É verdade que lavar o cabelo todo dia faz mal? Médico responde

Afinal, lavar o cabelo todo dia faz mal? Realmente aumenta a chance de queda de cabelo? Confira a verdade por trás disso!

Julia Monsores | 8 de Abril de 2021 às 17:00

skynesher/iStock -

Para garantir cabelos bonitos e bem cuidados é importante ter alguns conhecimentos básicos de rotinas de cuidado com os fios. Afinal, muitas vezes podemos acreditar que algo que estamos fazendo é bom, quando na verdade não é. E quanto ao hábito de lavar o cabelo todo dia? É verdade que prejudica os fios, ou esse é só mais um dos mitos que as pessoas contam?

Antes de definir a quantidade de lavagens semanais, é importante conhecer o seu tipo de cabelo. E isso porque cabelos oleosos necessitam de uma agenda de lavagens mais frequente. Enquanto cabelos mais secos, necessitam de menos.

Um ótimo jeito de definir esses cuidados com o cabelo é elaborar um cronograma capilar. Com esse método de tratamento dos fios você consegue visualizar qual é o seu tipo de cabelo e definir as melhores estratégias de cuidado. E o melhor é que ele pode ser adicionado facilmente à sua rotina, de forma rápida e prática. Além disso, pode ser útil para qualquer tipo de fio, seja ondulado, cacheado, crespo ou liso.

Mas afinal, lavar o cabelo todo dia faz mal?

Crédito: torwai/iStock

Entre mitos e verdades do universo da beleza, um deles costuma vir muito à tona nas discussões entre amigos e na Internet: pode lavar o cabelo todo dia?

De acordo com o diretor médico da Cosmedical e sócio-diretor da Capellux, Dr. Álvaro Pereira, pode. E diferentemente do que muita gente acredita, não faz mal.

“Se a pessoa tem cabelos oleosos, ela deve lavar com mais frequência. Já com os cabelos secos, três vezes por semana (um dia sim, outro não) é o suficiente. Cabelo excessivamente oleosos causam queda de cabelo, por isso é importante lavá-los com frequência”, explica.

O que causa a queda de cabelo?

Imagem: Doucefleur/iStock

Tanto homens quanto mulheres podem sofrer com queda de cabelo. Mas se, afinal, lavar o cabelo todo dia não faz mal, então o que pode ser responsável pela queda dos fios? Há muitas possibilidades para isso, dentre doenças, alterações hormonais e hábitos de vida.

Por dia, costumamos perder cerca de até 100 fios. No entanto, se essa queda ficar mais acentuada, é necessário procurar um médico para descobrir o motivo.

Dentre os motivos mais comuns, estão:

Outro fator que exerce influência nesse processo são as doenças autoimunes, principalmente a alopecia. Essa doença, que afeta 2% da população mundial, pode ser hereditária e pode também ser ativada em situações de grande estresse. Em alguns casos, a alopecia é sutil; em outros, perde-se todo o cabelo.

Ah! E você sabia que a queda de cabelo também pode ser um dos efeitos da infecção do Covid-19? Pois é! Assim como a perda de olfato e paladar, a perda de cabelo também entrou para o rol de sequelas pós-Covid.

Para ler a matéria completa sobre os motivos que levam à queda de cabelo, acesse este link.

Soluções para a queda de cabelo

Imagem: Kalinovskiy/iStock

Agora, se você anda preocupado com sua queda de cabelo, saiba que há muitos tratamentos e soluções para contornar essa situação. Inclusive, o crescimento dos fios pode sofrer influência até mesmo das estações do ano — como o verão, que requer cuidados redobrados com os fios, pois há uma maior tendência ao ressecamento.

“No verão, a exposição à luz solar e com o aumento da radiação de infravermelho curto os cabelos e as unhas crescem mais rapidamente. É justamente este o princípio do funcionamento dos aparelhos de laser e LEDterapia de baixa potência para o estímulo do crescimento dos fios”, explica o Dr. Álvaro Pereira.

A fototerapia é uma das opções de tratamentos atuais para combater a queda capilar e outras doenças que afetam o couro cabeludo. Esse tratamento consiste na aplicação de laser e led nos folículos capilares, facilitando a entrada de oxigênio nos poros e o crescimento saudável dos fios. Além disso, esse tratamento também ajuda a controlar a dermatite seborreica, inflamação que acomete o couro cabeludo.

A alimentação também exerce influência na saúde dos fios. Uma alimentação rica em frutas, hortaliças e produtos integrais fornece ferro, iodo e vitaminas B ao corpo – substâncias indispensáveis à saúde dos cabelos.

Você também pode aplicar loções capilares caseiras no couro cabelo para estimular o crescimento. Uma boa opção é preparar uma mistura de urtiga e vinagre, e deixar nos fios por 15 minutos. Confira aqui algumas outras opções comprovadas cientificamente.