Faça uma busca
Saúde

4 dicas para prevenir gripes e resfriados

Permaneça saudável com esses conselhos de profissionais da saúde!

Escrito por:

Julia Monsores

Redator
previna gripes e resfriados
ma-no/iStock
Publicado em: Última atualização:

Pesquisas indicam que brasileiros contraem, em média, duas gripes por ano. Os casos aumentam sobretudo no inverno, período em que a sobrevida dos vírus aumenta. Por isso, previna-se agora mesmo e confira 4 dicas para evitar resfriados e gripes!

Table Of Contents[ Hide ]

Nutrição balanceada

cérebro

Permaneça saudável adotando uma alimentação rica em vitamina C. Isso tem mostrado reduzir a gravidade e a duração de um resfriado – se você tiver uma reserva corporal suficiente desse poderoso antioxidantes antes de ficar doente. 

Além de cítricos, boas fontes incluem brócolis, pimentões verdes e vermelhos e melão. E lembre-se de beber muita água e sucos de frutas para se manter hidratado 

Suplementos

Zinco

Assim que sentir um resfriado se aproximando, chupe pastilhas de zinco (acetato ou gluconato de zinco). Se estiver perto de pessoas doentes, acrescente alho à sua alimentação, bem como cogumelos shitake, maitake e reishi. Eles podem estimular a resposta imunológica. Tomates e outros alimentos ricos em licopeno, além de canja de galinha, também ajudam a liberar o muco.

Meditação

meditar

Meditação transcendental já mostrou melhorar a função imunológica. Nesse tipo de meditação, mente e corpo vivenciam um estado de profundo relaxamento. O nível de descanso é mais intenso do que o que você obtém durante o sono. Como resultado, o corpo se recupera de maneira mais eficiente. 

Acupuntura

gripes e resfriados

A acupuntura não substitui a prevenção e os tratamentos convencionais (vacina contra gripe, repouso, alimentação saudável, exercícios, gerenciamento do estresse). Mas pode ajudar você a se sentir equilibrado. Se ficar doente e seu médico concordar, consulte um acupunturista. Ele poderá aplicar agulhas em seu rosto, braços, tórax e costas. Isso pode diminuir a gravidade e a duração de resfriados e gripes. 

Confira outras dicas para prevenir gripes e resfriados em nossa seção de Saúde!