Unhas bem-tratadas são um belo cartão de visitas. Por outro lado, unhas descamadas e cutículas secas causam péssima impressão. Quanto às micoses nas unhas do pé, bem, possivelmente suas lindas sandálias terão de ficar no armário. Mas se você esconde unhas, será uma felicidade descobrir estes remédios básicos. Descubra-os no armário da cozinha e deixe suas unhas fortes e bonitas para exibi-las quando quiser.

Aproveite e saiba o que as unhas podem nos dizer sobre a nossa saúde!

Ridofranz/iStock

Lambuze mãos e cutículas

Aplicações frequentes de hidratantes evitam a aparência áspera das cutículas e unhas quebradiças. Mantenha um creme para as mãos em locais estratégicos: ao lado da pia do banheiro, próximo à banheira ou ao chuveiro, na bolsa ou no carro, perto de sua cadeira favorita e na mesinha de cabeceira. Com ele à vista, será mais fácil lembrar de se lambuzar várias vezes ao dia.


a_namenko/iStock

Nutra as unhas de dentro para fora

Se suas unhas estão quebradiças e descamando, experimente acrescentar ácidos graxos ômega-3 à alimentação. Eles são encontrados em alimentos como peixe gorduroso em lata, nozes e castanhas, linhaça moída na hora e óleo de linhaça. Algumas porções semanais de salmão, sardinha ou cavala contribuem para unhas mais saudáveis. Se você não costuma comer peixe, tome uma colher de sopa de óleo de linhaça por dia (use no lugar de outros óleos no molho da salada) ou salpique duas colheres de sopa de linhaça moída na hora sobre os cereais ou outro alimento do dia a dia.


Yoyochow23/iStock

Antes de dormir: hidrate!

Esfregue as unhas secas ou quebradiças com vaselina ou azeite de oliva para manter a umidade no local e também sob as unhas. Em seguida, calce um par de luvas finas de algodão antes de deitar.


vladans/iStock

Apare as unhas encravadas do pé

Se as unhas não forem cortadas de forma reta, ou os sapatos apertam, o resultado é uma dolorosa unha encravada. Para obter alívio, encha um balde de 20 litros com 7,5 litros de água quente. Adicione um punhado de sal de Epsom e misture até dissolver. Mantenha o pé com problema em imersão por 15 a 20 minutos todos os dias. A água quente amolece a pele ao redor da unha encravada e o sal de Epsom combate a infecção e reduz o inchaço.