Se você começou a cultivar plantas em casa, provavelmente também percebeu que precisa de algumas ferramentas para facilitar o serviço. Mas, felizmente, a solução para a maioria dos casos é muito simples e não existe a necessidade de comprar ferramentas caras de jardinagem para manter a sua cebolinha saudável.

Confira a seguir 15 ferramentas para jardinagem improvisadas que te ajudam a economizar na hora de plantar:

Alinakho/iStock

1. Copos de papel

Se novas mudas andam sumindo do canteiro da noite para o dia, você certamente precisa de um escudo para protegê-las de pragas, como lagartas e lesmas.

Para evitar essas pragas, corte fora o fundo de um copo de papel e coloque-o sobre a muda. Não se esqueça de retirar o copo no dia seguinte!


Tanawut Punketnakorn/iStock

2. Um cinto comum

Você provavelmente sabe que é cansativo ir e voltar do armário para buscar itens que esqueceu por lá antes de cuidar das plantas, não é?

Você pode reciclar cintos velhos para facilitar as tarefas: utilize os furos para pendurar ferramentas com barbantes. Também é possível produzir saquinhos de pano para as sementes e pendurá-las ali.


fotofermer/iStock

3. Saquinhos de chá

Você pode cultivar algumas sementes de grama num saquinho de chá molhado. A grama germinará rapidamente e as mudinhas poderão ser usadas para preencher pequenas partes sem vegetação do gramado.

Além disso, para obter plantas mais saudáveis, disponha alguns saquinhos de chá usados no fundo do vaso antes de plantar. Os saquinhos de chá reterão água e liberarão nutrientes na terra.


Gingagi/iStock

4. Pote de margarina

Plantar as sementes em ambiente protegido faz você poupar dinheiro, mas não gaste essa economia em sementeiras.

Pegue um pote de margarina, faça alguns furos na base, acrescente terra adubada úmida e coloque as sementes segundo as instruções da embalagem. Use um marcador permanente num lado do pote para ajudá-lo a lembrar o que plantou e use a tampa do pote como pratinho. Potes pequenos também economizam espaço, especialmente se você quer começar apenas com um ou dois tipos de plantas.