O caminho mais seguro para manter a saúde é por meio da informação. E foi pensando nisso que criamos este slideshow. Saiba agora o que é mito e o que é verdade em 40 questões respondidos por médicos.

POR MARISSA LALIBERTE

dragana991/iStock

1. O frio nos deixa doentes

FALSO!

Só os micróbios podem nos deixar doentes. Você pode sair no maior frio com o cabelo molhado; se não houver germe, não vai nem espirrar. Mas há uma correlação. Os vírus que causam o resfriado comum prosperam em baixa temperatura.


filipfoto/iStock

2. Nem todos os infartos provocam dor no peito

VERDADEIRO!

Um estudo de 2012, com mais de 1,1 milhão de pacientes infartados, constatou que 31% dos homens e 42% das mulheres não sentiram dor no peito antes do infarto. A Associação Cardíaca Americana recomenda procurar a emergência também no caso de outros sintomas, como falta de ar, tontura e dor em qualquer ponto da parte superior do corpo.

Leia também: 7 fatos sobre o infarto feminino que as mulheres devem conhecer


af_istocker/iStock

3. Ser gordo reduz a expectativa de vida

FALSO!

É o que os pesquisadores chamam de “paradoxo da obesidade”, embora “paradoxo do excesso de peso” fosse mais exato. A obesidade está ligada a uma série de problemas de saúde, inclusive mortalidade por qualquer causa, mas no caso do excesso de peso os indícios não são suficientes. Uma revisão recente de 10 estudos com mais de 190 mil participantes constatou que os gordos tinham a mesma longevidade dos adultos com peso normal, embora com risco mais alto de doença cardíaca.

Confira também: Saiba como a obesidade causa danos à saúde


artisteer/iStock

4. Não se deve pôr gelo na queimadura

VERDADEIRO!

A maior parte da lesão de pele das queimaduras vem da reação inflamatória, e o gelo pode lesionar as células e piorar a situação. Em vez disso, mergulhe a queimadura em água fria durante uns 5 minutos. Depois, lave com sabão neutro e aplique uma pomada antibiótica.

Confira também: Saiba como tratar queimaduras leves ou graves