Ginseng: como tomar e quais são os benefícios para a saúde?
Conheça as propriedades medicinais dessa raiz de origem chinesa que promete muitos benefícios à saúde.
Fortalecimento do sistema imunológico, redução da fadiga e até mesmo controle da ansiedade são alguns dos benefícios associados ao uso do ginseng.
Talvez você já tenha ouvido falar neste famoso componente da medicina natural, mas ainda não saiba para que serve o ginseng. Ou tampouco conheça todos os seus benefícios para a saúde.
Há diversas variedades, como o ginseng coreano, o americano e o brasileiro.
Por isso, conheça melhor cada um deles e confira agora algumas dicas de como introduzi-los em sua rotina alimentar.
O que é o ginseng e onde encontrá-lo?

Quando falamos em ginseng (também conhecido como jinsén) não nos referimos a apenas uma planta, mas a todas aquelas do gênero Panax que são usadas como erva medicinal.
É preciso estar atento a escolha de suas ervas. E isso porque cada uma delas possui propriedades diferentes, como o ginseng da sibéria (Eleutherococcus senticosus). Esta variedade, por exemplo, é muito utilizada para combater a hipertensão.
Os “ginsengs verdadeiros” são aqueles que possuem maior concentração de ginsenosídeos em suas composições.
Leia mais: 7 superalimentos que você pode ter em casa
Grande parte dos estudos considera o ginseng coreano ou chinês como um dos mais eficazes. Assim, ele costuma ser um dos mais procurados e usados.
No entanto, o ginseng brasileiro (Pfaffia glomerata) também fornece benefícios surpreendentes à saúde. Ele é conhecido como “paratudo”, pois age no tratamento de diabetes, hemorroidas e até mesmo na cicatrização.
De acordo com pesquisadores da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, a espécie brasileira é encontrada na beirada do Rio Paraná, entre os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Quais são os benefícios do ginseng?
As propriedades terapêuticas dessa planta são inúmeras. No entanto, algumas se destacam.
São elas:
- Aumenta a disposição física e mental;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Aumenta o foco e a concentração;
- Combate a fadiga crônica;
- Auxilia a resistência cardiovascular;
- Reduz a ansiedade;
- Fornece efeitos afrodisíacos e analgésicos.
Como usar e recomendações médicas

O consumo dessa raiz medicinal não é aconselhável para gestantes. Além disso, lactantes e crianças com menos de 12 anos também devem evitar.
Além disso, é importante que se respeite a dose máxima de consumo, que é de 8 g ao dia.
O ginseng costuma ser encontrado em forma de cápsulas, ervas, chás e pó. Dessa forma, você pode consumi-lo do modo que preferir.
Por isso, confira na galeria abaixo algumas sugestões. E se quiser descobrir outras dicas de como a milenar medicina chinesa pode beneficiar sua saúde, confira este link.