Está sentindo o cheirinho de café? Se você utiliza uma cafeteira elétrica, provavelmente deve ter em casa algumas caixinhas de filtro de café. Esses filtros servem para preparar o nosso queridinho de todos os dias, portanto são essenciais em casa!

O que muita gente não sabe é que existem diversas utilidades para o filtro de café além de preparar a bebida. Por exemplo, você já considerou utilizá-lo como porta-sorvete? Ou que eles são muito úteis para limpar gorduras?

Por isso separamos pra você 8 dicas para reinventar o uso do filtro de café no seu dia a dia. Aproveite!

Reinvente e recicle o filtro de café com estas 9 dicas incríveis! (Foto: penkanya/iStock)

Reinvente e recicle o filtro de café com estas 9 dicas incríveis! (Foto: penkanya/iStock)

1. Cubra a comida no micro-ondas

A maioria dos filtros de café é segura para uso no micro-ondas. Use-os para cobrir tigelas ou pratos e evitar respingos quando cozinhar ou assar no forno de micro-ondas. E, falando em micro-ondas, entenda como aproveitar ainda mais o aparelho com 5 dicas especiais – aproveite para usar o filtro de café em uma delas também!

2. Filtre os farelos de cortiça no vinho

Não deixe os farelos da rolha de cortiça arruinarem a degustação de um bom vinho. Se sua tentativa de abrir a garrafa resultar em farelos de cortiça flutuantes, basta despejar o vinho num filtro de café. Aliás, se você também está interessada em formas de aproveitar as sobras do vinho, apresentamos aqui 8 usos inteligentes para não desperdiçar nem uma gota!

3. Forre um coador

Se você reutiliza o óleo que sobrou de uma fritura, forre seu coador com um filtro de café para remover pequenas impurezas e restos de comida.

4. Sirva pipoca

Sirva cachorros-quentes, pipoca, doces e outros alimentos pegajosos em filtros de café. O filtro é uma embalagem perfeita que vai manter seus dedos limpos e facilitar a faxina, visto que absorve a gordura e os farelos ficam retidos nele.

5. Retenha os pingos de sorvete

Da próxima vez que as crianças implorarem por um picolé ou um sorvete, sirva-o com uma proteção contra pingos feita de filtros de café. Introduza o palito no centro de dois filtros e os pingos cairão no papel, não na criança nem no tapete.

Você SABIA?
O filtro de café foi inventado em 1908 por uma dona de casa de Dresden, na Alemanha. Melitta Bentz estava procurando uma maneira de coar uma xícara de café perfeita, sem aquele gosto amargo geralmente provocado pela fervura do pó na água. Ela decidiu tentar fazer um café filtrado, despejando água fervente sobre o café e filtrando o pó.

Melitta experimentou diferentes materiais até descobrir que o papel mata-borrão que seu filho usava na escola era a melhor opção. Ela cortou um pedaço do papel e colocou-o num recipiente de metal; nascia aí o primeiro filtro de café. Pouco tempo depois, Melitta e o marido, Hugo, fundaram a empresa que até hoje leva seu nome.

6. Limpe seus óculos

Da próxima vez que limpar os óculos, experimente usar um filtro de café. Os filtros de boa qualidade são feitos de papel 100% virgem, portanto, você pode usá-los para limpar os óculos sem deixar fiapos. Eles também podem ser utilizados com segurança para limpar espelhos e telas de monitor e televisão, assim como telas de telefone celular sem correr o risco de arranhar.

7. Crie um funil num instante

Corte a extremidade de um filtro para criar um funil num instante. Guarde alguns no carro e use-os para evitar respingos quando precisar completar o óleo do motor.

8. Proteja as frigideiras da ferrugem

Prolongue a vida dos seus utensílios de ferro fundido. Coloque um filtro de café dentro da frigideira quando ela não estiver em uso. Desse modo, o filtro absorve a umidade e evita a ferrugem.

9. Retenha a água da planta

Assim que trocar o vaso de uma planta, forre-o com um filtro de café para evitar que a água escorra pelo orifício do vaso. E já que estamos falando em cuidados de jardinagem, veja como evitar os erros mais comuns ao cuidar de plantas em casa.

10. Crie um purificador de ar

Encha um filtro de café com bicarbonato de sódio, feche-o torcendo o papel, e, como resultado, você acaba de criar um purificador de ar. Faça vários e coloque-os dentro de sapatos, em armários, na geladeira ou onde quer que sejam necessários.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!