Faça uma busca
Casa & Decoração

6 dicas para controlar os gastos no Natal

Saiba como evitar que a época de Natal se torne uma corrida desenfreada de gastos e desperdício.

Escrito por:

Revista Seleções

Redator
natal
Ivanko_Brnjakovic/iStock
Publicado em: Última atualização:

Todo Natal é o mesmo corre-corre. Festas com a família, com os amigos, com os colegas de trabalho. E os presentes? Ainda que os grupos optem por fazer amigo oculto (ou amigo secreto), são tantas confraternizações e presentes que acabamos perdendo o controle do cartão de crédito e gastando muito.

Também tem a ceia de Natal, a árvore, a decoração da casa e da mesa e as roupas novas. Assim, quase sempre o 13º salário vai embora sem que a gente nem sequer perceba. Mas não precisa ser assim. Com organização, planejamento e conhecimento de algumas técnicas para pagar menos, você consegue gastar pouco e curtir as festas sem se preocupar com dívidas.

Economia no Natal: mude o seu comportamento

Além disso, uma mudança no seu pensamento pode fazer toda a diferença. Por exemplo, você é do tipo de pessoa que faz de tudo para impressionar seus convidados e gasta uma quantia desnecessária com enfeites e roupas caras? Ou você é daquele tipo que todo ano quer comprar algo novo só para não repetir um sapato ou objeto de decoração já utilizados em anos anteriores por vergonha?

É importante pensar nisso antes de partir para o shopping. Que tal adotar uma mentalidade mais econômica e comprar roupas em um bazar ou até customizar o que você já tem no guarda-roupa? Ou fazer um orçamento e se manter fiel a ele comprando presentes criativos e acessíveis? O Natal é uma festa bonita, porém passageira, que acontece apenas uma vez ao ano. Então, para que investir tanto do seu suado dinheiro em algo que vai durar só dois dias? Pode parecer difícil, mas é muito mais simples do que você imagina.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos aqui seis sugestões para economizar com os gastos de Natal. Depois, você pode usar as economias para um projeto especial, para investir no Tesouro Direto ou começar a planejar aquela viagem dos seus sonhos para curtir as férias. Confira!