Como montar boas saladas em todas as estações do ano

Não importa qual seja a estação do ano, é possível montar boas saladas durante todo o ano. Confira qual o segredo para fazer saladas deliciosas.

Douglas Ferreira | 21 de Setembro de 2019 às 11:00

rez-art/iStock -

Não importa se a salada é de folhas, de legumes ou de frutas – desde que seja preparada com produtos da estação, será fresca e viçosa. Saudáveis, fáceis de preparar e ideais para quaisquer épocas, as saladas requerem apenas compras simples e de boa qualidade.

Mas o que é de fato uma boa salada?

Saladas não são compostas exclusivamente por misturas de folhas. Quando legumes, arroz, macarrão, carne, frango ou peixe são picados, combinados com outros ingredientes e temperados com um molho adequado, eles também formam excelentes saladas. Isso sem falar nas frutas, que dão um toque especial às saladas, conferindo-lhes sabor e beleza.

Leia também:

Outra dica para preparar uma boa salada está no cuidado com as hortaliças folhosas mais sensíveis. Elas devem ser servidas imediatamente após o preparo, pois murcham rapidamente quando temperadas com molho. Já saladas com ingredientes ricos em amido, como batatas, macarrão ou cereais, devem ficar algum tempo em repouso, apurando o gosto, até serem servidas – só então apresentarão todo o seu sabor.

Hortaliças folhosas – cabeças ou folhas soltas

A maioria das hortaliças folhosas tem sua época de colheita, mas muitas podem ser encontradas o ano inteiro, como a alface-lisa, que pertence ao grupo das alfaces repolhudas, a alface-americana e a alface-roxa. As alfaces do tipo crespa estão entre as mais consumidas pelos brasileiros nos últimos anos por sua crocância, textura e sabor. As alfaces-romanas, por sua vez, possuem folhas tipicamente alongadas, com nervuras claras e cabeça fofa e alongada. Já as chicórias, as escarolas, o radicchio e o almeirão são classificados como folhas amargas. Além destas, há ainda a rúcula e outras verduras folhosas, como o agrião. Aproveite as folhas escuras nas saladas.

Pronto e prático

Produtos prontos são uma alternativa prática para preparar saladas em casa quando se tem pouco tempo. Além de legumes em conserva, há no mercado diversos tipos de molhos prontos para salada, como light, caseiro, italiano, rosé, que podem ser usados sem ingredientes adicionais.

O truque para saladas rápidas saborosas consiste em combinar, com certa habilidade, ingredientes frescos com produtos prontos de boa qualidade. Você também pode preparar saladas no pote para consumir depois.

Compras de acordo com a estação

Comprar hortaliças e frutas na estação certa tem certas vantagens. Além de serem mais frescas e saborosas, elas apresentam um preço mais vantajoso durante a safra. Isso porque, neste período, o agricultor não precisa lançar mão de insumos extras durante a produção (como água, adubo e pesticida), o que diminui seu custo. Outra vantagem é que as hortaliças e as frutas de época contêm menos agrotóxicos, conservando nutrientes importantes, como as vitaminas.

A oferta sazonal

Na primavera: Abacate, alcachofra, aspargos, banana-prata, brócolis, caju, cebola, coentro, couve-de-bruxelas, couve-flor, couve, ervilha-torta, fava, hortelã, jabuticaba, mandioquinha, melancia, melão, nêspera, orégano, rúcula, tamarindo, vagem.

No verão: Abacaxi, aipo, alface, ameixa nacional, amêndoa, aspargos, avelã, banana-prata, batatas, berinjela, caju, castanha, cebola, cebolinha, cenoura, cereja, coco, cogumelos, couve-de-bruxelas, damasco, feijão-soja, framboesa, goiaba, hortelã, lichia, manjericão, maxixe, melancia, melão, milho-verde, nectarina, nozes, orégano, pêssego, quiabo, romã, salsão, seriguela, tâmara, tomate, toranja, uva, vagem.

No outono: Acelga, alho, caqui, chicória, chuchu, cupuaçu, escarola, figo, milho-verde, pera, pinha, quincam, rúcula.

No inverno: Alho, amendoim, batata-doce, broto de feijão, cidra, coentro, couve, cupuaçu, ervilha-torta, feijão, gengibre, mandioquinha, mexerica, milho-verde, morangos, mostarda, palmito, pinha, pinhão, quincam, salsão.

Confira também: 10 ervas incríveis para dar um toque especial na sua salada

A oferta anual

Muitas hortaliças e frutas são encontradas durante o ano todo; principalmente no Brasil, onde, em geral, o clima e o solo favorecem a produção de alimentos em praticamente todas as estações. Exemplos disto são hortaliças e frutas de oferta anual como:

abóbora, abobrinha, agrião, alface, alho-poró, almeirão, banana-maçã, beterraba, couve, erva-doce, ervilha, espinafre, inhame, jiló, laranja, limão, louro, maçã, mamão, manga, maracujá, mostarda, nabo, palmito, pepinos, pimenta, pimentão, rabanete, repolho, salsa, tangerina.

Atenção à compra de saladas já cortadas!

Legumes e frutas são oferecidos no supermercado com um aspecto fresco e apetitoso. Mas não se deixe levar pelas aparências principalmente quando se tratar de saladas prontas para o consumo. Verifique bem o estado do produto, pois os ingredientes picados podem estragar rapidamente. Pegue somente produtos que são mantidos refrigerados e veja se estão frescos e em bom estado. Hortaliças folhosas embaladas, cortadas ou não, devem ser guardadas na geladeira até o consumo. Lembre-se também de lavá-las sempre com água fria antes do preparo.

Agora que você já sabe montar boas saladas, entenda o importante papel delas na alimentação!