Todo Natal é o mesmo corre-corre. Festas com a família, com os amigos, com os colegas de trabalho. E os presentes? Ainda que os grupos optem por fazer amigo oculto (ou amigo secreto), são tantas confraternizações e presentes que acabamos perdendo o controle do cartão de crédito e gastando muito.

Também tem a ceia de Natal, a árvore, a decoração da casa e da mesa e as roupas novas. Assim, quase sempre o 13º salário vai embora sem que a gente nem sequer perceba. Mas não precisa ser assim. Com organização, planejamento e conhecimento de algumas técnicas para pagar menos, você consegue gastar pouco e curtir as festas sem se preocupar com dívidas.

Economia no Natal: mude o seu comportamento

Além disso, uma mudança no seu pensamento pode fazer toda a diferença. Por exemplo, você é do tipo de pessoa que faz de tudo para impressionar seus convidados e gasta uma quantia desnecessária com enfeites e roupas caras? Ou você é daquele tipo que todo ano quer comprar algo novo só para não repetir um sapato ou objeto de decoração já utilizados em anos anteriores por vergonha?

É importante pensar nisso antes de partir para o shopping. Que tal adotar uma mentalidade mais econômica e comprar roupas em um bazar ou até customizar o que você já tem no guarda-roupa? Ou fazer um orçamento e se manter fiel a ele comprando presentes criativos e acessíveis? O Natal é uma festa bonita, porém passageira, que acontece apenas uma vez ao ano. Então, para que investir tanto do seu suado dinheiro em algo que vai durar só dois dias? Pode parecer difícil, mas é muito mais simples do que você imagina.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos aqui seis sugestões para economizar com os gastos de Natal. Depois, você pode usar as economias para um projeto especial, para investir no Tesouro Direto ou começar a planejar aquela viagem dos seus sonhos para curtir as férias. Confira!

Estradaanton/iStock

1. Compre sem sair de casa

A internet é excelente para encontrar promoções, comparar preços e comprar seus presentes. Mas não deixe para a última hora. Se você quer garantia de receber os presentes a tempo, tente fazer os pedidos de Natal com o máximo de antecedência possível.


Kritchanut/iStock

2. Monte uma árvore de Natal pequena

Você não precisa de uma árvore de Natal gigantesca e cara para mostrar que é tempo de festa. Uma árvore pequena, colocada em uma mesa vale tanto quanto uma árvore grande. Ou ainda dispense o uso da árvore e pendure seus enfeites e correntes em galhos recobertos com spray branco e metálico. Pinhas igualmente recobertas, presas com fita colorida, tornam-se enfeites bonitos e econômicos. Para evitar que as correntes se quebrem e você não tenha de comprar de novo, guarde os enfeites em caixas de ovos.


Nastco/iStock

3. Use o serviço de carta social

Enviar mensagens natalinas para os amigos e parceiros de trabalho nunca sai de moda. E elas podem ser eletrônicas, sem custo.

Mas para os mais tradicionais, que fazem questão da mensagem impressa, o correio brasileiro oferece um serviço chamado Carta Social, que visa a estimular o envio de cartas de pessoa física para pessoa física.

O preço da postagem é de R$ 0,01, mas observe o peso da carta: não pode ultrapassar 10 gramas. Para utilizar o serviço, basta colocar seu cartão num envelope comum e escrever Carta Social, na frente, no canto inferior esquerdo, acima das quadrículas reservadas à indicação de CEP.


StockRocket/iStock

4. Economize na embalagem

Não gaste uma fortuna na embalagem. Lembre-se de que ela vai para o lixo assim que o presente for aberto. Papel branco liso, decorado com caneta hidrográfica, tem ótima aparência, e a fita “plástica” vendida na papelaria é muito mais cara do que a fita “verdadeira” que se compra, a metro, no balcão da papelaria do seu bairro. Para realçar a aparência, escolha uma fita com borda dourada ou prateada e, simplesmente, amarre-a ao redor do presente embrulhado em papel de seda.

Para embrulhar presentes pequenos, retalhos de tecido dão um toque incomum e decorativo. Quanto às etiquetas de presente, faça as suas próprias, com cartão ou papel de embrulho. Para um acabamento profissional, faça um furo de maneira a poder passar a fita, usando o furador de papel.