Faça uma busca
|
Publicado em: 13 de março de 2020

8 exames simples para checar a saúde de seus animais de estimação

Você está preocupado com a saúde de seus animais de estimação? Confira oito exames simples que você pode fazer em casa!

Imagem: gurinaleksandr/Istock

Quem tem animais de estimação conhece bem as dores e as delícias. A preocupação com os bichinhos é constante, e nós os tratamos como se fossem verdadeiros bebês – e quem vai dizer que não são? Por isso, para amenizar a angústia e a preocupação hipocondríaca com eles, selecionamos oito passos para você verificar se o seu bichinho querido está bem.


1 . Seus animais de estimação estão em forma?

Passe as mãos sobre a caixa torácica do seu animal. Se não conseguir sentir as costelas, é sinal de que a alimentação de seu bichinho não está muito equilibrada. Em outras palavras: é bom tomar uma providência, pois ele está gordinho. Confira duas receitas de biscoitos caninos, fáceis e saudáveis.

2 . As orelhas de seus animais de estimação estão limpas?

A aurícula deve estar limpa, coberta com uma cera leve. Secreção amarronzada e fedorenta ou coceira intensa indicam sarna na orelha. Se o ouvido de seus animais de estimação são muito sensíveis, saiba como protegê-los de sons altos!

3 . Os olhos estão brilhantes?

Os olhos de seus animais de estimação devem estar sempre limpos. Além disso, não devem apresentar vermelhidão, secreções, nem irritação visível, que são sintomas de conjuntivite.

4 . O hálito de seus bichinhos está aceitável?

Em perfeita saúde, os animais de estimação têm dentes brancos e bons, sem excesso de tártaro e gengivas rosadas ou pretas. 

5 . A pelagem de seus animais de estimação está brilhante?

A pelagem do animal deve ser lisa, macia e sedosa, sem caspa nem feridas na pele. A perda anormal de pelo, as lesões de pele e as áreas carecas são todas sinais de alerta (de vários problemas, inclusive pulgas).

6 . Seus bichinhos comem regularmente?

O animal belisca a comida, nunca parece esvaziar o prato ou bebe água em excesso? Consulte o veterinário.

7 . Eles apresentam boa digestão?

As fezes devem ser normais (marrons e bem formadas) e regulares (uma ou duas vezes por dia). Se elas não estiverem assim,vale consultar um veterinário também!

8 . Seus animais de estimação são animados?

Seu animal é atento? Movimenta-se? Está sempre disposto a passeios ou brincadeiras? Melhor impossível! Isso significa que ele está feliz – e você também deve estar. Afinal de contar, ter um bichinho de estimação é tudo de bom, traz mais alegria para sua casa e ainda podem prolongar seu tempo de vida.

Olá ou bocejo?

Seu cachorro boceja para você? Ele não está entediado nem necessariamente com sono. Está imitando você. De acordo com um estudo recente realizado por cientistas da Universidade de Tóquio, bocejar é um comportamento que o cão adquire com o dono. Como melhor amigo do homem, os cães ajustam a sua conduta à do dono, e essa demonstração de empatia revela o vínculo emocional entre os dois. Para deixar seus animais de estimação ainda mais felizes confira essas 13 dicas imperdíveis!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close