Qual a importância de acordar com calma?

Nossa saúde é a combinação de diferentes fatores, e o sono é um dos principais!

André Messias | 25 de Agosto de 2023 às 11:39

Dormir bem e acordar com calma são dois processos fundamentais para uma vida mais saudável. - Imagem: Olezzo/iStock

Ouço muitas pessoas reclamarem que acordam quebradas, destruídas, e até mesmo como se um caminhão tivesse passado por cima, isso é péssimo! Sempre digo que precisamos acordar melhor do que fomos dormir. Da mesma forma que muitas pessoas colocam o celular para carregar enquanto dormem, é, ou deveria ser, o mesmo processo com nosso organismo: acordar bem, com a energia carregada e com mente e organismos preparados para o que virá. Vale sempre lembrar: a vida é o que vem pela frente e o futuro da gente é construído todos os dias.

Leia também: Jamais iremos conseguir vencer o tempo.

É preocupante e requer uma análise multifatorial o fato de uma pessoa não acordar bem. Claro que, fatores do dia anterior, como estresse no trabalho, inatividade física, má alimentação, preocupações, entre outros, acabam influenciando sobre a qualidade do sono. Porém, é necessário refletir como se tem levado a vida e o que pode ser alterado, ou pelo menos ajustado e adaptado, para que a saúde não esteja em ameaça.

 

Claro que para muitas pessoas dormir poucos minutos a menos faz uma diferença enorme, o famoso "só mais cinco minutinhos", mas costumo recomendar às pessoas que me relatam esse problema de acordarem mal, que coloquem o despertador para uns minutinhos antes e que acordem com calma: respirem, agradeçam, alonguem, olhem para dentro e prorroguem ao máximo a hora de começar a mexer no celular. Aliás, o mesmo vale para quando for se deitar: é um grave erro fisiológico ficar olhando o celular quando se deita para dormir. A luz inibe a produção de uma substância essencial para o sono, sem contar o fato de manter o cérebro ativo. É preciso se desconectar e reconectar consigo!

Leia também: Alongamento ou aquecimento: quando devo fazer?

Algumas pessoas apresentam sérias dificuldades para dormir quando fazem atividade física à noite, enquanto outras que treinam cedo, costumam dormir com mais facilidade. Não existe o horário ideal para treinar. É necessário que toda e qualquer pessoa faça atividade física num momento em que seu organismo não seja prejudicado. O sono é um dos pilares da saúde e se a pessoa acorda pior do que quando vai dormir, precisa refletir sobre seus hábitos. Acorde com calma, sem pressa, despertando seu corpo e organismo aos poucos. Não é necessário dormir demais, mas sim dormir com qualidade!


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

celular sono dormir qualidade do sono acordar com calma

Leia também

Encarar e aceitar o novo, além de importante, faz parte da vida.

Tudo é possível com dedicação: a mentalidade para alcançar seus objetivos

A aceitação faz parte de uma corrida de rua

O treinamento de força é insubstituível

Criando dificuldades para evoluir

O passado repercute no presente