Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de julho de 2020

Vai à academia? Confira dicas para se proteger da Covid-19

Pensando em retomar as atividades físicas? Especialistas de saúde dão algumas recomendações para prevenir contágio pelo Sars-CoV-2.

Imagem: jacoblund/iStock

Apesar do risco ainda considerável de contaminação com Covid-19, a reabertura e flexibilização das restrições de funcionamento das academias tem feito com que muitas pessoas retornem às atividades físicas nesses espaços.

Mesmo funcionando com capacidade reduzida, esses ambientes ainda podem conferir perigos à sua saúde. É importante lembrar que ainda não há vacina para o novo coronavírus.

Leia mais: vai ao shopping? Confira 6 cuidados que você deve ter 

Como muitas pessoas se reúnem em aulas de ginástica e vestiários, além de lidar com equipamentos comuns como halteres e colchonetes, as academias são um dos lugares mais arriscados quando se trata de uma possível exposição à Covid-19.

Por isso, especialistas concordam que precisamos ter cautela antes de preparar nossas coisas e voltarmos para a academia.

Aqui estão algumas recomendações para diminuir o risco.

Riscos X benefícios da academia

casal se exercitando na academia com mascara de protecao contra o coronavirus covid 19
(Imagem: Drazen Zigic/iStock)

Os exercícios em casa podem ser tão eficazes quanto a ida à academia, mas a motivação pode diminuir depois de um tempo. Você pode sentir falta do contato com seus amigos ou do seu instrutor, que o incentiva a continuar.

Então, como equilibramos o risco e os benefícios de um treino de ginástica?

"Diminuir a propagação da doença é imprescindível, mas as pessoas também precisam cuidar de sua saúde mental e física, e o condicionamento físico tem importante papel nisso", diz Nikita Desai, médica pneumologista de Ohio.

O nível de exposição a qual o indivíduo tolerará é uma decisão pessoal, que deve ser tomada com base em seus próprios fatores de risco. No entanto, lembre-se também de seus colegas de academia e tome medidas para proteger outras pessoas, caso você esteja portando o vírus sem saber.

Leia mais: 11 sinais de que você já teve Covid-19

Vale lembrar que o risco é ainda maior para pessoas idosas, com sistema imunológico comprometido, diabetes, doenças pulmonares e outras categorias de alto risco.

Por isso, você deve conversar antes com seu médico acerca de sua pretensão de voltar para a academia. Talvez ele recomende que você espere mais alguns meses ou até que uma vacina contra o coronavírus esteja disponível.

O importante é lembrar que, apenas porque algo está aberto, não significa que todos devemos ir imediatamente para lá. Assim, é importante que você entenda seus próprios riscos e quais práticas de distanciamento social e higienização estão sendo adotadas nas instalações de sua academia.

Faça perguntas antes de voltar para a academia

halter e mascara de protecao contra o coronavirus covid 19
(Imagem: kzlmax/iStock)

Antes de amarrar seus tênis e atualizar sua lista de músicas, procure saber quais medidas de segurança estão sendo adotadas para manter você e a equipe em segurança.

Pergunte, por exemplo, quais são os protocolos de limpeza: quais produtos estão sendo utilizados? E qual é a frequência da limpeza?

Além disso, pergunte também como está sendo feito o controle de acesso dos clientes, se estão utilizando termômetros para medir a temperatura corporal e com qual percentual de capacidade operacional estão funcionando.

O que você não deve esquecer de levar para sua academia?

maquina de exercicios na academia sendo higienizada adequadamente com alcool
(Imagem: neptunestocks/iStock)

1. Máscaras

Você já sabe que tem de usar máscaras em locais públicos, pois ela funciona como uma barreira física de contaminação contra a Covid-19. E isso inclui as academias. Não se exercite sem elas. E mantenha sempre uma máscara extra na sua bolsa – caso queira aprender a produzir a sua própria máscara caseira, confira este texto! 

2. Álcool em gel

Antes de pegar um halter ou outro objeto na academia, higienize-os com uma toalha ou papel. Em seguida, higienize também suas mãos com o álcool em gel.

Não traga luvas descartáveis para praticar seus exercícios, pois as luvas promovem uma "contaminação cruzada". Isto é, se o objeto que você tocar estiver contaminado, as luvas irão mover a contaminação de uma superfície para outra.

3. Tapete de exercícios

Além disso, caso você não se sinta ainda totalmente seguro a respeito da higienização da academia, uma boa ideia é trazer seu próprio tapete de exercício para realizar os seus.

4. Garrafinhas com água

Evite também os bebedouros da academia, que são mais difíceis de higienizar, e opte por trazer sua própria garrafinha com água de casa. 

Quais são as áreas da academia que você deve evitar?

vestiario da academia
(Imagem: tifonimages/iStock)

Um lugar de alto risco que você deve evitar na academia é o vestiário. Nesse espaço, dificilmente as pessoas conseguem manter um distanciamento social adequado. Ou, ainda, utilizar máscaras enquanto tomam banho ou trocam de roupa. 

Além disso, em geral são espaços com pouca ventilação e com muitas superfícies, o que propicia a contaminação. 

A piscina também é outra área em que o distanciamento social pode ser um desafio - a menos que você permaneça na sua raia e evite contato com os demais nadadores. É ainda mais preocupante quando há um grande número de pessoas, de diferentes lugares.

Nesse caso, é melhor evitar.

Evite treinos demorados na academia

homem na academia com mascara de protecao contra o coronavirus covid 19
(Imagem: LightFieldStudios/iStock)

Além de perguntar sobre horários especiais, principalmente se você for parte do grupo de risco, pergunte à gerência de sua academia quanto tempo você pode ficar para se exercitar.

Mesmo que sua academia não esteja funcionando com um limite de tempo, lembre-se de que seu risco de exposição à Covid-19 pode aumentar com sessões prolongadas.

"Quanto maior a exposição em um ambiente potencialmente arriscado, onde pode haver alguém infectado, maior é a probabilidade de infecção", explica a médica Pamela Aaltonen.

"Por isso, permaneça o menor tempo possível dentro da academia, sempre respeitando os protocolos de segurança", recomenda.

Opte por aulas ao ar livre.. e evite as danças!

mulher se exercitando ao ar livre com mascara de protecao contra o coronavirus covid 19
(Imagem: TuiPhotoengineer/iStock)

Sem dúvida, é mais fácil se distanciar socialmente quando você tem espaço para se movimentar. É por isso que algumas academias estão oferecendo aulas ao ar livre — e limitando as aulas de dança, como as de zumba, por exemplo.

Não há escassez de gotículas respiratórias por aí quando muitas pessoas participam de aulas de dança, principalmente se estiverem cheias.

Um estudo de 2020 publicado na Emerging Infectious Diseases revelou que 112 pessoas que fizeram aulas de dança em 12 instalações esportivas em Cheonan, Coréia do Sul, foram infectadas com o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. Antes do fechamento das instalações, esse número subiu para 217.

As infecções foram atribuídas a um workshop de 4 horas para instrutores de dança fitness, realizado algumas semanas antes. Acontece que 8 dos 27 instrutores que participaram do workshop estavam contaminados, e eles espalharam o vírus na semana seguinte, enquanto ministravam aulas de dança em suas academias.

E quanto ao Pilates e ioga: são seguros?

homem na academia realizando exercicios fisicos com mascara de protecao
(Imagem: Ranta Images/iStock)

Os pesquisadores pensam que as aulas lotadas, os espaços apertados e os treinos intensos em um ambiente quente e úmido contribuíram para a disseminação do vírus.

Eles observam que um instrutor com o vírus não o espalhou para as pessoas que frequentavam aulas de Pilates e ioga.

Leia mais: 5 canais de ioga para iniciantes no YouTube

"Nossa hipótese é que as aulas de Pilates e ioga não causaram os mesmos efeitos de transmissão que os das aulas de dança, mais cheias e intensas", concluíram os pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Dankook em Cheonan, Coréia do Sul.

“Situações em que há um grande número de pessoas em ambiente fechado, com pouca ventilação, sem máscaras, e em contato muito próximo umas com as outras é mais preocupante”, diz o Dr. Desai, de Ohio.

Mesmo sem uma pesquisa científica contundente, o Dr. Desai diz que as aulas ao ar livre com participantes limitados são mais seguras do que as aulas internas.

Mas é mesmo necessário utilizar máscara em atividades ao ar livre?

mulher se exercitando ao ar livre com mascara de protecao
(Imagem: torwai/iStock)

A esse ponto, todos nós sabemos da importância de utilizar máscaras de proteção. Porém, para algumas atividades ao livre, como corrida, pode ser um pouco incômodo. Principalmente para quem tem dificuldade de respirar com ela.

O Dr Ben-Aderet explica:

“Sem dúvidas, utilizar máscaras é sempre a melhor opção em termos de segurança. Porém, se as pessoas estão a mais de um metro e meio de distância umas das outras, a chance de espalhar as gotículas respiratórias para alguém sem máscara são baixas. Ou seja, nesses casos, o risco é bem menor."

Siga as recomendações de segurança da academia

halteres de exercicios fisicos na academia
(Imagem: kzlmax/iStock)

Embora já seja esperado que as academias limpem adequadamente seus equipamentos, após a pandemia da Covid-19 a etiqueta de limpeza tomou outra cara. Agora, é essencial também ter consciência de limpar as máquinas, tapetes, halteres e outros equipamentos antes e depois de cada uso. E isso porque qualquer deslize ou esquecimento pode trazer sérias complicações.

Vai ser difícil, especialmente se você suar muito, mas evite também tocar na área ao redor dos olhos e no nariz - você pode transferir o vírus de mãos potencialmente contaminadas.

E não se esqueça: na academia, nada de cumprimentos muito afetuosos com os seus colegas. Substitua os beijos e abraços por um aceno. Infelizmente, ainda não estamos fora de perigo.

Por Lisa Marie Conklin, Rd.com

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close