Dieta anti-inflamatória emagrece e previne doenças, explica nutricionista

Você conhece a dieta anti-inflamatória? Essa dieta pode ser seguida por todos e traz diversos benefícios para o corpo. Confira!

Julia Monsores | 28 de Abril de 2021 às 14:00

dolgachov/iStock -

Você já ouviu falar na dieta anti-inflamatória? Em meio a tantas dietas que prometem resultados milagrosos e imediatos, é importante conhecer as dietas que realmente promovem benefícios à saúde, não só por meio da redução das medidas corporais como também prevenindo doenças e mortes prematuras.

Pensando nisso, Seleções conversou com a nutricionista Tânia Collino, que é supervisora de Nutrição da Amparo Saúde. Ela explicou o que é a dieta anti-inflamatória, quais são seus objetivos, benefícios, cardápio e contraindicações. Confira!

O que é a dieta anti-inflamatória?

Imagem: fortyforks/iStock

O nome já dá a pista: essa dieta tem como objetivo tratar as inflamações do nosso corpo, que podem levar ao aparecimento de diversas doenças.

Leia também: 17 alimentos que atuam como anti-inflamatórios naturais

“A dieta anti-inflamatória é uma alternativa natural para combater a inflamação do nosso corpo, que pode levar ao surgimento de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas, câncer, obesidade, entre outras. Ela consiste em consumir alimentos com propriedades anti-inflamatórias, visando o restabelecimento das defesas naturais do organismo e seu equilíbrio”, explica a nutricionista Tânia Collino.

Reconhecer os sinais que indicam uma inflamação no corpo é o primeiro passo para procurar uma nutricionista e obter um cardápio para sua dieta anti-inflamatória.

“A inflamação é uma reação natural do nosso organismo para combater um quadro de infecção, podendo ser aguda (curta duração) ou crônica (longa duração). No entanto, as infecções crônicas, que geralmente estão relacionadas a um estilo de vida pouco saudável (como obesidade e estresse), podem levar a uma série de problemas de saúde”, explica.

Por isso, realizar um acompanhamento contínuo é fundamental, inclusive para que a situação não se agrave.

“Na Amparo Saúde, por exemplo, o paciente é atendido por uma equipe multidisciplinar composta por médico de família, equipe de enfermagem, de farmácia, de nutrição e de psicologia que resolve, em média, 90% dos casos. Esse modelo de atendimento aproxima o paciente dos profissionais de saúde e agiliza a resolução de muitos agravos”, conta.

A nutricionista explica que por ser uma dieta que leva a um melhor funcionamento do organismo como um todo, não há contraindicações. Desse modo, todos podem seguir a dieta anti-inflamatória, sem riscos.

Alimentos consumidos na dieta anti-inflamatória

Imagem: iStock

Para ocorrer a redução do processo inflamatório é importante consumir menos alimentos inflamatórios e mais alimentos anti-inflamatórios.

“Desse modo, a dieta deve fornecer equilíbrio entre carboidratos não refinados, proteína e gorduras, além de oferta adequada de vitaminas, minerais, fibras e água”, explica a nutricionista Tânia Collino.

Segundo a especialista, alguns alimentos com propriedades anti-inflamatórias que você pode adicionar em seu cardápio são:

Quais alimentos causam inflamação no corpo?

Imagem: Omegaforest/istock

O consumo excessivo de carboidratos com alto índice glicêmico (IG) é o grande responsável no aparecimento e agravamento dos processos inflamatórios em nosso organismo.

“O consumo elevado de carboidratos com alto índice glicêmico, como doces, arroz branco, massas e pães feitos com carboidratos refinados, além de refrigerantes e sucos adoçados com açúcar, podem causar inflamação no corpo. Assim, o consumo desse grupo de alimentos pode levar à resistência à insulina, diabetes e obesidade.”

E se você não abre mão das carnes processadas, que já são condenadas por nutricionistas há muito tempo dada sua relação com o surgimento de cânceres, aqui vai um alerta: elas também causam inflamação no corpo.

“Além disso, a ingestão excessiva de álcool, frituras e carnes processadas (bacon, toucinho, salsichas, linguiças, presuntos, salames, carnes enlatadas, etc) também têm ação inflamatória no corpo. E apesar de não ser um fator dietético, o sedentarismo também pode promover a inflamação”, explica.

A dieta anti-inflamatória emagrece?

Imagem: iStock

É comum que as pessoas procurem novas dietas e estilos alimentares em busca da redução das medidas corporais. No entanto, é importante sempre atentar-se para dietas que sejam verdadeiramente nutritivas, e de preferência que sejam feitas com um acompanhamento nutricional.

Afinal, dietas restritivas, da moda ou sem embasamento científico podem provocar não só o tão temido efeito sanfona como também uma obsessão pelo peso, que trará prejuízos físicos e mentais. No caso da dieta anti-inflamatória, há, de fato, um emagrecimento saudável.

“O emagrecimento ocorre como uma consequência da melhora da qualidade da alimentação. Por ser uma dieta equilibrada, rica em alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, não só ocorre a redução de peso, mas também o aumento da energia e disposição”, conclui a nutricionista.