Você sabe o que é a síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional? Esta doença, já classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo de trabalho.

Apesar de não mostrar sinais visíveis, é possível identificar os sintomas da síndrome de Burnout. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

O transtorno é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes. A doença costuma acometer médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, entre outros.

7 dicas para combater o estresse no trabalho

A síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença.

Além disso, segundo o Ministério da Saúde, outros sintomas podem aparecer, como:

  • dor de cabeça frequente;
  • alterações no apetite;
  • insônia;
  • falta de concentração;
  • sentimentos de fracasso e insegurança;
  • alterações repentinas de humor;
  • isolamento;
  • pressão alta;
  • dores musculares;
  • problemas gastrointestinais;
  • alteração nos batimentos cardíacos.

Saiba como tratar a síndrome de Burnout

De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento da síndrome de Burnout deve ser feito por um psicoterapeuta. No entanto, o uso de medicamentos (antidepressivos ou ansiolíticos) também pode ser indicado.

O tratamento tem uma duração média de um a três meses, podendo durar mais tempo, conforme o caso. Mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, nos hábitos e estilos de vida ajudam a controlar os sintomas da doença.

Após o diagnóstico médico, o Ministério da Saúde recomenda férias e atividades de lazer com pessoas próximas. Caso o tratamento não seja feito de forma adequada, no entanto, os sintomas podem se agravar, evoluindo até para uma depressão.

Síndrome de Burnout: saiba como evitar!

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Tenha objetivos

Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal.


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Divirta-se

Participe de atividades de lazer com amigos e familiares.


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Saia da rotina

Faça atividades fora da rotina, como andar de bicicleta, jantar fora ou ir ao cinema, por exemplo.


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Afaste-se de pessoas negativas

Evite o contato com pessoas negativas, principalmente as que reclamam do trabalho.