7 dicas para conhecer o mundo caminhando

Caminhar é a melhor forma de conhecer um lugar novo e traz inúmeros benefícios para você e para o mundo. Veja nossas dicas para conhecer o mundo a pé!

Redação | 9 de Dezembro de 2019 às 20:00

jacoblund/iStock -

Não importa onde você esteja, caminhar é sempre a melhor forma de conhecer um lugar novo. Você vai descobrir pontos turísticos e atrações que você provavelmente não veria dentro de um carro, além contemplar e se reconectar com a natureza. Além disso, você ainda contribui para um mundo com menos emissão de combustível e uma vida mais sustentável.

E os benefícios não param por aí. Caminhar pelo mundo também faz incrivelmente bem ao seu corpo e a sua saúde. Por exemplo, a caminhada reduz o estresse e o risco de problemas cardíacos, além de fortalecer a musculatura e ajudar a prevenir a osteoporose. 

Sabemos que a experiência pode parecer difícil e desafiadora no início. No entanto, com um bom guia turístico em mãos e essas 7 dicas em mente, a sua aventura tem tudo para dar certo. Por isso, anote cada uma delas e não pense duas vezes na sua próxima viagem: saia por aí a pé!

7 dicas para conhecer o mundo caminhando

1. Informe-se sobre a distância

Quem estiver interessado em se juntar a uma excursão deve se informar das distâncias que percorrerá a pé. As excursões vão desde caminhar um ou dois quilômetros pelas ruas de uma cidade até caminhadas que cobrem grandes distâncias. Assim, informe-se com antecedência para não ultrapassar seus limites. Sites como o Google Maps podem ajudar.

2. Conheça o tipo de terreno onde irá caminhar

Antes de sair por aí, é fundamental saber se o caminho a ser percorrido conta com ladeiras, estradas ou escadarias, por exemplo. Isso vai te ajudar a escolher as roupas, os calçados e a alimentação mais adequada para o percurso, além de evitar surpresas desagradáveis.

3. Escolha calçados adequados para caminhar

Seus calçados devem ser confortáveis, resistentes, leves e com bom apoio para os tornozelos. O calçado deve dar estabilidade ao pé, ao tornozelo e à perna, apoiando o calcanhar.

4. Compre seu calçado com antecedência

Compre seu calçado pelo menos seis semanas antes da viagem. Assim você terá tempo de se acostumar a ele gradualmente e evite bolhas durante as caminhadas.

Tênis são a melhor opção de calçado para caminhar. (Foto: Aleksandra Selivanova/iStock)

5. Pratique

Apenas a força de vontade e o entusiasmo não bastarão. Quando foi a última vez que você caminhou 18 km em um único dia? Por isso, antes de entrar numa excursão, faça um teste em terreno semelhante ao que irá enfrentar.

6. Informe-se sobre a carga que terá de levar

Se o seu objetivo é conhecer a cidade onde ficará hospedado, você poderá deixar as coisas no hotel. Desse modo, você precisará carregar apenas uma mochila leve, água, uma câmera e talvez um lanche. No entanto, em caso de trilhas ou excursões de caminhadas longas de um local para outro, talvez você precise carregar toda a sua bagagem. Portanto, programe-se.

7. Cuide dos pés após a caminhada

Enfim, depois de um dia de caminhada ou um passeio cansativo, mergulhe os pés fatigados em água morna e lavanda. Se tiver bolhas, aplique uma compressa de óleo de lavanda no local. Isso fará a bolha diminuir e as propriedades antibacterianas da planta ajudarão a prevenir infecções.

Ficou empolgado, mas ainda não sabe qual será o seu próximo destino? Veja 15 opções de destinos para a sua viagem de fim de ano.