Os casos de infecção pela Covid-19 estão voltando a crescer. E esse aumento é especialmente preocupante para pessoas com certas condições crônicas, incluindo o diabetes; já que correm um risco muito maior de desenvolver complicações sérias e até morrer de Covid-19. Agora, um artigo no New England Journal of Medicine (NEJM) sugere que a infecção por Covid-19 poderia provocar diabetes em pessoas que ainda não tinham a doença. Ou ainda, se acontece apenas o diagnóstico das pessoas que não sabiam que eram diabéticas.

Halfpoint/iStock

1. O que esta nova publicação nos diz 

O artigo publicado no NEJM, assinado por vários médicos, não é um estudo, mas apontou que houve casos de diabetes diagnosticados em pacientes com Covid-19 sem conhecida condição prévia, além de complicações graves em pessoas que já tinham a doença. Uma dessas complicações é a cetoacidose diabética (CAD), quando há um aumento potencial de açúcar no sangue com risco de morte. Os autores estabeleceram um registro para o acompanhamento de pacientes com diabetes relacionado à Covid-19, e eles esperam começar a responder a algumas das muitas perguntas que têm sido feitas.


andriano_cz/iStock

2. Muitas perguntas ainda

Neste ponto, ninguém sabe ao certo qual é a relação entre Covid-19 e diabetes, embora existam algumas teorias. “O objetivo deste artigo é levantar muitas perguntas e atrair mais médicos para contribuir com o registro de novos diagnósticos de diabetes”, diz a Dra. Deena Adimoolam, endocrinologista e porta-voz da Sociedade Endócrina.


ratmaner/iStock

3. Diabetes e Covid-19: o que sabemos 

Os cientistas descobriram que o vírus se liga a um receptor específico (enzima conversora de angiotensina 2 ou ACE2) nas células humanas, encontrado não apenas nos pulmões, mas também em órgãos que desempenham papéis importantes no diabetes. Isso inclui as células beta no pâncreas, que produzem insulina, além de tecido adiposo e rins, de acordo com os autores da NEJM. Veja também como a resistência à insulina é uma epidemia crescente.

É possível que o coronavírus cause danos no sistema metabólico ao invadir esses órgãos. Nesse caso, não seria completamente inesperado, pois outros vírus que se ligam aos receptores ACE2 também causam diabetes, acrescentam.

Ninguém sabe se os problemas de açúcar no sangue desaparecem depois que a pessoa se recupera da Covid-19. Ninguém sabe também se o paciente que foi diagnosticado diabético é mais provável que seja do tipo 1 (o pâncreas não produz insulina) ou do tipo 2 (falha na resposta à insulina e/ou o pâncreas não produz o suficiente do hormônio); essas são apenas duas das muitas perguntas que o registro de acompanhamento dos novos pacientes com diabetes espera explorar.


juststock/iStock

4. Por que ao contrair Covid-19 há mais complicações com diabetes? 

Pessoas com diabetes e que contraem qualquer tipo de vírus tendem a ser mais difíceis de tratar. “Isso ocorre porque as células imunológicas [de pessoas com diabetes] estão comprometidas devido ao alto nível de açúcar no sangue“, explica a Dra. Adimoolam.