Valeriana: para que serve e como usar

Apesar do odor incomum, o sono vale a pena. Descubra como o chá de valeriana pode combater a insônia. Lembre-se de seguir as instruções.

Mariana Valle | 25 de Setembro de 2021 às 13:00

- Esin Deniz/iStock

A valeriana, uma planta que induz o sono sem os efeitos colaterais dos medicamentos convencionais, é exatamente o que você precisa. Então, são três horas da manhã e você continua acordado? Saiba que o chá de valeriana você pode tomar com segurança para ajudá-lo a pegar no sono. Além de ser uma ótima alternativa para quem quer fugir do chá de camomila e de maracujá.

O chá é indicado como remédio natural para o sono e deve ser tomado pelo menos trinta minutos antes da hora de dormir. Há quem pense que a valeriana funciona somente para o sono. Mas, as propriedades dela vão muito além disso. A valeriana também atua como relaxante muscular e pode ser utilizada também em tratamentos para a ansiedade. Gostou da versatilidade da planta? Então, continue lendo para saber mais!

O que é valeriana?

Natural da Europa e América do Norte, a valeriana é uma potente planta medicinal. (Imagem: Salvo Micciche/iStock)

Na Alemanha, na Grã-Bretanha e em outros países europeus, a valeriana é aprovada oficialmente por autoridades médicas como uma planta que auxilia o sono.

Uma planta perene, natural da América do Norte e Europa, a valeriana possui flores cor-de-rosa. Elas crescem a partir de uma raiz tuberosa, ou rizoma. O rizoma, que é colhido quando a planta tem dois anos de idade. Ele contém muitos compostos importantes, entre eles estão os valepotriatos, além do ácido valérico e dos óleos voláteis. Cada um deles, em algum momento, foi considerado responsável pelos poderes sedativos da planta.

Muitos especialistas acreditam, sobretudo, que a eficácia da valeriana possa ser devido ao resultado da sinergia entre os vários compostos.

Indicações

Leia também: Saiba o que fazer para diminuir a insônia na quarentena.

O que faz a valeriana?

Além de atuar na regulagem do sono, a valeriana ainda pode auxiliar na saúde mental. (Imagem: monkeybusinessimages/iStock)

A valeriana, há séculos utilizada como remédio para ajudar a dormir. Além disso, pode atuar também como agente calmante nas situações estressantes ocorridas durante o dia. É utilizada para o tratamento de distúrbios da ansiedade. E de outras doenças que pioram com o estresse, como a diverticulose e a síndrome do cólon irritável

Preparos com a raiz da valeriana já eram recomendados para a insônia pelo antigo médico grego Hipócrates. Mas, hoje em dia, já é possível encontrar valeriana em comprimidos. Entretanto, é preciso procurar um médico para saber como tomar valeriana. Além disso, modernos estudos clínicos no Brasil provaram que ela pode melhorar tanto a duração quanto a qualidade do sono. Ela é formada de compostos sedativos que acalmam os espasmos musculares que bloqueiam as transmissões de sinais ao cérebro.

Para que serve valeriana

Ao contrário dos remédios convencionais, a valeriana não causa dependência. (Imagem: Povozniuk/iStock)

Os compostos presentes na valeriana parecem afetar os receptores cerebrais de uma substância química dos nervos (neurotransmissor) chamada de ácido gama-aminobutírico, ou GABA. Dessa forma, é por meio dessa interação que a valeriana promove o sono e alivia a ansiedade.

Ao contrário dos benzodiazepínicos – fármacos, como o diazepam ou o alprazolam, comumente prescritos para o tratamento desses distúrbios –, a valeriana não causa dependência. E também não faz você, por exemplo, se sentir como se estivesse drogado. Em vez de induzir diretamente o sono, a valeriana relaxa o corpo e a mente, de modo que o sono possa ocorrer de forma natural.

Um dos benefícios da valeriana para quem sofre de insônia é o fato de que, quando tomada nas doses recomendadas, como resultado, ela não deixa você se sentir grogue durante a manhã, como ocorre com os medicamentos vendidos sob prescrição médica.

Valeriana para ansiedade

De acordo com vários estudos, a valeriana atua em muitos indivíduos tão eficazmente quanto os medicamentos prescritos. Quando comparada a um placebo, parece acalmar o corpo até a chegada do sono. Também em um estudo, 128 pessoas tomaram um, de dois preparados de valeriana, ou um placebo.

Descobriu-se, desse modo, que a planta melhora a qualidade do sono. Em comparação, os que tomaram valeriana dormiram mais rapidamente e acordaram com menos frequência que aqueles que receberam placebo. Em outro estudo envolvendo insones, quase todos relataram uma melhora do sono quando tomavam valeriana, enquanto 44% classificaram como perfeita a qualidade de seu sono.

Embora seja relativamente recente o interesse atual pela valeriana como agente auxiliar antiansiedade, a planta é cada vez mais recomendada para esse propósito por fitoterapeutas e médicos com orientação nutricional.

Relaxando a musculatura

A valeriana ajuda a relaxar a musculatura lisa do trato gastrointestinal, o que a torna, portanto, útil para o tratamento da síndrome do cólon irritável e da diverticulose, doenças que geralmente provocam dolorosos espasmos intestinais. Além disso, como a manifestação dessas doenças é, por vezes, desencadeada pelo estresse, a ação calmante da valeriana pode ser responsável por sua eficácia.

ATENÇÃO!

Lembrete: Se você tem algum problema de saúde, converse com seu médico.

Chá de valeriana

 

O cheiro do chá não é muito agradável, mas os efeitos positivos compensam o odor. (Imagem: Luis Echeverri Urrea/iStock)

Para fazer a infusão, use 10 g de raiz de valeriana para 500 ml de água. Beba à noite, meia hora antes de ir dormir.

Você sabia?

As preparações de valeriana apresentam um odor bastante desagradável. É provável que  as pessoas que a utilizam pela primeira vez talvez possam pensar que compraram um lote estragado do produto.

Então, não jogue a preparação de valeriana fora por causa do cheiro, porque isso é completamente normal.

Experimente outras plantas e flores para dormir naturalmente

Para ajudá-lo a dormir sem a ajuda de remédios, tente uma destas preparações herbais. Todas com um longo histórico de tratamento eficaz contra a insônia. Mas sempre confirme com o médico antes de tomar qualquer remédio para dormir natural.

Lúpulo

 

Lúpulo pode ser combinado com valeriana para potencializar o efeito. (Imagem: jeka1984/iStock)

Aliás, usado na Antiguidade por chineses e os primeiros europeus, flores secas de lúpulo podem ser eficientes contra a insônia quando usadas dentro do travesseiro. Elas são combinadas com valeriana, mistura tão eficaz contra problemas de sono quanto pílulas para dormir à base de benzodiazepínicos, de acordo com testes alemães. Você pode usar as flores secas em uma infusão – 10 g em um litro de água fervente. Ou acrescente um litro da infusão para aquecer a água de um banho relaxante.

Lavanda

 

Difusores com lavanda no quarto também podem ajudar. (Imagem: Stefanie Keller/iStock)

Esse aroma favorito dos antigos romanos ajuda a reduzir o estresse. Faça uma infusão de 2 g a 3 g de flores em água fervente e beba uma xícara do líquido coado e resfriado antes de dormir; você vai sentir seu efeito reconfortante. Ou salpique também 5 gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro ou no peito antes de ir para cama.

Magnólia

 

Além de ajudar a combater a insônia, tem odor muito agradável. (Imagem: Mariusz Brainard/iStock)

Para ajudar a combater a insônia, se o problema estiver relacionado a ansiedade, tente a casca da magnólia. Um remédio caseiro oriental. Acredita -se que seus efeitos de indução do sono se devam ao magnolol e ao honoquiol, substâncias que diminuem a produção do cortisol. Você pode encontrar o extrato da casca da magnólia em lojas de produtos naturais.

Maracujá

 

Maracujá pode ajudar no sono. (Imagem: Gilnature/iStock)

Para uma xícara de infusão de maracujá, coloque 3 colheres (chá) da planta desidratada em uma xícara de água fervente. Deixe descansar por 15 minutos, coe e tome antes de ir para cama. As folhas e os caules dessa planta nativa da América do Sul, há muito usada para tratar insônia, contêm maltóis, substâncias que têm efeito sedativo.