Hoje se sabe que o estresse excessivo tem um efeito negativo tanto para a saúde mental como a física. Porém, é muito mais difícil se “desligar” dos problemas após um dia cansativo. É por isso que técnicas como meditação e automassagens podem promover o relaxamento, acalmar a mente e aumentar o bem-estar físico.

Você é vítima do estresse excessivo?

Às vezes é difícil notar o quanto o estresse está afetando nossa saúde. Se você apresenta um destes sintomas, o corpo pode estar dizendo que é hora de agir:

  • Resfriados e dores de garganta frequentes
  • Insônia ou sono agitado
  • Dores de cabeça ou coluna
  • Sensação de fadiga constante
  • Palpitações no coração
  • Problemas de pele
  • Alterações no humor, súbitas explosões emocionais, hostilidade
  • Distúrbios estomacais e digestivos
  • Maior consumo de álcool ou de calmantes

Caso algum desses sintomas atrapalhe muito o seu cotidiano, consulte um profissional de saúde.

Conheça as técnicas de relaxamento abaixo e afaste o estresse:

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1. Meditação

A meditação tem efeito calmante no corpo e na mente: baixa a frequência cardíaca, reduz a pressão arterial, e aumenta o fluxo sanguíneo até o cérebro.

  1. Sente-se de pernas cruzadas num local onde você não seja perturbado. Feche os olhos e respire profunda e lentamente.
  2. Acalme a mente e afaste todos os pensamentos. Para isso, concentre sua atenção num objeto, como a chama de uma vela ou uma flor no jarro, na respiração ou num som como o “Om”, que você pode pronunciar baixinho.
  3. Permaneça em relaxamento por 2 ou 3 minutos (aumente o tempo para 20 minutos à medida que se sentir mais confortável com a prática). Concentre-se no objeto escolhido.
  4. Quando a mente vagar, basta retornar a atenção para o objeto. Isso fica mais fácil com a prática, portanto não desanime!

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2. Relaxamento muscular

Por causa da vida agitada, muitos de nós acabou esquecendo a sensação do verdadeiro relaxamento muscular. Experimente-a com este exercício simples:

  1. Deite-se de costas no chão ou na cama, com um travesseiro sob os joelhos para sustentar a lombar, e um travesseiro bem fino sob a cabeça. Relaxe nesta posição por alguns minutos.
  2. Nos 10 minutos seguintes, contraia e solte por três vezes cada um dos principais grupos musculares. Comece com os pés e avance até a cabeça na seguinte ordem: panturrilhas, coxas, nádegas, abdome, peito, costas, mãos, braços, ombros, pescoço e rosto.
  3. Contraia cada músculo por 3 segundos, depois relaxe lentamente a tensão. A cada relaxamento sucessivo, você poderá relaxar os músculos um pouco mais.
  4. Descanse por 5 minutos, desfrutando da sensação de relaxamento profundo. Ao levantar-se, faça-o aos poucos para evitar tonteiras; depois movimente-se, a princípio, bem devagar.

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3. Acupressão feita por você

Esta técnica é apelidada de “acupuntura sem agulhas”, pois utiliza o dedo para estimular “acupontos” ao longo do corpo. Além disso, ela pode ser usada para aliviar discretamente a tensão na mesa do trabalho ou dentro do ônibus na volta para casa.

  1. Com os dedos, massageie em movimentos circulares do centro do rosto para fora.
  2. Sempre que encontrar uma reentrância na estrutura óssea, firme os dedos no ponto e trabalhe-o por vários segundos, aplicando uma leve pressão.

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4. Massagem do couro cabeludo

Experimente esta técnica se uma dor de cabeça ameaçar chegar ou se você estiver tenso. Parece meio bruto, mas é eficaz.

  1. Segure um punhado de cabelo junto ao couro cabeludo e aperte e solte o punho várias vezes.
  2. Sem soltar o cabelo, movimente o punho para trás e para a frente, sentindo o couro cabeludo mover-se sobre o crânio.
  3. Repita por toda a cabeça