Em determinados dias, todos tendemos a ser um pacote de emoções e humores, desde zangados a extasiados, até chateados e animados. É ingenuidade pensar que devemos estar sempre sorrindo. Conceitos como satisfação, objetivo e autoestima são complicados demais para serem reduzidos à simples pergunta “Você está feliz?”.

Se ao menos houvesse algum tipo de máquina que pudesse nos dizer os níveis de felicidade em uma escala numerada, assim como há um aparelho para verificar a pressão arterial. Como seria útil! Os pesquisadores não criaram a tal máquina, mas descobriram algo melhor: identificaram os comportamentos, o estilo de vida e os traços pessoais que mais contribuem para uma vida longa feliz e para uma saúde duradoura. São eles:

#1

Ter resiliência em resposta às mudanças e aos desafios da vida.

#2

Vida social ativa e saudável. Manter por perto somente as pessoas que te fazem bem certamente o ajudará a conquistar a felicidade.

#3

Otimismo e entendimento que os acontecimentos da vida são passageiros.

Leia também: O otimismo pode fazer você viver mais

#4

Ter alguma forma de espiritualidade ou algum objetivo maior na vida.

#5

Capacidade de neutralizar os estresses da vida diária.

#6

Ser solidário e se dedicar ao próximo.

Leia também: Heróis do dia a dia: histórias de solidariedade

Definitivamente, pesquisas mostram que as pessoas que exercitam esses cinco traços são muito menos suscetíveis a doenças e problemas resultantes do envelhecimento.Melhor ainda, parece que estão mais felizes, têm mais objetivos e são mais ativas.

Os benefícios de atitudes positivas e práticas não são para um futuro distante. Otimismo, resiliência, atividades sociais e fazem com que você se torne mais propenso a aproveitar a vida durante muitos anos com felicidade.

O ponto principal: se você pensa que ter uma vida saudável e feliz se aplica apenas à alimentação e a exercícios, está enganado. As atitudes cotidianas são tão importantes, a curto e a longo prazos, quanto qualquer outra coisa.

Lembre-se: mudar é mais fácil do que você pensa, basta dar um passo pequeno de cada vez. É possível aprimorar os pensamentos, a vida social e o rumo que se quer seguir. O primeiro passo se resume em reunir coragem e convicção suficientes para começar. Assim, o segundo virá muito mais facilmente.

Veja outras dicas em: 7 dicas para alcançar a felicidade no dia a dia