Faça uma busca
|
Publicado em: 27 de janeiro de 2020

Descubra como ter unhas fortes e sempre saudáveis

Solucione com estas ações simples e eficazes problemas comuns nas unhas dos pés e das mãos

Imagem: Foremniakowski/iStock
Publicidade


Unhas bem-tratadas são um belo cartão de visitas. Por outro lado, unhas descamadas e cutículas secas causam péssima impressão. Quanto às micoses nas unhas do pé, bem, possivelmente suas lindas sandálias terão de ficar no armário. Mas se você esconde unhas, será uma felicidade descobrir estes remédios básicos. Descubra-os no armário da cozinha e deixe suas unhas fortes e bonitas para exibi-las quando quiser.

Aproveite e saiba o que as unhas podem nos dizer sobre a nossa saúde!

  • Ridofranz/iStock

    Lambuze mãos e cutículas

    Aplicações frequentes de hidratantes evitam a aparência áspera das cutículas e unhas quebradiças. Mantenha um creme para as mãos em locais estratégicos: ao lado da pia do banheiro, próximo à banheira ou ao chuveiro, na bolsa ou no carro, perto de sua cadeira favorita e na mesinha de cabeceira. Com ele à vista, será mais fácil lembrar de se lambuzar várias vezes ao dia.


  • a_namenko/iStock

    Nutra as unhas de dentro para fora

    Se suas unhas estão quebradiças e descamando, experimente acrescentar ácidos graxos ômega-3 à alimentação. Eles são encontrados em alimentos como peixe gorduroso em lata, nozes e castanhas, linhaça moída na hora e óleo de linhaça. Algumas porções semanais de salmão, sardinha ou cavala contribuem para unhas mais saudáveis. Se você não costuma comer peixe, tome uma colher de sopa de óleo de linhaça por dia (use no lugar de outros óleos no molho da salada) ou salpique duas colheres de sopa de linhaça moída na hora sobre os cereais ou outro alimento do dia a dia.


  • Yoyochow23/iStock

    Antes de dormir: hidrate!

    Esfregue as unhas secas ou quebradiças com vaselina ou azeite de oliva para manter a umidade no local e também sob as unhas. Em seguida, calce um par de luvas finas de algodão antes de deitar.


  • vladans/iStock

    Apare as unhas encravadas do pé

    Se as unhas não forem cortadas de forma reta, ou os sapatos apertam, o resultado é uma dolorosa unha encravada. Para obter alívio, encha um balde de 20 litros com 7,5 litros de água quente. Adicione um punhado de sal de Epsom e misture até dissolver. Mantenha o pé com problema em imersão por 15 a 20 minutos todos os dias. A água quente amolece a pele ao redor da unha encravada e o sal de Epsom combate a infecção e reduz o inchaço.


  • Amy_Lv/iStock

    Trate as micoses das unhas dos pés com óleo de melaleuca

    A aplicação de óleo de melaleuca a 100% por no mínimo três meses é tão boa na exterminação do fungo quanto um creme antimicótico convencional. No estudo, 60% dos dois grupos erradicaram completa ou parcialmente seus sintomas. Uma ou duas vezes por dia – todos os dias –, aplique uma gota ou duas de óleo essencial de melaleuca à unha sem esmalte. Tenha o cuidado de não aplicar o óleo à pele, pois quando não é diluído pode causar irritação. Use óleo essencial de melaleuca 100% puro; os produtos que contêm somente uma pequena quantidade de óleo não surtirão efeito.


  • surasak tapanavongvet/iStock

    Outra solução para acabar com a micose!

    Misture partes iguais de água morna, vinagre e enxaguante bucal com 1 colher de sopa de canela em pó. Mergulhe o pé, enxague e polvilhe farinha de milho. Não há garantias de que o fungo não vai voltar, mas você pode controlá-lo sem remédios caros.


  • artisteer/iStock

    Invista nos suplementos

    Vários suplementos podem ser usados para fortalecer as unhas. Podem ser necessárias cerca de oito semanas de tratamento para os resultados serem notados. A biotina e outras vitaminas do complexo B têm um efeito sinérgico que ajuda o corpo a produzir queratina e outras proteínas necessárias para desenvolver unhas fortes.


  • Frederick Medina/Unsplash

    O que é proibido para as unhas

    Esmaltes de unha com secagem rápida

    Eles poupam tempo, mas à custa das suas unhas. A maioria dessas fórmulas contém formaldeído e álcool em quantidade superior à dos esmaltes normais, e ambos causam ressecamento e enfraquecem as unhas. Para uma secagem rápida e natural, faça o seguinte: encha parte da pia do banheiro com cubos de gelo, em seguida complete com água fria. Depois de cada camada de esmalte, mergulhe as unhas úmidas na água fria por um ou dois minutos. Elas estarão milagrosamente secas ao sair.


  • Natkinzu/iStock

    O que é proibido para as unhas

    Unhas postiças

    Podem parecer uma dádiva para as mulheres com problemas de unhas fracas, moles e quebradiças, e também para aquelas que têm o hábito de roer as unhas. O problema é que as unhas postiças propiciam o crescimento de fungos. E mais: quando as unhas postiças são coladas sobre as verdadeiras, a lacuna formada entre elas serve de terreno fértil ao desenvolvimento de uma dolorosa infecção bacteriana. Portanto, esqueça as unhas postiças, por mais que você sonhe com unhas longas e elegantes.


  • Madeleine_Steinbach/iStock

    Receitas para unhas saudáveis

    Óleo nutritivo e aromaterapêutico para cutículas

    Os óleos essenciais contidos nesta mistura amaciante e nutritiva ajudam a conter cutículas irregulares e quebradiças. O óleo de melaleuca (tea tree) é comprovadamente eficaz no combate a fungos, ao passo que a lavanda tem ação anti -inflamatória e curativa. Os óleos de abacate e jojoba podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, mas você pode usar azeite de oliva em substituição a um deles ou aos dois.


  • ALLEKO/iStock

    Ingredientes

    • 1 colher (sopa) de óleo de jojoba
    • 1 colher (sopa) de óleo de abacate
    • 10 gotas de óleo essencial de lavanda
    • 10 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree)

  • undefined undefined/iStock

    Como preparar

    1. Despeje os óleos de jojoba e abacate numa garrafa pequena de vidro escuro, que ajudará a conservar o óleo.

    2. Adicione os óleos essenciais de melaleuca e de lavanda, feche a tampa e agite até misturar tudo.

    3. Antes de usar o óleo para cutículas, agite bem a garrafa e então massageie as unhas e cutículas com algumas gotas. Use diariamente para amaciá-las e evitar que arrebentem.


  • Roxiller/iStock

    Receitas para unhas saudáveis

    Tratamento duplo para fungos nas unhas

    O tomilho e o óleo de melaleuca (tea tree) exterminam as infecções fúngicas. A lavanda é amaciante e curativa. Faça esta imersão várias vezes por semana, em seguida adote o regime de óleo aromaterapêutico da receita anterior. O segredo deste tratamento é regularidade e paciência: é preciso fazer este duplo tratamento regularmente por no mínimo 3 meses para se ver livre dos fungos.


  • Duncan_Andison/iStock

    Ingredientes

    • 2 colheres (chá) de tomilho seco
    • 10 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree)
    • 10 gotas de óleo essencial de lavanda

  • Erstudiostok/iStock

    Como preparar

    Deixe o tomilho em infusão, tampado, numa xícara de água fervente por 15 minutos antes de coar. Deixe esfriar e misture o óleo essencial de lavanda e de melaleuca. Mergulhe as unhas afetadas no líquido por 15 minutos duas vezes ao dia.


  • Antonio_Diaz/iStock

    Quando procurar o médico

    A menos que haja razões para suspeitar de uma deficiência nutricional subjacente, de modo geral, os problemas relacionados às unhas são de natureza cosmética, não uma questão de saúde. No que diz respeito às micoses das unhas, o fungo é persistente, e a eliminação intrínseca pode levar meses ou até anos. Se o tratamento em duas etapas com imersão e aplicação de melaleuca (tea tree) não solucionar o problema no mínimo três meses após uso regular e criterioso, consulte seu médico para buscar alternativas.


fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close