25 utilidades da vaselina no dia a dia

A vaselina é um produto muito versátil. Pode ser utilizada nos cuidados com a casa e até com os animais. Conheça 25 utilidades da vaselina!

Mariana Valle | 7 de Outubro de 2021 às 17:00

towfiqu ahamed/iStock -

Quem não gosta de produtos baratos e versáteis? Especialmente em momentos de crise, é fundamental ter um produto coringa para resolver imprevistos cotidianos sem gastar dinheiro. É o caso da vaselina, que é acessível e pode ser a solução para vários problemas caseiros. A vaselina é um subproduto derivado do petróleo e não se dissolve na água.

Seja na forma líquida ou sólida, a vaselina pode facilitar a sua vida. Da manutenção da casa até a renovação de móveis, da maquiagem até os cuidados com os animais. Listamos 25 utilidades da vaselina no dia a dia que vão te surpreender.

Para que serve vaselina?

1. Hidrate os lábios

Alergias e baixas temperaturas podem deixar os lábios rachados. (Imagem: dimid_86/iStock)

Se você não quer pagar caro por um hidratante labial, então a solução é um frasco de vaselina. Use para hidratar e amaciar os lábios. Se o sabor for um problema para você, procure vaselina própria para a hidratação dos lábios em farmácias. É possível encontrar o produto com sabor de frutas e com uma coloração suave. Além de lábios hidratados, a vaselina ainda deixará um aspecto de saúde no seu visual.

2. Retire o chiclete da madeira 

Chicletes e massinhas podem ser removidos com facilidade. (Imagem: Piotr Wytrazek/iStock)

Você descobriu chiclete colado por baixo da mesa da sala de jantar ou atrás da cabeceira da cama do seu filho? Não esquente a cabeça. Aplique um pouco de vaselina no chiclete, esfregue-o até que ele comece a desintegrar e depois remova-o. Se ficarem marcas no móvel, não se preocupe, basta passar um pano úmido ao acabar.

3. Encaixe com perfeição as peças do aspirador

Faça da vaselina a sua amiga na limpeza da casa. (Imagem: arto_canon/iStock)

É muito bom quando o aspirador de pó vem com acessórios e extensões. Porém, é frustrante quando as peças ficam presas e você precisa puxar com força para retirá-las. Aplique um pouco de vaselina nas bordas dos tubos e as peças se soltarão com facilidade. Dessa forma, você evita o uso de força bruta e previne possíveis quebras.

4. Faça uma maquiagem de emergência 

Faça a sua própria maquiagem. (Imagem: maaram/iStock)

Não! Sua sombra preferida acabou. O que fazer agora para concluir sua maquiagem? É fácil, crie uma. Adicione um pouco de corante alimentício à vaselina e aplique normalmente. Essa é uma maneira fácil de criar blush, batom ou sombra improvisada. Se a aplicação da maquiagem ficar difícil com o pincel, experimente utilizar o dedo.

5. Prolongue a vida do perfume

A vaselina faz com que o seu perfume dure mais tempo. (Imagem: KrisCole/iSTock)

Quem não ama um perfume que marca presença? Você escolheu uma ótima fragrância para usar à noite, mas quer que ela perdure. Não se preocupe. Aplique um pouco de vaselina no pulso e vaporize o perfume. Agora você pode dançar a noite toda sem perder a pose nem o perfume.

6. Restaure jaquetas de couro

Couro esfarelando deixará de ser um problema para você. (Imagem: ConstantinosZ/iStock)

Hidratar produtos feitos de couro é essencial. Com isso, você evita que as peças fiquem rachando e descascando. Mas, você não precisa de produtos requintados para tratar sua jaqueta de couro preferida. A vaselina é perfeita para isso. Aplique o produto, esfregue-o, remova o excesso, e pronto.

7. Afaste as formigas da vasilha do cachorro 

Alguns cachorros podem ser alérgicos, mantenha as formigas longe do seu pet. (Imagem: DZM/iStock)

A vasilha de ração do cachorro foi atacada pelas formigas? Se o seu cão não sonha em ser um tamanduá, ajude-o a dar um jeito nisso. Passe vaselina em volta da vasilha e as formigas não tentarão invadi-la se tiverem de atravessar uma montanha do produto.

8. Suavize as mãos ressecadas 

A hidratação noturna traz bons resultados. (Imagem: AndreiDavid/iStock)

Se você vive aplicando hidrante nas mãos ressecadas e, em seguida, removendo-o para fazer o serviço doméstico, experimente esta dica: aplique uma quantidade generosa de vaselina nas mãos pouco antes de dormir. Elas estarão macias e suaves pela manhã.

9. Capriche nas unhas 

Consiga unhas profissionais sem sair de casa. (Imagem: fizkes/iStock)

Quando você faz a unha em casa, é difícil evitar que o esmalte escorra pela cutícula. A vaselina pode ajudá-la a fazer a unha de forma mais profissional. Aplique um pouco na base e nas laterais das unhas. Se o esmalte escorrer, você só precisará limpar a vaselina para removê-lo.

10. Não deixe o xampu irritar os olhos 

Xampu nos olhos nunca mais. (Imagem: Louis-Paul St-Onge/iStock)

Está pensando em comprar um xampu especial que não irrite os olhos do seu filho? Esqueça. Se você tiver um pouco de vaselina, terá a solução. Esfregue uma boa quantidade nas sobrancelhas da criança. Ela atua como uma proteção para que o xampu não caia nos olhos.

11. Evite que a tampa fique colada 

Cansada usar os dentes para abrir os esmaltes? Use vaselina! (Imagem: serezniy/iStock)

Se você anda com dificuldades para desenroscar aquela tampa de cola ou esmalte, lembre-se desta dica quando conseguir abri-la: passe um pouco de vaselina na borda do frasco. Da próxima vez, a tampa não grudará.

12. Amacie as patas feridas dos animais 

Patas rachadas são um problema recorrente nos animais domésticos. (Imagem: Jomkwan/iStock)

Algumas vezes, as bases das patas do seu gato ou cachorro podem rachar e ressecar. Seja em virtude de uma alergia ou do calor, isso provoca incômodo nos animais. Dê um pouco de carinho ao seu melhor amigo. Aplique vaselina no local para aliviar a dor. Eles o amarão ainda mais.

13. Proteja as maçanetas das portas durante a pintura 

Obra é sempre um problema. Que tal facilitar o processo de limpeza? (Imagem: Maridav/iStock)

Você está prestes a pintar a sala, mas quer mesmo perder tempo removendo todos os metais, inclusive as maçanetas? Revestir o metal com vaselina evita a aderência da tinta. Quando terminar a pintura, basta remover a vaselina e a tinta indesejada terá ido embora.

14. Cure a dermatite provocada pelo vento

Ventos fortes podem provocar incômodo e alergias desagradáveis. (Imagem: Aleksandra Golubtsova/iStock)

Você acaba de fazer uma bela caminhada de inverno e, assim como adorou a transformação de cores da estação, a caminhada o deixou com uma lembrança desagradável: a dermatite provocada pelo vento. Pegue um frasco de vaselina e aplique-a generosamente pelo rosto ou onde quer que tenha sido afetado. A vaselina ajuda a aliviar a dor.

15. Evite que a tinta de cabelo escorra 

Retocar o cabelo ficará ainda mais fácil. (Imagem: mheim3011/iStock)

Não há nada mais constrangedor do que uma tintura de cabelo feita em casa que não dá certo. Imagine que você terminou a aplicação daquele novo tom de castanho nos cachos e notou que tingiu também parte da testa. Da próxima vez, passe um pouco de vaselina no contorno do couro cabeludo. Se a tinta escorrer, a vaselina irá segurá-la.

16. Alise os pelos rebeldes da sobrancelha 

A vaselina ajuda a alinhar os pelos, deixando a imagem pessoal mais leve. (Imagem: photographer/iStock)

Se você tem sobrancelhas rebeldes – aquelas em que os pelos se curvam em vez de ficarem lisos – controle o problema com vaselina. Esfregue um pouco nas sobrancelhas para que se comportem. Mas, se você tiver micropigmentação ou outro tipo de técnica de preenchimento das sobrancelhas, consulte o profissional responsável antes de aplicar o produto.

17. Retire um anel preso

A vaselina é superior ao sabão para remoção de anéis emperrados. (Imagem: Ville Heikkinen/iStock)

Sua aliança está presa no dedo? A tentativa de retirá-la pode exigir muito esforço e pode machucar. Sendo assim, aplique um pouco de vaselina e ela sairá deslizando.

18. Remova a cera dos castiçais 

Melhore o aspecto dos castiçais com vaselina. (Imagem: vaitekune/iStock)

As velas vermelhas compridas usadas no jantar romântico eram uma visão maravilhosa até você notar os respingos de cera que ficaram nos castiçais. Da próxima vez, aplique vaselina por dentro dos suportes antes de inserir as velas. A cera não grudará, o que facilitará a limpeza.

19. Lustre sapatos de verniz

Deixe o seu sapato com cara de novo. (Imagem: AGCreativeLab/iStock)

Você ganhou um lindo par de sapatos de verniz e uma bolsa fantástica para combinar. Experimente polir os objetos com vaselina. Dessa forma, o brilho vai durar mais.

20. Acabe com o ranger de portas 

Solucione o problema de portas rangendo. (Imagem: NeoLeo/iStock)

É terrivelmente incômodo e inoportuno o ranger de uma porta justo na hora de dormir. Coloque vaselina nas dobradiças e você não ouvirá mais essa trilha sonora de filme de terror.

21. Use para vedar o desentupidor 

Desentupir o vaso nunca é agradável. Então, agilize o processo utilizando vaselina. (Imagem: LightFieldStudios/iStock)

Antes de usar o desentupidor para desobstruir o vaso sanitário, aplique um pouco de vaselina em torno da borda para melhorar a vedação. Com isso, você conseguirá desentupir com mais facilidade e rapidez.

22. Lubrifique armários e janelas 

Acabe com o ranger da sua casa. (Imagem: ArchiViz/iStock)

Não aguenta mais ouvir a porta do armário chiar quando passa pelas corrediças? E que tal aquela janela que você precisa forçar para abrir sempre que quer ventilar a casa? Com um pequeno pincel, aplique vaselina na moldura da janela e nas corrediças de portas de armários.

23. Evite que uma lâmpada externa emperre 

Facilite o processo de troca de lâmpada com vaselina. (Imagem: Oleksandr Pirko/iStock)

Já aconteceu de você desenroscar uma lâmpada e ficar segurando o vidro enquanto a base metálica permaneceu encaixada? Isso não voltará a acontecer se você se lembrar de aplicar vaselina na base da lâmpada antes de enroscá-la no encaixe. Essa sugestão é especialmente útil para as lâmpadas externas.

24. Apague manchas de batom 

Seja na roupa ou no guardanapo, a vaselina é eficaz na remoção das machas de batom. (Imagem: donlucius/iStock)

Manchou seus guardanapos de pano de batom e está pensando em jogá-los no lixo? Antes, experimente isto: antes de lavá-los, passe vaselina nas manchas. Lave como de costume e pode dizer adeus às manchas.

25. Remova as marcas de água da madeira 

Esqueceu de usar porta copos? Passe vaselina na mancha do móvel. (Imagem: eyepark/iStock)

Sua última festa encheu de marcas os seus móveis de madeira? Para dar sumiço nelas, cubra o local com vaselina e deixe de um dia para o outro. De manhã, limpe a vaselina e a mancha também sumirá.