Se suas refeições são compostas por legumes e frutas, ao lado de porções pequenas de leguminosas, grãos integrais e gorduras boas, você está cultivando um segredo importante para a longevidade: menos calorias. O essencial é escolher os alimentos certos nas porções certas. Desse modo você não precisará restringir a quantidade de comida, sentir fome e nem contar calorias.

Para uma meta de alimentação saudável e com poucas calorias, frutas e legumes devem ser pelo menos metade do que você come. Veja como inserir esse plano no seu cardápio diário.

Coma cereais sem açúcar

Optando por cereais sem açúcar você saboreará uma porção maior de grãos integrais com menos calorias. Além disso, pode adicionar frutas picadas para dar mais sabor. Para ajudar a ingerir mais alimentos integrais, veja essas dicas.

Comece o almoço com uma salada

Uma salada grande contém várias porções de legumes, satisfaz e tem ótimo sabor. Portanto, comece com alface, cubra-a com tomates picados, cenoura ralada, pepinos e pimentões. Você pode acrescentar também: abobrinha, cogumelos, cebola, ervas frescas, aipo e repolho. Em seguida, adicione um molho sem gordura, um pouco de maionese light ou uma colher (sopa) de vinagrete feito com azeite de oliva.

Jante sopa de legumes

Pesquisas mostram que os sensores de satisfação do corpo são ativados quando uma comida é feita com água. Pense em uma canja de galinha com pouca gordura, com cenoura, tomate, cebola e vagem. Se você não tem tempo, faça uma sopa de legumes semipronta – com baixo teor de sódio – e acrescente seus temperos e legumes favoritos.

Mantenha na geladeira uma porção de frutas picadas

Pesquisadores afirmam que frutas picadas mantêm nutrientes importantes por quase uma semana. Além disso, é fácil e delicioso abrir a porta da geladeira e saborear pedaços das suas frutas preferidas. Frutas são boas opções a qualquer hora do dia!

Se estiver com fome, coma algo substancioso e rico em fibras

Você prefere comer pequenos amendoins ou uma maçã inteira? Ambos são lanches saudáveis. No entanto, o tamanho da maçã a torna mais satisfatória e atraente. Às vezes, tudo o que queremos é comer – e comer e comer mais. Portanto, mantenha à mão alguns alimentos nutritivos e com poucas calorias que você goste.

Escolha bebidas sem calorias

Água, com ou sem gás, com gotas de suco de limão, chá gelado ou quente são ótimas escolhas. Afastar-se de bebidas adoçadas pode evitar que você consuma centenas de calorias vazias por dia.

Coma frutas na sobremesa

Preste atenção a produtos diferentes das suas escolhas normais e procure algo novo. Se, por exemplo, você não compra frutas vermelhas, romãs ou figos por causa do preço, tente comprá-los. Mas, caso você compre apenas um tipo de fruta, teste dois ou três e planeje uma bela salada de frutas. Afinal, você não gastará dinheiro em balas e chocolates.

Mude suas prioridades

As pessoas adoram sobremesas ricas em calorias e com poucos nutrientes, como bolos com algumas cerejas em calda. Da próxima vez que estiver preparando uma sobremesa, faça o contrário. Torne as cerejas frescas a base da sua sobremesa e decore com um biscoito, bolinho ou um quadradinho de chocolate amargo de boa qualidade. Veja algumas receitas deliciosas de bolinhos e biscoitos.

Legumes e frutas contêm vários nutrientes, como antioxidantes, vitaminas e fibras. Além disso, não possuem gordura, carboidratos refinados e aditivos artificiais que causam perda de memória, cansaço e doenças graves. Experimente mudar seus hábitos alimentares e ganhe mais qualidade de vida.