Faça uma busca


Já tem cadastro? Faça login aqui.
Artigo exclusivo para assinantes!
Cadastre-se para continuar lendo!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 14 de julho de 2020

Descubra como fazer seu spa em casa e dê adeus à pele ressecada

Dermatologistas e influenciadoras dão dicas de como manter a beleza da pele em casa de forma simples e prazerosa. Confira!

Imagem: Olesia Bekh/iStock

Carência de sol, rotina invertida e mudança de hábitos alimentares são apenas alguns efeitos da quarentena que podem causar problemas à pele. Por isso, em tempos de confinamento, tratar bem do corpo (e de certa forma, da mente) é essencial. E uma boa rotina de skincare tem papel importante nisso.

Estipulando uma rotina de skincare

Açai ajuda na pele
(Imagem: Voyagerix/iStock/iStock)

A rotina de cuidados com a pele (ou “skincare”) já é algo incorporado no dia a dia da estilista e produtora de conteúdo Laryssa Alarcon, 22, que começou a dar atenção à pele ainda criança, por causa do histórico familiar de problemas.

Ela afirma que, desde que entrou em regime de isolamento por causa da pandemia do novo coronavírus, redobrou os cuidados.

“Aprimorei o que eu já fazia”, diz ela. “Tinha uma rotina mais rápida por causa da agitação do dia a dia, mas agora tenho mais tempo para seguir cada etapa do meu ‘skincare’, de uma forma mais elaborada.”

10 dicas que você precisa conferir para ter uma pele saudável!

Com receitas naturais e cosméticos, Alarcon tem uma skincare regrada. Quando acorda, usa sabonete, rolo massageador, água termal e hidratantes específicos para a região dos olhos, bochechas e boca, finalizando com filtro solar fator 60.

Também costuma comer uma banana todos os dias e reutilizar a casca (antes de escurecer) para passar na pele limpa, evitando olheiras e securas. À noite, ela retira o protetor solar com sabonete neutro e refaz o “ritual de beleza” diurno, usando um ácido para as regiões oleosas.

Além disso, uma vez por semana, ela se dedica a uma limpeza mais profunda e cria o seu próprio spa em casa: dilata os poros aproximando-os de uma tigela de água quente, esfolia rosto, cotovelos e pernas com café e mel, e fecha os poros com uma pedra de gelo. Além disso, ainda embebe seu “cotton pad” (“algodão” de crochê, reutilizável) em chá de camomila, e passa no rosto para retirar a vermelhidão.

“Me sinto bem, é um momento que tiro para cuidar de mim. Não é nenhum peso. Vejo bastante diferença quando sigo essa rotina, mas preciso fazer em dias espaçados.”

Sem tempo? Experimente a “rotina mínima de skinkcare”

skincare, pele saudavel, pele ressecada
(Foto: SeventyFour/iStock)

A dermatologista Juliana Toma afirma não ser necessário seguir um passo a passo complexo para manter a saúde da pele.

“Sua pele é capaz de limpar, curar e até se regenerar. Mas, quão eficaz é, depende de quão bem você se importa com ela de manhã e à noite”, afirma. “A hidratação é a chave em qualquer rotina de cuidados com a pele.”

Como “rotina mínima”, ela sugere lavar o rosto duas vezes ao dia com sabão neutro e água “morna para fria”, secando depois uma toalha limpa. Em seguida, usar um hidratante leve com filtro solar de filtro 30 ou maior. Se a pele estiver seca, é recomendável passar um hidratante antes.

Confira um guia de cuidados caseiros para pele muito seca!

“Limpar, tonificar e hidratar é a rotina mais básica que se deve seguir. E acrescentar a isso a etapa de esfoliação, que deve ser realizada pelo menos uma vez por semana, dependendo do seu tipo de pele”, diz Toma.

Utilize máscaras faciais em seu skincare

presente Dia das Maes
(Imagem: stefanamer/iStock)

Máscaras faciais também são bem-vindas, e Alarcon sugere algumas que ela mesma cria em casa ou compra em lojas de produtos naturais. São máscaras de carvão preto, argila verde, ou de uma mistura de abacate, iogurte natural e mel.

Confira algumas sugestões de máscaras faciais caseiras para peles ressacada e outras!

Mas, mais importante do que escolher qual delas fazer, é preciso estabelecer uma rotina para não cair no sedentarismo.

A empresária e influenciadora Alice Salazar, 36, alerta que o período de quarentena é propício para que as pessoas relaxem os cuidados.

“Quanto mais em casa ficamos, mais temos preguiça. Só que, quanto mais inerte, menos vontade temos de se cuidar.”

A dica dela é estabelecer uma skincare e usar produtos práticos. Não adianta, por exemplo, comprar diversos produtos com funções diferentes e que não precisariam incorporar a sua rotina de beleza.

A pele é um reflexo de nossa saúde

skincare, pele saudavel, pele ressecada
(Imagem: nensuria/iStock)

“É importante a pessoa ter em mente o que vai usar, e não comprar um monte de coisa, sem nem saber para que realmente servem. Se complicar muito o ‘skincare’, ninguém vai querer fazer.”

Ela conta que, hoje, sua rotina consiste em usar um sabonete demaquilante de aloe vera durante o banho, seguido de protetor solar. À noite, ela usa novamente sabonete, além de, água micelar, sérum e hidratante.

Como nada em exagero é bom, a dermatologista Juliana Toma recomenda não exagerar na limpeza da pele ao longo do dia, para evitar que óleos naturais fiquem em falta. Além disso, banhos quentes e prolongados devem ser evitados. A dermatologista também aponta que é importante dormir por volta de oito horas por noite e beber cerca de 2 litros de água por dia, e consumir alimentos orgânicos e frescos, de preferência, evitando fast-food.

“Nossa pele é reflexo de nossa saúde geral. A alimentação é importante para uma pele hidratada. Não há necessariamente um alimento que vá fazer isso, mas é indicado que haja variedade na alimentação, para não haver carência ou excesso”, completa o dermatologista Werick França.

Para uma pele saudável, atente-se para o sol!

skincare, pele saudavel, pele ressecada
(Imagem: SementsovaLesia/iStock)

O sol também é um agente na hora do cuidado com a pele. Juliana Toma alerta que, mesmo durante a quarentena, é preciso repor a Vitamina D com 30 minutos de exposição diária ao sol – evitando o pico das 11h às 14h – com as pernas, braços e antebraços descobertos.

A vitamina, segundo os dois profissionais, ajuda a dormir melhor, reduz o estresse, estimula o sistema autoimune e, além disso, produz ossos mais fortes.

Alarcon afirma que começou a, inclusive, tomar mais sol durante a quarentena. “Antes fugia do sol, para não suar na rua. Mas, em casa, eu consigo ter esse momento com minha cachorra, Zara. Presto mais atenção à quantidade de água que estou bebendo, e sei exatamente o quanto preciso beber por dia. Já sinto no corpo, e espero continuar com esses hábitos quando a vida voltar ao normal.”

Mesmo quem fica dentro de casa precisa manter o uso do protetor solar. A dermatologista avisa que janelas não filtram os raios UVA, que colaboram para o envelhecimento precoce da pele e podem causar câncer, além de penetrarem mais profundamente em nossa pele que os raios UVB. O dermatologista Werick França ainda afirma que, se possível, é bom que o protetor contenha cor.

BEATRIZ VILANOVA || FOLHAPRESS

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados