Óleo de semente de abóbora: confira os benefícios e como usar

Confira os benefícios do óleo de semente de abóbora e saiba como utilizá-lo para uso cosmético e farmacêutico.

Julia Monsores | 21 de Junho de 2021 às 14:00

Nikolay_Donetsk/iStock -

Na natureza, há muitos tipos de óleos que proporcionam benefícios para a nossa saúde. É o caso do óleo de Rosa Mosqueta, que auxilia em processos de cicatrização, o óleo de rícino, que garante a vitalidade do nosso cabelo, e o óleo de semente de abóbora, que abordaremos, hoje, nesse post.

De uns tempos para cá, esse óleo tornou-se mais popular, e passou a ser utilizado em saladas, consumido em cápsulas ou aplicado diretamente na pele, principalmente nos cabelos para prevenir a queda dos fios. Continue acompanhando e saiba mais!

Benefícios do óleo de semente de abóbora

Assim como as sementes de abóbora, que podem ser consumidas diariamente e são ricas em ômega-3, fibras e gorduras boas, o óleo de semente de abóbora também contém propriedades nutritivas que podem ser aproveitadas.

Dentre os principais benefícios do óleo de semente de abóbora, destacamos:

Os carotenoides são um importante grupo de compostos encontrados no óleo de semente de abóbora. Esses são pigmentos que atuam como antioxidantes, reguladores do sistema imune e previnem alguns tipos de cânceres e doenças cardiovasculares.

Além disso, o óleo de semente de abóbora também é rico em zinco, que previne a osteoporose e reforça o sistema imunológico; magnésio, que contribui para o bom desempenho cerebral; e o potássio, que é um mineral tão importante quanto o sódio no controle da pressão arterial e na prevenção de doenças cardíacas.

Como usar o óleo de semente de abóbora na pele e no cabelo

O óleo pode ser um ingrediente de cremes para a pele. (Imagem: Iryna Mylinska/iStock)

Os benefícios do óleo de semente de abóbora também podem ser explorados na aplicação direta na pele. Graças à sua concentração de antioxidantes, que combatem os radicais livres, ele é um ativo importante na prevenção do envelhecimento da pele.

Além disso, também ajuda a inibir rugas e linhas de expressão, pois as vitaminas A, C e E também auxiliam na limpeza da pele e evitam o entupimento dos poros. O óleo pode ser encontrado como substância em cosméticos, como cremes diurnos e noturnos, ou pode ser usado em sua forma pura.

Da mesma forma, o óleo de semente de abóbora também garante benefícios interessantes para o cabelo. E isso porque seu uso é associado à prevenção de quadros de alopecia – nome dado à queda dos fios – e à calvície, graças à vitamina E e ao β-caroteno, ambos presentes no óleo, que aumentam a resistência dos fios de cabelo.

Assim, para quem está com cabelos fracos e quebradiços, usá-lo pode ser uma boa opção para turbinar o crescimento.

Dicas de consumo

Tempere suas saladas com sementes de abóbora e seu óleo! (Imagem: Daisy-Daisy/iStock)

Agora que você já conhece todos os benefícios da semente de abóbora, é importante escolher o modo como irá usá-lo. Lembrando que você pode usá-lo até mesmo para temperar as saladas.

Esse é um bom meio de consumo, uma vez que ao consumi-lo in natura você não necessita esquentá-lo, o que auxilia na preservação de suas características e não compromete o resultado. E se quiser algumas sugestões de saladas caprichadas e super nutritivas, confira esse post!

E, além disso, você também pode consumi-lo em cápsulas, encontradas em alguns supermercados ou encomendadas, pela internet, em lojas de produtos naturais. Primeiramente, cheque sempre o rótulo do produto e veja se o óleo é 100% natural e não tem outros aditivos.