Faça uma busca
|
Publicado em: 7 de novembro de 2018

7 formas de não beliscar entre as refeições

Beliscar guloseimas entre as refeições pode ter diversas motivações. Porém, esse hábito pode causar danos a sua saúde. Descubra como evitar.

Imagem: Deagreez/iStock
Perder a noção dos sinais de fome e satisfação naturais do corpo pode te levar a beliscar entre as refeições. Além disso, faz ganhar quilos que podem propiciar diabetes, doença cardíaca e outras doenças graves. Quando pesquisadores compararam o peso e os hábitos alimentares de mais de 4 mil pessoas, acharam um padrão consistente. Pessoas acima do peso beliscavam mais do que pessoas e peso normal. E se você belisca fast-food, inunda o corpo de gorduras trans e saturadas, excesso de sódio e açúcares e carboidratos refinados. Aliás, não é difícil fugir do fast-food, veja como. Com determinação, qualquer um pode consertar hábitos alimentares ruins e alcançar um peso saudável. Ao compreender os fatores psicológicos por trás do hábito, você descobrirá que existem outras escolhas além da comida que fornecerão o que precisa. Inclusive, prestando atenção aos sinais de fome e passando a fazer lanches saudáveis, você pode melhorar a nutrição. Além de perder peso, controlar desejos e evitar quedas de energia. Para que isso aconteça, siga o passo a passo a seguir. Seguindo corretamente você eliminará as gorduras trans e saturadas, o açúcar, os carboidratos refinados e o excesso de sódio da sua vida. Vamos a ele!

1 - Repreenda como sua fome funciona

Se você perdeu o controle sobre suas sensações de fome e saciedade, tente se segurar. Adie a refeição até que o seu estômago esteja realmente vazio e seu corpo esteja precisando de energia.

2 - Classifique o tamanho da sua fome

Na escala, 1 é "faminto e tonto"; 5 é "confortável"; e 10 é "tão cheio que estou enjoado". O objetivo dessa tabela é identificar o seu grau de saciedade e se alimentar somente quando se sentir com uma fome moderada. Ou seja, entre o 3 e o 5.

3 - Pare de comer antes de sentir-se cheio

Durante as refeições, não espere estar com o estômago estufado de comida para abandonar a mesa. Quando se sentir um pouco cheio, dê por encerrada a refeição. Dessa forma, você comerá menos e estará de fato com fome quando for comer novamente.

4 - Satisfaça a fome emocional da maneira certa

Beliscar demais muitas vezes está relacionado com estresse, tédio e mesmo tristeza. Se precisar de apoio psicológico, não recorra ao chocolate. Primeiramente, busque ajuda especializada. Em caso de tédio, tente fazer uma caminhada, mandar mensagens para um amigo ou sair um pouco para socializar. Expresse raiva, tristeza e outras emoções a um confidente, ou àquele que está desencadeando esses sentimentos.

5 - Dê um basta na comilança

Se beliscar é um mau hábito antigo, está na hora de eliminar os lanchinhos de todos os cômodos da casa. Mas, se você não consegue parar de mastigar ou beber, tente chicletes sem açúcar ou chás gelados. Veja algumas formas de substituir o mau hábito por hábitos alimentares mais sudáveis.

6 - Substitua por comida de verdade

Jogue fora salgadinhos, biscoitos e doces. Estoque frutas, hortaliças, biscoitos integrais, nozes e laticínios com baixo ou nenhum teor de gordura. Torne os lanches benéficos à saúde. Para que as frutas não estraguem, confira essas dicas de conservação.

7 - Planeje os lanches

Experimente frutas, mini-cenouras e tomates-cerejas. Para um lanche mais substancioso, tente biscoitos integrais. Sirva o lanche em um prato junto com um copo de água ou uma xícara de chá. Sente-se à mesa e aproveite o momento. Deixe esse mau hábito no passado. Tente regular a sua fome com horários determinados para cada refeição. No início não será fácil, mas não desista. Até lá, inclua petiscos saudáveis no cardápio e evite as gorduras e os açúcares. Veja algumas sugestões de como comer mais frutas no seu dia a dia.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close