Em um mundo em que cuidar do corpo tem se tornado cada vez mais importante, muita gente pode achar que não sentir fome é bom. Mas a perda de apetite por um período prolongado, no entanto, pode ser o sinal de distúrbios.

Muitas pessoas têm falta de apetite durante curtos períodos, por exemplo, quando sofrem de má digestão ou febre. A ansiedade e a depressão podem igualmente reduzir a fome (embora algumas pessoas tenham mais vontade de comer quando deprimidas). Desaparecida a causa subjacente, o apetite habitualmente volta ao normal.

Beber regularmente álcool em excesso é outra possível causa. O álcool fornece tantas calorias que, por regra, a pessoa acaba perdendo a vontade de comer. O mesmo acontece com tudo o que cause enjoo — o enjoo do movimento (cinetose), a gastroenterite, a gravidez, certos medicamentos e a exposição a pesticidas, chumbo e outras substâncias tóxicas.

Se a sua perda de apetite for frequente e/ou duradoura, pode ser sintoma de doença e é necessário procurar um médico para diagnosticar e tratar corretamente a causa. Caso contrário, há muitas formas de estimular o apetite.

Dicas para combater a perda de apetite

  • Faça refeições pequenas e regulares, tornando-as tão nutritivas e gostosas quanto puder.
  • Antes das refeições, coma um dos “ativadores” de apetite tradicionais: por exemplo, azeitonas, agrião, folhinhas de dente-de-leão, alecrim e chicória.
  • Evite beber álcool em excesso. Entretanto, se isso é um hábito, um aperitivo amargo antes da refeição pode abrir o apetite. Tomar um pequeno copo de vinho à refeição pode igualmente levá-lo a descontrair-se e, portanto, a comer mais.
  • Faça as refeições vagarosamente e com o mínimo de estresse possível.
  • Opte por refeições que incluam diversos pratos leves em vez de um ou dois pratos muito pesados.
  • Evite alimentos contendo farinha branca ou açúcar.
  • Beba café ou chá com cafeína somente após as refeições. A cafeína pode suprimir o apetite.
  • Mastigue um pouco de gengibre fresco ou tome-o como chá antes das refeições.
  • Uma xícara de suco de cenoura e agrião meia hora antes das refeições é um bom estimulante do apetite. Faça um suco com quatro cenouras e um molho de agrião e junte igual volume de água. Aumente a proporção de suco de cenoura se achar a mistura muito amarga.
  • Faça exercícios com regularidade para estimular o apetite.
  • Se você fuma, peça ajuda para deixar o cigarro, ou, pelo menos, para reduzir. O tabaco é um inibidor do apetite, além de trazer outros prejuízos para a saúde.

Fique atento aos idosos

É importante buscar ajuda médica o quanto antes caso comece a perder peso rapidamente sem uma razão aparente. Perdas involuntárias de 10% do peso já são relevantes, e perdas acima de 20% podem se associar à desnutrição. Idosos  são mais suscetíveis e a desnutrição acontece rapidamente, deixando-os mais fadigados e fracos. Por isso, qualquer perda de apetite e de peso não intencional em idosos deve ser encarada de forma séria.