Faça uma busca
|
Publicado em: 16 de setembro de 2021

10 dicas para deixar seu treino na academia mais divertido

Estas dicas te ajudarão a não perder o prazer em treinar.

Imagem: Smederevac/iStock

Se você pertence àquela minoria que vai se exercitar regularmente na academia, parabéns! Você tem prioridades corretas e excelente autodisciplina. Mas até os mais dedicados frequentadores de academias precisam de inspiração para o trabalho ser mais agradável.

A verdade é que, ainda que você sinta prazer em ir a academia e praticar exercícios, a rotina pode acabar deixando essa atividade monótona e, até mesmo, chata. Para que você não perca a vontade de frequentar esse lugar, confira a seguir 10 dicas para deixar seu treino na academia mais divertido.

1. Pense na academia como uma coisa positiva

Tão simples mas tão desdenhado, o pensamento positivo ajuda a dar mais poder durante os exercícios. Num estudo, os participantes que pensaram positivamente tiveram maior probabilidade de se manter ativos do que aqueles cheios de dúvidas sobre si mesmos. Sempre que perceber que está procurando desculpas, substitua os pensamentos negativos por mensagens positivas como “Estou ótimo”.

2. Experimente a aromaterapia

Os óleos da aromaterapia que dão mais energia, como o de alecrim, podem tornar o exercício mais produtivo. Dilua o óleo essencial escolhido e guarde-o num borrifador na sacola da academia. Dê algumas borrifadas na roupa de ginástica antes de sair do vestiário e sinta o cheiro do óleo enquanto se exercita. Se estiver no meio de uma sessão mais lenta e meditativa, como pilates ou ioga, experimente óleo de lavanda em vez de alecrim.

3. Beba água ou suco no caminho da academia

Se já estiver desidratado quando chegar à academia, você se sentirá cansado durante a prática. Quem está desidratado não se exercita tanto nem se sente bem, e o funcionamento mental é prejudicado.

Leia também: 10 receitas deliciosas de sucos detox

4. Ouça sua música favorita

Crie o seu setlist pessoal para a academia e escute-o enquanto se exercita. Os pesquisadores constataram que quem escuta música com ritmo rápido tem melhor resultado nas sessões de bicicleta ergométrica. Pedala mais depressa, produz mais energia e o coração bate mais rapidamente do que quando ouve música lenta.

5. Vá à academia com um amigo

Se as sessões na academia o entediam, peça a um amigo que pratique com você. Enquanto andam ou correm na esteira, podem conversar sobre o dia e estimular um ao outro a se exercitar um pouco mais. O amigo também pode ajudá-lo a tomar coragem de experimentar equipamentos desconhecidos e é mais fácil rir dos fracassos quando se tem por perto uma companhia de confiança.

6. Dê vazão às irritações

Pense em alguém que o irrita e depois suba na esteira, bicicleta ergométrica ou transport e ponha a agressividade para fora sob a forma de suor enquanto se exercita. Você fará uma sessão melhor e se livrará da raiva e do estresse ao mesmo tempo.

7. Use o calçado correto

Resista à vontade de usar os tênis velhos que estavam no fundo do armário. Os vários tipos de exercício exigem calçados específicos. O calçado errado dificulta o exercício e pode até provocar lesões.

8. Estabeleça uma meta de curto prazo

As metas nos motivam a trabalhar mais, e os melhores regimes de exercício incluem metas mensuráveis a serem atingidas em semanas ou meses. Mas, às vezes, quando a motivação está fraca, é preciso uma meta que se concentre no que é possível completar nos próximos trinta minutos. Assim, escolha algo possível: continuar suando vinte minutos, dar uma boa trabalhada nos braços ou percorrer três quilômetros na esteira.

Leia também: Exercícios: pouco é melhor do que nada

9. Exercite-se fora do horário de pico da academia

Você conseguirá se exercitar com mais eficácia em menos tempo se conseguir ir à academia nos períodos mais tranquilos do dia, geralmente no meio da tarde. Não será preciso esperar na fila dos equipamentos nem se sentir incomodado no vestiário.

10. Preste atenção a cada movimento

Em vez de ficar distraído durante os exercícios, ponha tanta ênfase no que faz na academia quanto põe no trabalho. Por exemplo, durante um exercício de força sinta o músculo se contrair enquanto levanta o peso. Isso ajudará a melhorar a técnica.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close