A pressão sentida no rosto é intensa. O nariz fica entupido, e a dor não dá trégua. Parece que o rosto levou vários socos. Essa é a sinusite, doença que causa dor de cabeça, secreção nasal e dor nos seios paranasais. Se por motivo de alergia ou resfriado suas vias nasais tiverem fechado, aprenda como tratar sinusite com alguns remedinhos caseiros úteis e de alívio imediato para essas horas.

Primeiro, o básico

Antes de recorrer aos remédios caseiros, cuide do básico para driblar a sinusite:

  • Como se trata de uma infecção, é importante o repouso. Então, mesmo que você esteja se sentindo bem de um modo geral, vá devagar. Isso ajuda o corpo a combater a infecção, acelerando sua recuperação.
  • Beba muito líquido: água e, em especial, chá quente de ervas. Evite cafeína e bebidas alcoólicas, pois elas causam desidratação; a ingestão de bebidas alcoólicas também piora o edema dos seios paranasais.
  • Deixe a caixa de lencinhos de papel por perto e use-os. A ideia é expelir tudo o que estiver sendo produzido nos seios paranasais.
  • Ao dormir, use dois travesseiros extras para ajudar a aliviar a congestão nasal, reduzindo a dor nos seios paranasais.
HandmadePictures/iStock

Que tal um canapé de raiz-forte?

Essa raiz de sabor picante é ótima para descongestionar as vias nasais entupidas. Misture uma colher de sopa de raiz-forte, uma colher de sopa de azeite de oliva e uma colher de sopa de suco de limão. Passe a pastinha numa bolacha salgada e coma até sentir que os seios nasais começaram a soltar secreção. Você pode também misturar a raiz-forte no arroz cozido ou no purê de batata, ou ainda comer direto na colher, se aguentar.


baibaz/iStock

Prepare uma compressa quente de gengibre

O gengibre reduz a inflamação e alivia a dor. Somado ao calor da toalha molhada, vai abrandar a dor dos seios congestionados. Pegue um pedaço de cerca de 10 cm de gengibre e fatie-o. Numa panela, ferva duas xícaras de água e adicione o gengibre. Cubra e deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos. Mergulhe uma toalha na infusão. Verifique se a temperatura está suportável e coloque-a no rosto por cerca de 15 minutos. Faça isso deitado no sofá com a cabeça elevada – é uma boa tática para ajudar a descongestionar os seios paranasais.


dianazh/iStock

Faça uma nebulização com ervas antissépticas

Numa tigela refratária, misture três colheres de chá de tomilho seco e três colheres de chá de hortelã seca (ou três saquinhos de chá de hortelã) e despeje água fervente. Incline-se sobre a infusão, cobrindo a cabeça e a tigela com uma toalha grossa, e faça a inalação por 10 minutos, mantendo o rosto a 25 cm de distância da água. Repita o processo duas a três vezes por dia, conforme a necessidade. O tomilho tem propriedades antibacterianas, e o mentol da hortelã funciona como um descongestionante natural que facilita a respiração.


alexander ruiz/iStock

Ataque com eucalipto

O óleo essencial de eucalipto tem ação comprovada contra várias cepas de bactérias causadoras de problemas respiratórios. Para usá-lo, misture numa tigela refratária cinco gotas de óleo essencial de eucalipto puro num litro de água fervente. Incline-se sobre a infusão, cobrindo a cabeça e a tigela com uma toalha grossa e faça a inalação por 10 minutos. Repita de três a quatro vezes por dia enquanto estiver combatendo a infecção.