Faça uma busca
|
Publicado em: 8 de novembro de 2019

Os melhores alimentos para combater o estresse

Julia Monsores
Última atualização: 8 de novembro de 2019
Por: Julia Monsores

Se você está se sentindo muito sobrecarregado, experimente esses alimentos facilmente encontrados em sua despensa.

Os melhores alimentos para combater o estresse Imagem: Aksenovko/iStock

Quando estamos sob estresse, nutrientes importantes são consumidos rapidamente e precisam ser repostos. As vitaminas do grupo B – em especial a vitamina B1 (tiamina) – são consideradas essenciais para os nervos, assim como a versátil vitamina C. Além disso, sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e sódio propiciam o bom funcionamento dos nervos.

O hormônio serotonina tem efeito antidepressivo e, no ser humano, promove sensações temporárias de prazer e bem-estar. Por isso, o chamado happyfood, como, por exemplo, o chocolate, estimula a produção de serotonina por causa de seu teor de gordura e açúcar. Mas pode-se obter esse mesmo benefício sem ingerir gordura, com o abacaxi, o morango e a banana.

Alimentos que combatem o estresse:

Escolha alimentos que fortaleçam o sistema nervoso.

As nozes contêm uma porção extra de vitaminas B, que fortalecem os nervos. As bananas são ricas em vitamina B1, e a aveia, em vitamina B6.

O leite desnatado e o iogurte são as melhores fontes para se obter cálcio. Kiwis e morangos, frutas cítricas e cassis, e também verduras como o pimentão, fornecem quantidades consideráveis de vitamina C. Esta vitamina ajuda a fortalecer o sistema imunológico, muitas vezes enfraquecido pelo estresse.

O magnésio pode ser encontrado em nozes, nas sementes de abóbora e de girassol, nas leguminosas, no leite e em peixes, assim como em produtos integrais. O magnésio garante um bom funcionamento metabólico e reduz a quantidade de substâncias neuroestimulantes.

O iodo faz com que a tireóide produza hormônios importantes para as funções do sistema nervoso central. Boas fontes de iodo são o peixe fresco e as algas. Eles devem ser ingeridos preferencialmente crus (sushis). Como foi constatada deficiência de iodo na alimentação do brasileiro, uma lei instituiu que a partir de 1992 todo sal produzido e consumido no país tem de ser iodado.

* O chá verde tem efeito calmante sobre o sistema nervoso central, sem sobrecarregar o corpo.

Abra a mão da nicotina: o cigarro consome suas reservas de vitamina C.

Afaste-se do álcool! Ele só melhora o humor e aparentemente relaxa por algum tempo. Por isso, prefira sucos de frutas e verduras. Quem costuma misturar o suco com água mineral deve assegurar- se de que esta contenha bastante potássio, cálcio, sódio e magnésio. Estes minerais são alimentos para os nervos!

Evite alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas em excesso após as 19 horas: o fígado fica sobrecarregado durante a noite e perturba o sono.

Gostou dessas informações? Então confira outros posts sobre saúde em nosso site!