum – em óleos vegetais como o óleo de girassol e o azeite de oliva -, são necessários ao desenvolvimento do cérebro e de outros órgãos vitais; que crescem muito rapidamente nessa idade. Mas não tente dar às crianças frutos oleaginosos ou sementes, pois elas podem engasgar.


Eye for Ebony/Unsplash

Crianças de 5 a 12 anos

A partir dos 5 anos as crianças podem consumir laticínios com gordura reduzida. Prefira leite semidesnatado, pois lhes fornecerá vitaminas A e D (o leite desnatado é carente desses nutrientes). Procure manter alta a ingestão de AGE das crianças; pesquisas mostram que eles são essenciais para visão e audição saudáveis.


Bojan89/iStock

Adolescentes

Os adolescentes precisam de gordura na dieta para terem energia suficiente e comportar o rápido desenvolvimento físico. Mas veja se não estão exagerando nas gorduras saturadas presentes em fast-food, batatas chips, biscoitos e chocolates. Eles também precisam de vitamina D para aumentar a absorção de cálcio, garantia do crescimento dos ossos. Por isso, ofereça-lhes os peixes oleosos que contêm tanto AGE quanto vitamina D. Peixes em conserva de salmoura não são uma boa fonte porque grande parte do óleo é removida antes do enlatamento. Já os peixes em conserva de óleo preservam os AGE.


Jelena Danilovic/iStock

Homens

Os homens correm mais risco de ter uma doença cardíaca até os 50 anos do que as mulheres e precisam manter as artérias desobstruídas. Eles podem ingerir peixes ricos em AGE de uma a duas vezes por semana. Se estiverem preocupados com a medida da cintura, devem comer carnes magras e reduzir refeições processadas; tortas e embutidos. Além disso, devem preferir laticínios com gordura reduzida. Os homens também precisam incluir frutos oleaginosos e sementes na dieta, já que fornecem vitamina E; antioxidante que ajuda a proteger o coração.


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