Ter consciência de seus hábitos alimentares é crucial para saber se sua alimentação é equilibrada, de acordo com os nutrientes. Dessa forma, é também essencial saber o que se come. O organismo utiliza alimentos sólidos e líquidos como combustível para crescer, se manter e ter energia.

Carboidratos

Os carboidratos são transformados em glicose, que, por sua vez, é transportada pelo sangue para onde a energia é necessária. Uma pequena parte da glicose fica armazenada durante um certo tempo nos músculos e no fígado, enquanto a restante é convertida em tecido adiposo. 

Gordura

No entanto, pequenas quantidades de gordura são essenciais para manter a estrutura das células e permitir que as vitaminas A, D, E e K sejam absorvidas. A gordura que ingerimos proporciona energia para manter a atividade, protege estruturas delicadas como rins e forma uma camada isolante sob a pele. É particularmente rica em calorias e, se comida em excesso, transforma-se em tecido adiposo

Proteínas

As proteínas fornecem ao corpo a matéria necessária para criar e reparar células, músculos, ossos e órgãos. 

Fibras

As fibras, que constituem as paredes das células das plantas, não têm valor nutritivo e não são digeridas pelo nosso organismo. O seu papel é dar volume aos alimentos quando passam pelo aparelho digestivo, deixando o organismo livre de resíduos. Veja aqui os benefícios da batata-doce.

Vitaminas

As vitaminas permitem ao organismo utilizar os outros nutrientes. Um suprimento adequado de vitaminas contribui para que se tenha uma boa pele, resistência às infecções, um sistema nervoso saudável, células e vasos sanguíneos em boas condições e, em caso de lesões, uma cicatrização rápida. 

Sais minerais

Os sais minerais desempenham também importantes funções orgânicas, como a formação de ossos e dentes saudáveis, contribuindo ainda para o transporte eficiente de oxigênio e de resíduos pelo sangue, o bom funcionamento dos músculos, a transformação dos alimentos em energia utilizáveis, a manutenção da atividade nervosa e o correto equilíbrio dos líquidos. 

Planejando uma alimentação saudável 

Uma boa dieta alimentar deve fornecer os nutrientes necessários ao crescimento, à renovação celular e aos processos químicos e energia suficiente para as tarefas diárias. A energia obtida pela alimentação é medida em calorias

Para manter um peso estável, um indivíduo necessita por dia de 35 calorias por cada 1 kg de peso – um pouco mais para os que produzem trabalho físico e um pouco menos para os que passam grande parte do tempo sentados.

Entre os adultos, no seu período mais ativo (entre os 19 e os 50 anos) os homens de peso e constituição médios precisam de cerca de 2.500 a 2.700 calorias por dia, e as mulheres, de 2.000 a 2.200 calorias. As pessoas mais velhas necessitam de menos e as crianças e os adolescentes em fase de crescimento necessitam de mais.

Muitas pessoas, contudo, comem mais do que precisam para o seu dia a dia, ficam com excesso de gordura e a consequência é o aumento de peso

Descubra também o que são IG e CG.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!