O caminho mais seguro para manter a saúde é por meio da informação. E foi pensando nisso que criamos este slideshow. Saiba agora o que é mito e o que é verdade em 40 questões respondidos por médicos.

POR MARISSA LALIBERTE

InnerVisionPRO/iStock

5. Antitranspirantes causam câncer

FALSO!

Os antitranspirantes impedem temporariamente a saída do suor, e alguns cientistas acharam que o acúmulo nos dutos poderia causar tumores. Mas a pesquisa não confirmou a teoria, e o maior estudo até hoje sobre o assunto não encontrou nenhuma ligação entre o câncer e os desodorantes ou antitranspirantes.

 


Chaay_Tee/iStock

6. A RCR não exige respiração boca a boca

VERDADEIRO!

Um estudo de 2017 mostrou que, quando transeuntes realizam a RCR (reanimação cardiorrespiratória) em pessoas com parada cardíaca, a taxa de sobrevivência é mais alta se empregam compressões torácicas ininterruptas em vez de parar para fazer a respiração boca a boca.

Veja também 7 erros perigosos em primeiros socorros!


Luis Echeverri Urrea/iStock

7. Açúcar demais dá diabetes

FALSO!

Os alimentos doces não causam diretamente a glicemia elevada crônica. Mas contribuem para a obesidade, que é um fator de risco de diabetes. Portanto, fazer uma alimentação equilibrada e limitar as guloseimas ainda é uma boa ideia.

Confira também 4 dicas para combater a glicemia elevada!


yacobchuk/iStock

8. Não deixe quem sofreu uma concussão dormir

VERDADEIRO!

Durante várias horas após o golpe, é bom manter a pessoa acordada e acompanhar os sintomas. Mas, depois disso, cochilar e dormir bastante à noite é recomendado para auxiliar a recuperação.