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Publicado em: 15 de setembro de 2020

Ginseng: como tomar e quais são os benefícios para a saúde?

Conheça as propriedades medicinais dessa raiz de origem chinesa que promete muitos benefícios à saúde.

Imagem: SB/iStock

Fortalecimento do sistema imunológico, redução da fadiga e até mesmo controle da ansiedade são alguns dos benefícios associados ao uso do ginseng.

Talvez você já tenha ouvido falar neste famoso componente da medicina natural, mas ainda não saiba para que serve o ginseng. Ou tampouco conheça todos os seus benefícios para a saúde.

Há diversas variedades, como o ginseng coreano, o americano e o brasileiro.

Por isso, conheça melhor cada um deles e confira agora algumas dicas de como introduzi-los em sua rotina alimentar.

O que é o ginseng e onde encontrá-lo?

Imagem: ma-no/iStock

Quando falamos em ginseng (também conhecido como jinsén) não nos referimos a apenas uma planta, mas a todas aquelas do gênero Panax que são usadas como erva medicinal.

É preciso estar atento a escolha de suas ervas. E isso porque cada uma delas possui propriedades diferentes, como o ginseng da sibéria (Eleutherococcus senticosus). Esta variedade, por exemplo, é muito utilizada para combater a hipertensão.

Os “ginsengs verdadeiros” são aqueles que possuem maior concentração de ginsenosídeos em suas composições.

Leia mais: 7 superalimentos que você pode ter em casa

Grande parte dos estudos considera o ginseng coreano ou chinês como um dos mais eficazes. Assim, ele costuma ser um dos mais procurados e usados.

No entanto, o ginseng brasileiro (Pfaffia glomerata) também fornece benefícios surpreendentes à saúde. Ele é conhecido como “paratudo”, pois age no tratamento de diabetes, hemorroidas e até mesmo na cicatrização.

De acordo com pesquisadores da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília, a espécie brasileira é encontrada na beirada do Rio Paraná, entre os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Quais são os benefícios do ginseng?

As propriedades terapêuticas dessa planta são inúmeras. No entanto, algumas se destacam.

São elas:

Como usar e recomendações médicas

Imagem: frank600/iStock

O consumo dessa raiz medicinal não é aconselhável para gestantes. Além disso, lactantes e crianças com menos de 12 anos também devem evitar.

Além disso, é importante que se respeite a dose máxima de consumo, que é de 8 g ao dia.

O ginseng costuma ser encontrado em forma de cápsulas, ervas, chás e pó. Dessa forma, você pode consumi-lo do modo que preferir.

Por isso, confira na galeria abaixo algumas sugestões. E se quiser descobrir outras dicas de como a milenar medicina chinesa pode beneficiar sua saúde, confira este link.

  • baibaz/iStock

    Vitamina de banana com ginseng

    Essa vitamina é uma boa pedida para um pré-treino.

    Para prepará-la, pegue 200 ml de leite desnatado, 1 banana média, cubos de gelo e 1 colher (sopa) de ginseng. Bata no liquidificador e consuma logo em seguida.


  • Smoothie detox com ginseng

    Para dar uma desintoxicada no organismo, prepare o seu smoothie com 1 banana, 150 gramas de espinafre, 1 colher (chá) de mel, 150 ml de leite vegetal, 1 kiwi picado e congelado, 1 colher (sopa) de ginseng, 1/2 maçã e hortelã a gosto.

    Bata no liquidificador e consuma logo em seguida.

    E para conferir outras receitas de smoothies, clique aqui.


  • samael334/iStock

    Muesli de frutas com ginseng

    Para um café da manhã caprichado, experimente um muesli de frutas com 1 colher de ginseng.

    Para conferir o modo de preparo e a receita clique neste link. 


  • Reader's Digest

    Sopa de ervilha com ginseng

    Na culinária oriental, o ginseng também costuma ser adicionado às sopas. E assim, confere ainda mais propriedades nutricionais ao prato.

    Então que tal adicionar uma colher de ginseng a sua próxima sopa?

    Se quiser conferir o modo de preparo de uma sopa de ervilha com croutôns, clique aqui.


  • diego_cervo/iStock

    Ginseng em forma de suplemento

    Como já comentamos, o ginseng também pode ser encontrado em cápsulas. Neste caso, é importante que você leia o rótulo do produto escolhido, para que assim tenha as orientações de consumo.

    No geral, costumam-se recomendar de 1 a 3 cápsulas diárias.

     


  • Zeno0620/iStock

    Chá de ginseng

    Se você é do time dos que adoram chás, experimente consumir o ginseng dessa forma.

    Coloque 1 colher (sopa) das cascas em 200 ml de água. Em seguida, deixe ferver. Desligue o fogo e espere por 10 minutos.


  • oatawa/iStock

    Ginseng na água

    Prefere tomar o seu ginseng de forma mais rápida e prática? Não tem problema. Uma boa ideia é misturá-lo à água. E, se possível, tomar logo pela manhã.


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