Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 10 de fevereiro de 2021

Especialista dá dicas para organizar refeições saudáveis no dia a dia

Conversamos com o nutricionista do WW Vigilantes do peso, que nos deu algumas dicas para garantir refeições mais saudáveis

Imagem: iStock

Uma das maiores queixas das pessoas quando se fala em cozinhar é a falta de tempo. Mesmo com a mudança de cenário no ano de 2020 e grande parte dos brasileiros passando mais tempo em casa, essa situação não mudou e muitos se tornaram ainda mais adeptos dos serviços de delivery.

E mesmo sabendo que as comidas produzidas em casa são, no geral, mais saudáveis do que as compradas prontas, esse é um hábito ainda pouco explorado.

É mesmo uma questão de falta de tempo?

Um estudo feito pelo Google for Startups Brasil, em junho de 2020, apontou que as buscas por aplicativos de delivery aumentaram 72% no começo da pandemia com relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o número de buscas relacionadas ao setor de comida e bebida subiu 45%. 

Esses dados corroboram a famosa crença dos brasileiros de que cozinhar demanda muito tempo e esforço.

Para ajudar a quebrar esse ciclo e a desmistificar o planejamento alimentar, o WW Vigilantes do Peso separou algumas dicas que podem ajudar na organização das refeições da semana. Confira!

5 dicas para fazer um bom planejamento alimentar:

1. Organize um cardápio

Veja se sua memória anda afiada
Imagem: iStock

O primeiro passo para ter um planejamento alimentar adequado é a organização. É bem provável que em um dia mais corrido você já tenha aberto a geladeira e percebido que não havia nada para comer — apenas aquela lasanha congelada no freezer, cheia de sódio.

Para evitar essas situações que não favorecem a dieta ou a saúde, é fundamental que você planeje um cardápio para a semana e uma lista de compras. Faça da maneira que melhor se adeque à sua rotina: no computador, celular ou à mão, em papel.

O importante é ir até o mercado sabendo exatamente o que você precisa comprar.

2. Não se esqueça dos alimentos coringas

biscoitos
Imagem: iStock

Na hora de ir às compras, considere alimentos coringas na lista, como ovos, farinha, aveia, arroz, macarrão integral, leite e temperos. No caso de algum imprevisto, você pode recorrer a uma omelete rápida, uma salada de massa ou uma vitamina.

“É importante ter certeza de que cada refeição contenha grupos de alimentos-chaves que ajudem você a ficar mais satisfeito ao longo do dia: frutas, legumes e verduras, grãos integrais e fontes de proteína magra”, explica Matheus Motta, Nutricionista do WW Vigilantes do Peso.

Segundo ele, esses alimentos possuem benefícios que vão além do emagrecimento: grãos integrais, frutas e verduras são repletos de vitaminas, minerais e fitonutrientes– além de fibras, para melhorar as funções do intestino e a saúde de forma geral.

“Procure acrescentar pelo menos uma porção em cada refeição”, reforça o profissional.

3. Facilite sua vida

tipos de dieta
Imagem: iStock

Para agilizar o preparo de suas refeições durante a semana, uma boa dica é deixar as frutas e legumes já prontos para o uso. Assim, deixe-os na geladeira já descascados, cortados e cozidos.

Desse modo, a tarefa de preparo da comida será muito mais fácil. E se sua intenção for produzir refeições saudáveis para levar para o trabalho, cheque também essas dicas!

4. Evite os industrializados

emagrecer
Imagem: iStock

Evite comprar alimentos industrializados, como biscoitos e salgadinhos, e alguns doces. Evite também aqueles alimentos que parecem, mas não são saudáveis.

Opte por substituições mais saudáveis, como iogurtes, frutas frescas e secas, e pães integrais para lanches saudáveis ao longo do dia. Assim, você não fica com fome e se nutre com alimentos saudáveis!

5. Comece pelos mais complexos

livros de culinária
Imagem: iStock

Por fim, outra dica para conseguir preparar refeições saudáveis sem tomar muito do seu tempo é começar sempre pelas preparações mais longas. Assim, comece sempre por aquelas que vão ao forno, ou demandam muito tempo de cocção.

Desse modo é possível ir preparando outros alimentos ao mesmo tempo em que os pratos mais complexos cozinham.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados