Faça uma busca
|
Publicado em: 24 de outubro de 2021

Benefícios da semente de abóbora: confira quais são

Aprenda como consumir, quais os benefícios e contraindicações

Imagem: Daisy-Daisy/iStock

Semente de abóbora é um sucesso quando o assunto é benefícios para a saúde. Essas sementinhas são cheias de nutrientes, antioxidantes, anti-inflamatórios e ajudam na saúde cardiovascular. Além disso, ainda ajudam a emagrecer, ganhar massa muscular e contribuem para a regulação do açúcar no sangue. Enfim, consumir esse alimento traz muitas vantagens para o nosso organismo. Nesse sentido, a personal trainer Polly Takao apresenta os benefícios secretos da abóbora a seguir:

Agora que você já sabe sobre a atuação do triptofano como agente minimizador da ansiedade, presente tanto nas sementes como no restante da abóbora, confira outros benefícios:

Benefícios da semente de abóbora 

Sementes de abóbora

Auxilia na perda de peso e aumenta massa muscular

Ricas em fibras, as sementes de abóbora aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que haja uma diminuição do consumo de alimentos durante o dia e favorecendo a perda de peso. Além disso, as sementes de abóbora são uma excelente fonte de proteínas que podem ser inseridas na dieta quando o objetivo é aumentar a massa muscular. Confira outros alimentos que garantem a saciedade aqui!

Diminui os níveis de açúcar no sangue

Seus níveis de fibra e magnésio são muito importantes para o organismo, visto que conseguem manter regulados os níveis de açúcar em pessoas diabéticas. Seu consumo diário é recomendado também em casos onde há resistência à insulina.

Rica em antioxidantes

As sementes de abóbora são ricas em uma mistura diferente de antioxidantes, que dificilmente são encontrados em outros alimentos. Esses antioxidantes oferecem uma maior proteção das células do organismo. E assim, diminuem as chances de alguns tipos de câncer, como estômago, mama e próstata. Além disso, é rica em vitamina E, atua como vermífugo e tem eficácia na diminuição do colesterol ruim. 

Fortalece o sistema imunológico

Por ser um alimento rico em zinco, mineral responsável por impedir que doenças se instalem em nosso organismo, as sementes de abóbora possuem uma grande ação de fortalecimento do sistema imunológico. Com isso, é capaz de promover um melhor funcionamento da tireoide. 

Combate a anemia

As sementes de abóbora são uma grande fonte de ferro, o que auxilia no combate à anemia. Por se tratar de uma fonte vegetal pode ser consumida por pessoas veganas e vegetarianas. Para que a absorção intestinal seja facilitada é bom que o consumo das sementes de abóbora seja feito junto com alimentos ricos em vitamina C.

Diminui a inflamação

Rica em ômega 3, a semente de abóbora possui ação anti-inflamatória, protegendo o organismo das possíveis inflamações do corpo causadas por estresse ou doenças. Além disso, protege de doenças cardiovasculares e cerebrais, oferecendo também uma melhora na memória e disposição para atividades do dia a dia. 

Melhora a saúde do coração

Semente de abóbora em iogurte
Junto com outros grãos e sementes, a semente de abóbora pode ser comida em iogurtes (Imagem: goodmoments/iStock)

Suas grandes quantidades de fitoesteróis, magnésio, zinco, ácidos graxos bons e ômega-3 fazem com que as sementes de abóbora possuam uma forte influência na saúde do coração. Todas essas propriedades juntas têm o efeito cardioprotetor, visto que controlam a pressão arterial, diminui o colesterol e controla os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Promove o bem-estar

Os níveis de magnésio e triptofano contidos nas sementes de abóbora possuem ação relaxante, diminuindo os níveis de estresse, promovendo uma mudança favorável de humor. Quando ingeridas à noite, poucas horas antes de dormir, promovem ainda uma noite de sono agradável. Confira outros alimentos para acabar com o estresse aqui!

Leia também: Chá de gengibre: confira os benefícios para a saúde e como fazer

Como consumir semente de abóbora 

O óleo da semente de abóbora pode ser comprado em supermercados (Imagem: Nikolay Donetsk)

Cheia de benefícios, as sementes de abóbora podem ser consumidas de diversas formas. Em pratos, saladas, sucos, óleos. Confira abaixo alguns dos usos possíveis. 

Sementes secas

Para preparar as sementes secas tudo o que você precisa fazer é lavar as sementes e deixá-las em um tabuleiro, no sol para que sequem. Após a secagem as sementes estão prontas para consumo. 

Farinha de semente de abóbora

Lave as sementes e em um tabuleiro com papel vegetal leve ao forno por 10 minutos. Após esse tempo leve a uma frigideira e frite (sem óleo) até dourar. Em seguida coloque em um liquidificador, ou mixer, ou processador e triture até formar uma farinha. Passe em uma peneira para obter os grãos bem finos. Use em pães, bolos e até mesmo em vitaminas e sucos ou iogurtes.

Salada com sementes de abóbora 

Misture as sementes de abóbora com chia, gergelim e outros grãos e acrescente em saladas verdes para trazer crocância ao prato.

Óleo de semente de abóbora

O óleo pode ser encontrado em supermercados ou pela internet. Pode ser usado para temperar saladas, mas não deve ser consumido em grandes quantidades. O recomendado é 2 colheres de sopa por dias, no máximo por duas semanas.

Como torrar sementes de abóbora

como torrar semente de abobora
Confira como torrar semente de abóbora! (Imagem: tycoon751/iStock)

Para torrar as sementes de abóbora você precisa lavá-las, levar ao sol para que sequem naturalmente. Em seguida coloque-as em um tabuleiro com papel vegetal e leve ao forno baixo e acompanhe até que ela fique dourada. O tempo é de 20 a 30 minutos, a depender da potência do seu forno.

A cada cinco minutos confira o estado de suas sementes e mexa o tabuleiro para evitar que as sementes queimem no fundo. Também é possível fazer esse processo em uma frigideira. Coloque as sementes na frigideira e frite (sem óleo) até que fiquem bem douradas. 

Contraindicações 

Se consumidas em excesso ou de forma inadequada as sementes de abóbora deixam de ser uma aliada e se tornam um problema para sua saúde. Dentre os efeitos colaterais estão dor no estômago e perda de nutrientes. Além disso, não são recomendadas para grávidas e lactantes e pessoas com hipoglicemia. 

Outro ponto importante é que o consumo deve ser feito das sementes retiradas diretamente da abóbora. Há versões da semente industrializadas que podem conter altos níveis de sódio e acabar oferecendo perigos à saúde, como aumento da pressão arterial e retenção de líquidos.

Confira os benefícios da semente de girassol aqui!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close